A mobilidade acadêmica internacional proporciona ao estudante realizar parte de seus estudos em uma instituição estrangeira que mantenha um Acordo de Cooperação assinado com a UFF. É uma oportunidade de conhecer e conviver com outras culturas, experimentar outros métodos de ensino, além de aperfeiçoar um idioma, caso a mobilidade seja feita em um país cuja língua seja diferente da portuguesa.
A UFF possui acordos de cooperação assinados com centenas de instituições parceiras e grande parte deles viabiliza a mobilidade de alunos de graduação.
O aluno da UFF que deseja participar de um programa de mobilidade acadêmica internacional deve estar atento à divulgação dos editais de seleção. São os editais que estabelecem as regras de participação e mostram a oferta de vagas acordadas com as instituições parceiras.
Se você quer fazer parte do grupo de alunos que embarca nessa experiência incrível, leia as instruções com atenção.
Programas de Mobilidade
Os programas de mobilidade internacional envolvem diversas etapas, desde o lançamento dos editais, o processo de seleção, a alocação nas universidades de destino, a escolha do período de mobilidade no exterior, o retorno à UFF e o reconhecimento das atividades acadêmicas realizadas no exterior.
Toda seleção e acompanhamento da mobilidade são regidos por editais. Em geral, todos os programas de mobilidade internacional possuem regras comuns de participação, como a necessidade de comprovação de proficiência em língua estrangeira, os procedimentos de inscrição, a documentação exigida, inclusive a socioeconômica.
Você pode conferir os programas existentes e as regras gerais que se aplicam a todos os editais ao baixar o Guia de Mobilidade Internacional, disponível ao lado.
Programa de Mobilidade Internacional UFF
É o principal programa e o de maior alcance. Desde 2009, já enviou mais de 3.000 alunos ao exterior, com ou sem financiamento. Conta com aproximadamente 500 vagas, distribuídas em 150 instituições de ensino com as quais a UFF mantém acordo de cooperação que prevê mobilidade discente.
Programa de Mobilidade Acadêmica para Cursos Acreditados (MARCA/CAPES/Mercosul)
O Programa de Mobilidade Acadêmica para Cursos Acreditados (MARCA) destinado a estudantes de graduação em Medicina Veterinária da UFF para mobilidade de um semestre em instituições do MERCOSUL.
Os estudantes recebem da CAPES/MEC recursos para compra da passagem, contratação do seguro de saúde internacional e auxílio-instalação, além de uma bolsa mensal do governo do país de destino.
O Programa MARCA também contempla o recebimento de alunos estrangeiros na UFF.
Programas BRACOL e BRAMEX
Para o Programa BRACOL de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia e o Programa BRAMEX de Intercâmbio de Estudantes Brasil-México, os alunos são selecionados para mobilidade, por um semestre, em instituições parceiras do GCUB na Colômbia (BRACOL) ou no México (BRAMEX). A instituição de destino oferece auxílio para alimentação e alojamento. A UFF oferece um auxílio para a compra de passagens.
Programas de Mobilidade pela Rede REARI/RJ
A UFF integra a Rede de Assessorias Internacionais do Rio de Janeiro (REARI/RJ), que possui convênios que permitem mobilidade dentro dos seguintes programas:
REARI-RJ/Utrecht Network
Junto à Utrecht Network, rede de universidades europeias. Desde 2017, os editais são anuais e com vagas em universidades majoritariamente do leste europeu.
REARI-RJ/Aix-Marseille Université
A Universidade de Aix-Marseille é a maior universidade multidisciplinar da França. Em termos de pesquisa e inovação, a AMU desenvolveu uma estratégia em conjunto com as principais fundações de pesquisa e estruturou, em torno de suas unidades, seus cinco centros de pesquisa intersetoriais e interdisciplinares: Energia; Meio Ambiente; Humanidades; Saúde e Ciências da Vida; e Ciência e tecnologia avançada.
REARI-RJ/Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
O CCISP integra todos os institutos politécnicos, escolas superiores e algumas universidades de Portugal. O edital de seleção permite aos alunos das instituições da rede Reari realizar mobilidade em qualquer instituição da rede lusófona.
Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA/Andifes)
Programa realizado em parceria do Associação Nacional dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) com a Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), a Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior de la República Mexicana (ANUIES) e o Consejo Interuniversitario Nacional (CIN).
Os alunos são selecionados para mobilidade, por um semestre, em instituições participantes do programa. A instituição de destino oferece auxílio para alimentação e alojamento. A UFF oferece um auxílio para a compra de passagens.
Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica (PUMA/CRULA/AULF)
Programa em parceria com a Agência Universitária da Francofonia Américas (AUF Américas) e a Conferência Regional de Reitores de Universidades Latino-americanas membros da AUF (CRULA).
O estudante é selecionado para mobilidade, por um semestre, em instituições membros da AUF, participando de eventos de francofonia e de aprendizagem e difusão da língua francesa.
A instituição de destino oferece auxílio para alimentação e alojamento. A UFF oferece um auxílio para a compra de passagens. A AUF concede apoio financeiro único, limitado e extraordinário, após a chegada à instituição de destino.
Bolsas para a Eberhard Karls Universität Tübingen
Formulários de mobilidade
Caso algum link esteja indisponível, favor enviar um e-mail para mobilidadeoutsri@id.uff.br solicitando o documento.