Serviço

Serviço de postagem de correspondências e encomendas postais oficiais – Correios

O que é?

Serviço de postagem de correspondências e encomendas postais oficiais, com finalidade Institucional.

 

Quem pode utilizar?

Docente, Técnicos administrativos

Modalidade de Atendimento

Parcialmente online

Etapas para realização do serviço

1. Principais etapas do serviço
  1. Recebimento da correspondência/ encomenda postal oficial, com finalidade Institucional, no Protocolo Geral da Reitoria, acompanhado da Guia de Encaminhamento Postal (GECP)
  2. Coleta da correspondência/ encomenda postal oficial pelo agente dos Correios
  3. Envio do código de rastreamento, quando houver, para o setor remetente para o e-mail informado na GECP. Esta etapa ocorrerá em até 24h úteis após a postagem pelos Correios.

2. Requisitos, documentos e informações necessárias

O setor remetente entregará a correspondência e/ou a encomenda no Protocolo Geral da Reitoria (Rua Miguel de Frias, nº 9, térreo, Icaraí/ Niterói - De frente para o jardim, ao lado da livraria) com as especificações a seguir:

1) Envelope lacrado e no caso de encomendas dentro de caixa embalada - O envelope e/ou caixa deverá ser fechado utilizando cola ou fita adesiva (somente caixas podem ser lacradas com fita adesiva). Não serão aceitas encomendas/correspondências lacradas/fechadas com grampos.

2) Etiquetas com remetente e destinatário.

Remetente: Para colocar a etiqueta ou escrever os dados, utilizar a parte posterior do envelope, a que tem a aba para colagem. Colocar no canto inferior esquerdo dando espaço de 3 cm de margem da base e da lateral. Utilizar o envelope em formato paisagem. Recomenda-se que as informações escritas à mão sejam feitas com letra de forma, para facilitar a leitura.
Modelo do Remetente:
Nome da Universidade:
Cargo (se for necessário):
Remetente (Setor / Unidade):
Tipo de logradouro, nome do logradouro, número, complemento (se houver):
Bairro:
Cidade, estado, país:
Código de endereçamento postal – CEP:
Destinatário: UtilizarUtilizar a parte frontal do envelope, a que não tema parte frontal do envelope, a que não tem a a dobra para colagem, e escrever ou colocardobra para colagem, e escrever ou colocar a etiqueta com os dados no a etiqueta com os dados no canto superior esquerdo, dando espaço de 3 cm de margcanto superior esquerdo, dando espaço de 3 cm de margem do topo e daem do topo e da lateral. Utilizarlateral. Utilizar o envelope em formato paisagem. O canto superior o envelope em formato paisagem. O canto superior direito do envelope é para o selo de postagem, por isso, observe para direito do envelope é para o selo de postagem, por isso, observe para não avançar o endereçamento até esta área.não avançar o endereçamento até esta área.
Modelo do Destinatário:
Nome da Instituição / Empresa / Pessoa física:
Cargo (se for necessário):
Destinatário:
Tipo de logradouro, nome do logradouro, número, complemento (se houver):
Bairro:
Cidade, estado, país:
Código de endereçamento postal – CEP:
Obs: A etiqueta poderá ser feita no endereço eletrônico dos Correios: < http://www2.correios.com.br/enderecador/ >

3) Aviso de Recebimento – AR (quando necessário) – serviço prestado pelos Correios. O AR deve ser preenchido e fixado na parte do envelope onde fica o destinatário, com os dados desse e do remetente. No momento da entrega da correspondência, o destinatário assina o cartão e o mesmo é devolvido ao Protocolo Geral, que encaminha ao setor remetente. O AR só poderá ser utilizado com correspondências registradas. Pode ser preenchido concomitante a elaboração das etiquetas de envio, no endereço: < http://www2.correios.com.br/enderecador/ >
Obs: Caso o AR não seja devolvido ao remetente, entrar em contato com o serviço de correios do Protocolo Geral, em até três meses após a postagem.

4) Declaração de conteúdo para encomendas - As agências dos Correios exigem a nota fiscal ou a declaração de conteúdo de encomendas, que devem estar na parte externa da encomenda.
O modelo está disponível no endereço eletrônico: < https://www.correios.com.br/enviar/encomendas/arquivo/nacional/formulario-declaracao-de-conteudo-a5 >.

5) GECP (Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal) – É obrigatória a apresentação das três vias da GECP para a solicitação de postagem. Levar ao Protocolo da Reitoria a correspondência/encomenda e as três vias de GECP preenchidas e assinadas – 01 (uma) será devolvida ao remetente, 01 (uma) ficará no Protocolo Geral e a outra será encaminhada para a Agência dos Correios no momento da expedição. Caso seja solicitado o envio por sedex, serão necessárias a justificativa e a assinatura da chefia, pois seu uso acarreta em um custo maior para a Universidade.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

  • Procedimentos para envio de Telegramas: Enviar por meio de e-mail institucional uma solicitação de envio para o e-mail < servicodecorreios.gpcaad@id.uff.br >, contendo dados do setor remetente, do destinatário e a mensagem a ser enviada.
  • Habilitação de postagem fora da sede: As unidades fora da sede (Niterói) poderão solicitar habilitação de postagem. A solicitação deverá ser encaminhada pelo e-mail institucional para o e-mail do serviço de Correios do Protocolo Geral < servicodecorreios.gpcaad@id.uff.br >, contendo os dados do setor remetente, destinatário, o tipo de postagem e a autorização da chefia. Será enviado, pelo serviço de Correios, o código de postagem a ser utilizado na agência dos Correios próxima à Unidade fora da sede.

Documentos/Formulários
guia_de_encaminhamento_de_correspondencia_postal manual_de_procedimentos_de_postagem_ret

3. Prazo máximo para realização do serviço
3 dias úteis

Setor responsável pelo serviço
Gerência Plena de Comunicações Administrativas (Protocolo Geral)
Rua Miguel de Frias, nº 9, térreo, Icaraí, Niterói/ RJ
  • servicodecorreios.gpcaad@id.uff.br

  • 21 26295396

Outras informações

Dias e horários de atendimento
De segunda à sexta-feira, de 09:00 às 17:00, observado o calendário administrativo da UFF

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