Avaliação Institucional e de Disciplinas

Fundamental para o desenvolvimento da Universidade, a Avaliação Institucional e de Disciplinas consiste em um importante processo para o planejamento estratégico da UFF em todos os níveis de decisão, pois promove reflexões e auxilia no diagnóstico de potencialidades e pontos de melhoria institucionais e dos agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão. Suas principais funções são: produzir conhecimentos, identificar as causalidades dos problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do(a)s professore(a)s, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com o entorno social e a comunidade, entre outras propostas.

De modo prático, a validade dos resultados serve para fundamentar políticas e ações de aperfeiçoamento nas unidades acadêmicas em todos os campi e os dados obtidos nesse processo dão subsídios para a execução orçamentária e do planejamento institucional, como descrito no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O processo avaliativo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), setor subordinado ao Gabinete da Reitoria. Acesse o site da CPA para mais informações e navegue no menu abaixo para conhecer detalhes do processo avaliativo.

Como avaliar?

O processo de Avaliação Institucional e de Disciplinas contempla toda a comunidade acadêmica, visando a participação ativa e democrática de todos. Docentes e estudantes da universidade realizam a avaliação da instituição e de disciplinas, geralmente, nos dois semestres letivos, por meio do sistema IdUFF. Para os técnicos administrativos, o sistema IdUFF fica aberto para a autoavaliação e avaliação institucional uma vez ao ano.

Toda a comunidade acadêmica é convidada a participar do processo por meio das campanhas realizadas nos principais canais de comunicação da UFF. Fique atento aos prazos e participe quando for convocado. A sua opinião é fundamental!

Resultados das Avaliações Institucionais

O Sistema de Avaliação Institucional (SAI) foi criado para conhecer a opinião dos discentes, docentes e técnicos administrativos sobre os cursos de graduação, bem como da avaliação do efetivo trabalho realizado nas disciplinas, infraestrutura disponível ao funcionamento da universidade.

Os resultados obtidos com a avaliação são analisados pela CPA/UFF, pelas Unidades Acadêmicas, pelos Departamentos de Ensino e pelas Coordenações de Curso e servem ao processo de reflexão sobre a qualidade do trabalho acadêmico desenvolvido na UFF, gerando as informações importantes e necessárias à reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

É importante esclarecer que os resultados das avaliações são públicos e podem ser acessados pelo SAI (https://app.uff.br/sai). Os dados são atualizados em tempo real e a plataforma permite o acesso às informações em formato de tabelas e gráficos, bastando que sejam definidos os filtros de interesse.

Acesse o Sistema de Avaliação Institucional (SAI).

Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal Fluminense (CPA-UFF) é responsável pela coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), de acordo com o artigo 14 da Lei nº 10.861de 14 de abril de 2004. O desenvolvimento das atividades da CPA-UFF se dá com autonomia em relação aos Conselhos e demais órgão colegiados existentes nesta Universidade.

Acesse o site da CPA para mais informações.

A UFF

Avalie essa página

Informações para Contato

Comissão Própria de Avaliação