Recebe a gerência a documentação relativa ao ingresso, movimentação, doação, transferência interna e alienação de bens móveis da Universidade.
Cadastra, emite e envia os Termos de Responsabilidade (TR) de bens móveis aos setores competentes.
Processa e emite anualmente o Inventário de Bens Móveis da UFF, elabora relatórios e subsidia o processo.
Recebe, expede, protocola, organiza e arquiva a documentação do patrimônio, mantendo a guarda dos documentos relativos a bens móveis.
Efetua o tombamento dos bens adquiridos com recursos próprios da Universidade e aqueles advindos de parcerias, projetos de órgãos de fomento (FAPERJ, CNPq, FEC, FINEP..).
Controla e valida os Termos de Responsabilidade (TR) de bens móveis.
Promove, a cada biênio, as inspeções patrimoniais nas Unidades da UFF.
Administra o Sistema de Gerenciamento de Bens Ociosos (SIGEBOC).
Procede a conferência básica dos materiais, conforme a nota fiscal e as notas de empenho, recebe, armazena e entrega os bens às Unidades da UFF.
Procede com a colagem de placas dos bens móveis permanentes, com o posterior cadastro e geração do Termo de Responsabilidade (TR).
Agenda com as Unidades e entrega os bens.
Gera os relatórios gerenciais de bens recebidos e distribuídos e a logística patrimonial.
Gerencia a retirada de bens inservíveis, mediante a promoção de editais de doação, leilão e outras formas de alienação.