Serviço

Publicação de notícias no site e divulgação de Press Releases para a imprensa

O que é?

As sugestões de pauta para notícias do site e releases para a imprensa deverão encaminhas através do e-mail imprensa@id.uff.br

As notícias elaboradas pela Divisão de Assessoria de Imprensa são publicadas na área de destaque da página inicial do site da UFF e enviadas para a imprensa local, regional e/ou nacional através de releases semanais, a depender do público de interesse de cada conteúdo. Nosso trabalho tem como objetivo dar visibilidade às ações desenvolvidas na universidade, com base no tripé ensino-pesquisa-extensão, tendo como público-alvo a comunidade interna da universidade - alunos, professores e técnicos administrativos - e a comunidade externa. Depois de postadas no site, as notícias também são veiculadas nas mídias sociais, alcançando um público ainda mais amplo.

Ainda que a universidade promova inúmeras iniciativas noticiáveis, a Divisão de Assessoria de Imprensa segue um cronograma de publicação e de envio de releases com objetivo de dar maior visibilidade ao que é publicizado.
Além disso, as sugestões de pautas que recebemos passam pela avaliação da equipe de comunicação no sentido de identificar o melhor canal para cada tipo de conteúdo. Na área de destaque do site institucional, as pautas selecionadas devem apresentar o seguinte perfil:

Início, desenvolvimento ou resultados de pesquisas científicas com conteúdo de interesse social.

Projetos e ações de extensão que reafirmem o papel da universidade perante a comunidade externa.

Projetos e ações de ensino, pesquisa e outros desenvolvidos pela comunidade da UFF - alunos, docentes e técnicos.

Outras informações poderão ter sua publicação efetivada, mediante avaliação da Coordenação de Comunicação Institucional e da Divisão de Assessoria de Imprensa, que primará por atender ao interesse da sociedade e a garantir a eficiência do conjunto de publicações pré-estabelecidas. Conteúdos não publicados no site poderão ser, a critério da Divisão de Assessoria de Imprensa, direcionados à publicação em outras mídias da UFF, como as redes sociais, e-mail institucional, e outras que vierem a se estabelecer. O solicitante sempre receberá retorno da Divisão de Assessoria de Imprensa sobre as decisões referentes à solicitação através canais de atendimento acima.

Quem pode utilizar?

Docente, Estudante, Técnicos administrativos

Modalidade de Atendimento

Totalmente online

Etapas para realização do serviço

1. Principais etapas do serviço

As sugestões de pauta para notícias do site e releases para a imprensa deverão ser enviadas para ciscs@id.uff.br ou pelo formulário localizado no endereço www.uff.br/pautas


2. Requisitos, documentos e informações necessárias

Os textos elaborados para o site da UFF seguem o padrão jornalístico e primam pela garantia da comunicabilidade do conteúdo para um público amplo e heterogêneo. Assim, solicitações de alteração nos textos podem ser feitas por meio dos nossos canais de comunicação, mas sua pertinência será avaliada pela Divisão de Assessoria de Imprensa. A orientação geral é de que ocorrerão alterações apenas em casos de informações que estejam incorretas, inclusive do ponto de vista técnico. No tocante a estilo, formas específicas de grafar termos e ordenação das informações, prevalecerão os entendimentos profissionais seguidos pela Divisão.
O usuário que enviar imagens para publicação junto à notícia deverá garantir que não possuam direitos autorais controlados e que tenham qualidade mínima 850 pixels de largura (sem distorções). Autorias de fotografias devem ser informadas. Se houver pessoas na foto, o solicitante deve identificar cada uma delas. Imagens de cartazes, anúncios e similares poderão ser rejeitados pela Divisão de Assessoria de Imprensa caso apresentem erros de qualquer espécie (o solicitante deve ficar atento a possíveis pedidos de correção).
A definição sobre o espaço da página em que cada conteúdo será publicado é feita pela Divisão de Assessoria de Imprensa, considerando que há número limitado de assuntos para cada seção, tempo ideal de permanência de cada um deles no ar e critérios técnicos do jornalismo a serem observados.


Documentos/Formulários


3. Prazo máximo para realização do serviço
15 dias

Setor responsável pelo serviço

  • imprensa@id.uff.br

  • 21 2629-5549

Outras informações

Forma de contato para sugestões ou em caso de problemas
Ouvidoria

Pular para o conteúdo