A Universidade Federal Fluminense (UFF) é uma instituição de ensino superior pública com sede em Niterói, Rio de Janeiro. Fundada em 1960, a UFF tem como objetivo principal promover o Ensino, a Pesquisa e a Extensão de alta qualidade em diversas áreas do conhecimento.
Com campi em várias cidades fluminenses e uma unidade avançada em Oriximiná-PA, a UFF é reconhecida como uma das principais universidades do país. Ela oferece uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação, abrangendo áreas como ciências humanas, ciências sociais aplicadas, ciências exatas e da natureza, engenharia, saúde, artes e letras.
A UFF possui uma infraestrutura acadêmica de ponta, com laboratórios bem equipados, bibliotecas e espaços de estudo que fornecem suporte aos estudantes e pesquisadores. Além disso, a Universidade conta com um corpo docente altamente qualificado, composto por professores renomados nacional e internacionalmente, muitos deles com relevante produção científica.
A pesquisa é um dos pilares fundamentais na UFF. A Universidade incentiva a investigação científica e tecnológica em diversas áreas, com projetos financiados por agências de fomento e parcerias com instituições nacionais e internacionais. Os estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa desde a graduação, contribuindo para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de estudo.
Além disso, a UFF possui um forte compromisso com a extensão universitária, buscando estabelecer uma relação direta com a sociedade. Por meio de programas e projetos de extensão, a Universidade leva conhecimento e serviços à comunidade, promovendo ações de inclusão social, cultura, saúde, sustentabilidade e cidadania.
A Universidade Federal Fluminense se destaca não apenas pela excelência acadêmica, mas também pela diversidade e inclusão. Ela busca proporcionar um ambiente acolhedor e igualitário para seus estudantes, valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero e de orientação sexual, além de fornecer políticas de assistência estudantil que buscam reduzir a evasão.
- Missão, Visão e Valores
- Onde estamos
- História
- Ex-Reitores
- Estatuto e Regimento Interno
- Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI)
- Organograma
Missão: Promover de forma integrada a produção e disseminação do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, além de formar cidadãos comprometidos com valores éticos. Através de competência técnica, buscamos contribuir para o desenvolvimento autossustentável do Brasil, com responsabilidade social.
Visão: Buscamos ser reconhecidos nacional e internacionalmente pela excelência de nossos cursos, produção científica e pelo impacto social de nossas atividades.
Valores: Nossos valores fundamentais são a ética, integridade e transparência; equidade; excelência institucional e responsabilidade social
A Universidade Federal Fluminense (UFF) é uma instituição de ensino superior com sede em Niterói, RJ. Além do prédio da reitoria na Rua Miguel de Frias nº 9, a UFF possui três campi principais: Valonguinho, Gragoatá e Praia Vermelha. Também possui unidades isoladas em vários bairros de Niterói, como Centro, São Domingos, Ingá, Santa Rosa e Vital Brasil, que fazem parte da rotina dos moradores.
Além de Niterói, a UFF possui unidades acadêmicas em oito municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda. A universidade oferece cursos tanto presenciais quanto a distância (EAD), distribuídos em 28 municípios.
Atualmente, a UFF é composta por 42 Unidades de Ensino, incluindo Institutos, Faculdades, Escolas e um Colégio de Aplicação. São oferecidos 125 cursos de graduação presenciais, 6 cursos de graduação a distância e 85 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que englobam 126 cursos, incluindo doutorado, mestrado acadêmico e mestrados profissionais. Também há 150 cursos de especialização e 45 programas de residência médica na Pós-Graduação Lato Sensu.
Em termos de corpo docente, a UFF conta com 3.599 professores ativos, sendo a maioria doutores. Além disso, possui mais de 4.300 servidores técnico administrativos e mais de 2.100 terceirizados. O número de estudantes também é significativo, com mais de 47.000 alunos de graduação, sendo a maioria na modalidade presencial, e mais de 8.000 alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
A UFF possui ainda uma ampla estrutura de apoio, incluindo 29 bibliotecas, 580 laboratórios, 21 auditórios, o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), uma farmácia universitária, um Hospital Veterinário Professor Firmino Marsico Filho (HUVET) e o Colégio de Aplicação Geraldo Reis. Além disso, a universidade tem um núcleo experimental em Iguaba Grande, uma fazenda escola em Cachoeiras de Macacu e uma unidade avançada em Oriximiná, no estado do Pará.
