Caleidoscópio: informatico da extensão UFF

O Informativo Caleidoscópio

Prof.ª Leila Gatti Sobreiro, Pró-Reitora de Extensão

Apostando nos valores de interdisciplinaridade e interprofissionalidade, e na complexidade dos saberes científicos e populares, o informativo Caleidoscópio traz a oportunidade de conhecimento das atividades de extensão da Universidade Federal Fluminense. Além de informar, nosso objetivo é que a publicação favoreça articulações dentro e fora da UFF, promovendo novas experiências e ações inovadoras. Temos a certeza de que cada um de vocês irá visualizar os belos cenários da extensão da nossa universidade, com os seus mais diversos coloridos.

A Semext foi um sucesso!

A Pró-Reitoria de Extensão da UFF (Proex) promoveu, entre os dias 14 e 18 de outubro, a 29ª Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense (Semext), evento que mobilizou a comunidade acadêmica em apresentações on-line dos trabalhos oriundos das ações extensionistas. Integrada à Agenda Acadêmica da UFF e à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Semext contou com 541 artigos submetidos. 342 avaliadores de diversas instituições de ensino constituíram as comissões de avaliação dos trabalhos. Os 44 melhores trabalhos foram agraciados com o Prêmio Josué de Castro de Extensão. O evento reafirma o compromisso da UFF com o diálogo entre a universidade e a sociedade para a transformação de realidades.

Você conhece o RIUFF?

A Proex agora integra a Comunidade do Repositório Institucional da UFF (RIUFF). O RIUFF é um sistema coordenado pela Superintendência de Documentação (SDC) com o objetivo de armazenar a produção acadêmica da universidade e promover o acesso aberto, enquanto bem público global, a essa produção.

Coordenadores de ações extensionistas registradas junto à Proex (na situação: “Em andamento normal”) ou com ações já encerradas nos últimos cinco anos podem disponibilizar seus produtos no RIUFF (vídeos, livros, e-books, podcasts e outros). Interessados devem entrar em contato pelo e-mail diep.ciac.proex@id.uff.br. Os materiais serão avaliados conforme as normas do RIUFF antes de serem disponibilizados.

Último relatório no SIGProj. Vem aí o Siaex!

Tendo em vista a descontinuidade do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) a partir de dezembro, a Proex solicita aos coordenadores de ações extensionistas que encaminhem os relatórios de suas ações impreterivelmente até o dia 20 de dezembro de 2024.

É recomendável que sejam realizados no SIGProj downloads de propostas e relatórios de ações tanto de 2024 quanto de anos anteriores. (https://sigproj.uems.br).

Para a gestão das ações, o novo Sistema de Ações de Extensão da UFF (Siaex), desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) em parceria com a Proex, entrará em vigor no referido mês.

Dúvidas deverão ser encaminhadas para projetos.proex@id.uff.br.

Preparem as câmeras: vem aí a 1ª chamada interna da Proex para a seleção de fotografias de ações de extensão!

A iniciativa objetiva criar um banco de imagens que será utilizado exclusivamente para divulgar e difundir as ações nas comunicações institucionais da Proex e em outros meios de mesma finalidade. A chamada culminará em um concurso, com as fotografias vencedoras integrando uma exposição. A divulgação das regras e das orientações de submissão está prevista para março de 2025. Atenção: fotos que incluam pessoas externas à UFF devem estar acompanhadas do termo de autorização de uso de imagem. Baixe o documento aqui e comece a organizar seu acervo e seus novos cliques com foco na extensão.

Compromisso da UFF na construção de futuros sustentáveis

A missão da UFF, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027), é promover a produção e disseminação do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, formando cidadãos éticos e competentes, que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Para alcançar essa missão, a UFF conta com a Comissão Permanente de Sustentabilidade e a Seção de Articulação de Ações de Sustentabilidade (SAAS), vinculadas à Proex. Essas instâncias têm a responsabilidade de articular ações sustentáveis, elaborar e monitorar o Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) e promover parcerias e integração com redes de sustentabilidade. As políticas de sustentabilidade da UFF podem ser acessadas neste link e esta coluna também versará sobre elas.


Universidade de Cambridge

Origem da extensão universitária

Você sabia que a origem da extensão universitária remonta ao século XIX?

As primeiras universidades ocidentais tinham por objetivo a formação profissional para atender às necessidades de uma sociedade em transformação, mas não estabeleciam uma relação próxima com as comunidades onde se inseriam.

A ideia de educação permanente e de enriquecimento cultural da população que não tinha acesso ao ensino superior nasceu na Inglaterra nos anos 1800, sobretudo nas universidades de Cambridge e Oxford. Os “cursos de extensão” alcançaram sucesso, migraram para a Bélgica, Itália e Alemanha, e logo aportaram nos Estados Unidos, de onde se expandiram para todo o continente Americano.

Esta coluna busca apresentar, em textos curtos, um histórico da extensão, fomentando a reflexão e o debate sobre o tema.


Oportunidades da Extensão

Explore cursos e eventos de extensão da UFF em cada área temática e aproveite essas oportunidades únicas! Clique abaixo:

comunicação cultura direitos humanos e justiça educação
meio ambiente saúde tecnologia e produção trabalho
Instagram  X  Facebook

Rua Miguel de Frias, 09 - 6º andar, Icaraí - Niterói / RJ
www.uff.br/proex/