Serviço

Ressarcimento de Plano de Saúde

O que é?

Benefício em forma de pecúnia oferecido para os servidores que possuem plano de saúde para si e seus dependentes.

A assistência à saúde suplementar é um benefício em forma de pecúnia (per-capita) oferecido para os servidores ativos, inativos e pensionistas que possuem plano de saúde para si e seus dependentes. É necessário que o(a) servidor(a) ativo, inativo ou pensionista  seja o(a) titular do plano de saúde.

O valor, conforme Portaria MGI Nº 2.829, DE 29 DE ABRIL DE 2024, será ressarcido no contracheque de cada mês.

A alteração do plano de saúde é realizado via Sougov. Acessar o aplicativo, clicar em saúde suplementar e preencher os dados com as novas informações do plano e anexar os documentos.

Para realizar a Inclusão de dependente, deverá acessar o aplicativo Sougov, clicar em "saúde suplementar" e preencher todo requerimento e incluir o dependente. Para solicitar a exclusão do dependente, acessar o aplicativo Sougov, clicar em "cadastro de dependente", clicar no nome do dependente e clicar no ícone "lixeira".

O cancelamento do plano de saúde deverá ser realizado via Sougov. Acessar o aplicativo, clicar em "saúde suplementar" clicar em "cancelamento". De acordo com o artigo 32 da Portaria n° 01 de 09 de março de 2017. "O servidor ativo, inativo ou pensionista que cancelar o plano de assistência à saúde durante o período de pagamento do benefício e não informar ao órgão ou entidade concedente terá o benefício cancelado, devendo ser instaurado processo visando à reposição ao erário, na forma do normativo expedido pelo órgão central do SIPEC".

Para os servidores que possuem GEAP ou ASSEFAZ, sem ser o auto patrocinado, o per capita referente à assistência à saúde suplementar é pago automaticamente, e o valor descontado do contracheque já é o resultado da subtração do valor do plano menos o per capita.

Quem pode utilizar?

Docente, Técnicos administrativos

Modalidade de Atendimento

Totalmente online

Etapas para realização do serviço

1. Principais etapas do serviço

Solicitação, recadastramento e cancelamento de ressarcimento de plano de saúde devem ser realizados através do módulo de Saúde Suplementar na plataforma SouGov.br


2. Requisitos, documentos e informações necessárias

Links úteis:
1. FAQ elaborado pelo Ministério da Economia com as orientações detalhadas e passo-a-passo para utilização da ferramenta e suas funções.
2. Tutorial sobre como realizar o Recadastramento pelo SouGov.
3. Tutorial sobre como solicitar a Assistência à Saúde Suplementar pelo SouGov.
4. Tutorial sobre Cancelamento pelo SouGov (como encerrar o plano).
5. Tutorial sobre como atualizar a Assistência à Saúde Suplementar.


Documentos/Formulários


3. Prazo máximo para realização do serviço
-

Setor responsável pelo serviço
Divisão de Benefícios (DBE/CRL)
Rua Miguel de Frias, 09, 4º andar, sala 09
  • boletosaude.dbe.crl@id.uff.br

Outras informações

Dias e horários de atendimento
Segunda a Sexta-feira, de 10:00h às 16:00h

Forma de contato para sugestões ou em caso de problemas
Ouvidoria Outro

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