Serviço
É o ato pelo qual o aluno se vincula na Universidade.
A matrícula é o vinculo formal do estudante com a UFF, expresso por seu número de matrícula. Ela é efetivada depois da entrega, conferência e verificação de documentos e requisitos exigidos em Edital e/ou comunicado específico de acesso à graduação e depois da realização da inscrição em disciplinas pelo estudante, conforme outras disposições constantes do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF.
Para ingressantes por meio de Processos Seletivos Principais de ingresso – SiSU e THE Arquitetura: o estudante observará o Edital específico de ingresso, especialmente no que se referir aos requisitos e aos meios – atualmente, eletrônicos – e prazos para submissão da documentação exigida para ocupação da vaga no curso para o qual se candidatou (modalidades de Cota ou Ampla Concorrência), e para o posterior acompanhamento para a inscrição em disciplinas.
A documentação será verificada por equipes da UFF designadas para a análise de documentos pessoais, de comprovação de escolaridade e, quando for o caso, de outros documentos relacionados à comprovação de atendimento aos requisitos específicos de vagas reservadas em decorrência da aplicação da Lei de Cotas.
Havendo conformidade da documentação apresentada, o estudante estará apto a ocupar a vaga e prosseguir com a inscrição em disciplinas no período indicado no Edital do processo seletivo e no Calendário Escolar; não havendo conformidade da documentação apresentada, o estudante estará inapto a ocupar a vaga e poderá apresentar recurso de acordo com procedimentos e período indicados no Edital do processo seletivo.
Para ingressantes por meio de Processos Seletivos Alternativos de ingresso – TRM (Transferência, reingresso, Mudança de Curso e Mudança de Localidade): o estudante observará o Edital específico de ingresso, especialmente no que se referir aos meios – atualmente, eletrônicos - e prazos para submissão da documentação exigida para ocupação da vaga no curso para o qual se candidatou e posterior acompanhamento para a inscrição em disciplinas.
A documentação será verificada por equipes da UFF designadas para a análise de documentos pessoais e de comprovação de escolaridade.
Havendo conformidade da documentação apresentada, o estudante estará apto a ocupar a vaga e prosseguir com a inscrição em disciplinas no período indicado no Edital do processo seletivo e no Calendário Escolar; não havendo conformidade da documentação apresentada, o estudante estará inapto a ocupar a vaga e poderá apresentar recurso de acordo com procedimentos e período indicados no Edital do processo seletivo.
As orientações para a matrícula por outras modalidades de ingresso por processo administrativo constarão do material instrucional para requerimento/solicitação do mesmo.
A documentação exigida para a matrícula é constituída de documentos pessoais, de comprovação de escolaridade e, quando for o caso, de outros documentos relacionados à comprovação de atendimento aos requisitos específicos de vagas reservadas em decorrência da aplicação da Lei de Cotas.
Documentos pessoais: cédula de identidade atualizada; CPF; título de eleitor e comprovantes de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos); certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino e maior de 18 anos).
Comprovação de escolaridade: histórico escolar com conclusão do curso de Ensino Médio ou de curso equivalente; Certificado ou Diploma de Conclusão de Curso do Ensino Médio ou de curso equivalente OU a Certificação do Ensino Médio; Declaração de Equivalência ao Ensino Médio emitida por órgão competente da Secretaria de Estado de Educação, se portador de documentação expedida por instituição estrangeira.
Os documentos relacionados à comprovação de atendimento aos requisitos específicos de vagas reservadas em decorrência da aplicação da Lei de Cotas estarão dispostos exclusivamente em Edital e/ou Comunicado específico de acesso à graduação.
Para informações sobre os Editais e Comunicados oficiais relacionados aos processos seletivos principais e alternativos de acesso à graduação – SISU e TRM, consultar a página http://www.coseac.uff.br/