O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepex) da Universidade Federal Fluminense criou um Grupo de Trabalho para planejar e monitorar a execução das atividades acadêmicas emergenciais na pandemia e elaborar propostas de estratégias de ensino-aprendizagem para o contexto de pós-pandemia. O GT fez sua primeira reunião no dia 26 de maio [ata], definindo a divisão do trabalho em subgrupos com objetivos estratégicos e elencando questões prioritárias. Foram definidos três fluxos de ações com alcance de curto, médio e longo prazo.
A participação da comunidade acadêmica é fundamental nesse processo de planejamento das atividades acadêmicas em período de pandemia. Para isso, foi criado o email gt.cepex@id.uff.br como um canal centralizado para o encaminhamento de propostas e recebimento de dúvidas.
De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a composição do GT é mais um passo na direção da construção do processo de retomada das atividades acadêmicas. “Estamos agindo com responsabilidade e com base nas evidências científicas para desenvolver um projeto acadêmico de qualidade e inclusivo durante o período de pandemia. Para isso, estamos articulando com a comunidade por meio dos conselhos, do engajamento dos diretores, levantando dados sobre as condições de saúde e de acesso à internet e abrindo canais de comunicação para receber contribuições”, afirma.
A pró-reitora de Graduação e presidente do GT, Alexandra Anastacio, enfatizou que o grupo visa normatizar atividades acadêmicas, levantar dados e ouvir as unidades acadêmicas sobre os limites e possibilidades das atividades acadêmicas emergenciais. “Esse é um procedimento extremamente complexo que deve considerar as demandas e especificidades de cada curso nos diferentes Campi, objetivando a equidade na oferta de atividades acadêmicas da universidade”, explicou Alexandra.
O GT está elaborando um planejamento estratégico pautado por quatro eixos e objetivos:
-
Humanas e Sociais: Identificar e analisar aspectos humanos e sociais relativos aos discentes, docentes e técnicos, bem como, as políticas de acesso digital, inclusão e saúde, com a produção e análise dos mapeamentos realizados pelo subgrupo e outros atores universitários;
-
Tecnologias e Capacitação Docente: Avaliar a possibilidade do uso de tecnologias digitais para mediar práticas pedagógicas de ensino, bem como, as formas de capacitação de docentes;
-
Governança: Identificar o conjunto normativos em vigor (Portarias, Regulamentos da PROGRAD, do CEPEX, da Reitoria e do MEC, dentre outras normas) relativos à graduação, com vista a nortear o planejamento e a tomada de decisões pelo GT. Realizar levantamento das “Boas Práticas” utilizadas em outras IES públicas federais e IES públicas nacionais e estrangeiras;
-
Estratégias de Ensino-Aprendizagem e Avaliação: Realizar uma nova arquitetura pedagógica para subsidiar estratégias de ensino-aprendizagem, visando a utilização de ferramentas digitais, tais como: Portfólio-Reflexivo, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula invertida, dentre outras; além das práticas de aprendizagem e avaliação baseada em competências.
Atividades acadêmicas emergenciais
Em reunião no dia 20 de maio, o Cepex autorizou as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografia, Projeto Final e a realização de Atividades Acadêmicas Complementares em modo remoto durante o período de pandemia.
As atividades acadêmicas emergenciais são atividades realizadas em situações de desastres, guerras, acidentes naturais, pandemias entre outras. Estas atividades são temporárias e ocorrem durante um período de emergência e exceção.
Membros
O GT é constituído pelos seguintes representantes: Alexandra Anastacio Monteiro Silva (PROGRAD) Presidente do GT, André Augusto Pereira Brandão (Substituto do Pró-Reitor PROEX) Andrea Latgé (PROPPi), Andreza Aparecida Franco Câmara (Direito Macaé)- Vice-Presidente do GT, Carolina Coelho Fortes (História Niterói), Claudia Henschel (Psicologia Volta Redonda), Daniel de Barros Macieira (Coordenador do curso de Veterinária), Diana Correia Vidal Leite Ribeiro (representante discente Graduação), Douglas Guimarães Leite (Direito Niterói), Índia Mara Martins (Cinema e vídeo IACS), José Walkimar de Mesquita Carneiro (Coordenador de Desenvolvimento Institucional da PROPLAN), Leonardo Vargas da Silva (PROAES), Lívia Maria de Freitas Reis Teixeira (Superintendente de Relações Internacionais), Lucas Getirana de Lima (representante discente Graduação), Luis Antonio Brasil Kowada (Instituto de Computação), Luiz Felipe Barra Gomes (representante discente Graduação), Rebecca Vieira Lima da Silva (representante discente Pós-Graduação), Ricardo Henrique Leal (Diretor da AGIR), Rosa Leonora Salerno Soares (Medicina), Sadi Herculano Neto (representante Técnico-Administrativo) e Vera Lúcia Lavrado Cupello Cajazeiras (PROAD).