Serviço
As sugestões de pauta para notícias do site e releases para a imprensa deverão encaminhas através do e-mail imprensa@id.uff.br
As notícias elaboradas pela Divisão de Assessoria de Imprensa são publicadas na área de destaque da página inicial do site da UFF e enviadas para a imprensa local, regional e/ou nacional através de releases semanais, a depender do público de interesse de cada conteúdo. Nosso trabalho tem como objetivo dar visibilidade às ações desenvolvidas na universidade, com base no tripé ensino-pesquisa-extensão, tendo como público-alvo a comunidade interna da universidade - alunos, professores e técnicos administrativos - e a comunidade externa. Depois de postadas no site, as notícias também são veiculadas nas mídias sociais, alcançando um público ainda mais amplo.
Ainda que a universidade promova inúmeras iniciativas noticiáveis, a Divisão de Assessoria de Imprensa segue um cronograma de publicação e de envio de releases com objetivo de dar maior visibilidade ao que é publicizado.
Além disso, as sugestões de pautas que recebemos passam pela avaliação da equipe de comunicação no sentido de identificar o melhor canal para cada tipo de conteúdo. Na área de destaque do site institucional, as pautas selecionadas devem apresentar o seguinte perfil:
Início, desenvolvimento ou resultados de pesquisas científicas com conteúdo de interesse social.
Projetos e ações de extensão que reafirmem o papel da universidade perante a comunidade externa.
Projetos e ações de ensino, pesquisa e outros desenvolvidos pela comunidade da UFF - alunos, docentes e técnicos.
Outras informações poderão ter sua publicação efetivada, mediante avaliação da Coordenação de Comunicação Institucional e da Divisão de Assessoria de Imprensa, que primará por atender ao interesse da sociedade e a garantir a eficiência do conjunto de publicações pré-estabelecidas. Conteúdos não publicados no site poderão ser, a critério da Divisão de Assessoria de Imprensa, direcionados à publicação em outras mídias da UFF, como as redes sociais, e-mail institucional, e outras que vierem a se estabelecer. O solicitante sempre receberá retorno da Divisão de Assessoria de Imprensa sobre as decisões referentes à solicitação através canais de atendimento acima.
As sugestões de pauta para notícias do site e releases para a imprensa deverão ser enviadas para ciscs@id.uff.br ou pelo formulário localizado no endereço www.uff.br/pautas
Os textos elaborados para o site da UFF seguem o padrão jornalístico e primam pela garantia da comunicabilidade do conteúdo para um público amplo e heterogêneo. Assim, solicitações de alteração nos textos podem ser feitas por meio dos nossos canais de comunicação, mas sua pertinência será avaliada pela Divisão de Assessoria de Imprensa. A orientação geral é de que ocorrerão alterações apenas em casos de informações que estejam incorretas, inclusive do ponto de vista técnico. No tocante a estilo, formas específicas de grafar termos e ordenação das informações, prevalecerão os entendimentos profissionais seguidos pela Divisão.
O usuário que enviar imagens para publicação junto à notícia deverá garantir que não possuam direitos autorais controlados e que tenham qualidade mínima 850 pixels de largura (sem distorções). Autorias de fotografias devem ser informadas. Se houver pessoas na foto, o solicitante deve identificar cada uma delas. Imagens de cartazes, anúncios e similares poderão ser rejeitados pela Divisão de Assessoria de Imprensa caso apresentem erros de qualquer espécie (o solicitante deve ficar atento a possíveis pedidos de correção).
A definição sobre o espaço da página em que cada conteúdo será publicado é feita pela Divisão de Assessoria de Imprensa, considerando que há número limitado de assuntos para cada seção, tempo ideal de permanência de cada um deles no ar e critérios técnicos do jornalismo a serem observados.