A UFF também se destaca na área cultural, com um Centro de Artes que abriga um cinema, teatro, galeria de arte e espaço de fotografia. Na área musical, conta com uma orquestra, um conjunto de música antiga, um coral e um quarteto de cordas.
Em 1960, surgiu uma instituição que viria a se tornar um verdadeiro berço de conhecimento: a Universidade Federal Fluminense (UFF). No entanto, sua história remonta ainda mais longe, quando três escolas federais – Farmácia, Odontologia e Direito – estabeleceram raízes em 1912. Nos anos seguintes, a Medicina (1926) e a Medicina Veterinária (1936) se juntaram a esse conjunto de excelência acadêmica.
No entanto, a UFF não parou por aí. Ela abriu suas portas para outras cinco escolas, cada uma trazendo sua contribuição para o conhecimento científico. Três dessas escolas já existiam no âmbito estadual: Enfermagem (1944), Serviço Social (1945) e Engenharia (1952). Além disso, duas instituições particulares também encontraram se uniram à UFF: Ciências Econômicas (1942) e Filosofia (1947).
Com a federalização e incorporação dessas escolas, a UFF assumiu sua identidade plena. A partir desse momento, ela passou a ser conhecida como Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), adotando em 1965 o nome de Universidade Federal Fluminense, uma instituição dedicada a produzir, difundir e aplicar conhecimento e cultura de forma crítica e socialmente referenciada.
A UFF, uma união de saberes e uma força intelectual em constante evolução, está comprometida em transformar a aprendizagem em uma rica experiência. Seu propósito é ir além dos muros acadêmicos, impactando positivamente a sociedade e moldando um futuro de grandes descobertas.
Em 2020, a UFF teve um papel atuante no combate à Covid-19, por meio da realização de pesquisas, voluntariado e outras ações de grande relevância no cenário local. Saiba mais em: https://www.uff.br/coronavirus/
Conheça a trajetória de mais de 60 anos da UFF:
Abril a Julho de 1961: Durval de Almeida Batista Pereira
Julho de 1961 a 1963: Paulo Gomes da Silva
1963-1965: Deoclécio Dantas Araújo
1965: Raul Jobim Bittencourt
1965-1966: Argemiro de Oliveira
1966-1970: Manoel Barreto Netto
1970-1974: Jorge Emmanuel Ferreira Barbosa
1974-1978: Geraldo Sebastião Tavares Cardoso
1978-1982: Rogério Benevento
1982-1985: José Raymundo Martins Romêo
1985-1989: Hildiberto Ramos Cavalcanti de Albuquerque Junior
1990-1994: José Raymundo Martins Romêo
1994-1998: Luiz Pedro Antunes (Lattes)
1998-2002: Cícero Mauro Fialho Rodrigues (Lattes)
2002-2006: Cícero Mauro Fialho Rodrigues (Lattes)
2006-2010: Roberto de Souza Salles (Lattes)
2010-2014: Roberto de Souza Salles (Lattes)
2014-2018: Sidney Luiz de Matos Mello (Lattes)
2018-2022: Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (Lattes)
2022-2026: Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (Lattes)
O Estatuto e Regimento Geral da UFF foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação conforme Parecer Nº 2/83 e homologado através da Portaria Ministerial n.º 177 de 2/5/83.
Em ambos os documentos estão descritas informações sobre a Universidade, no que diz respeito à organização administrativa e didática, corpo docente e pessoal, entre outros dados.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o grande norteador do planejamento na universidade em todos os níveis. O documento traz uma visão macro da instituição, englobando as principais perspectivas e objetivos da alta gestão, além de ser fundamental nos processos de avaliação institucional (da universidade, de cursos de graduação e de cursos de pós-graduação), nas auditorias, internas e externas.
Saiba mais sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF.