Serviço

Inscrição em Disciplinas / Atividades

O que é?

A inscrição em disciplinas é procedimento acadêmico obrigatório ao discente, realizada em período estabelecido no Calendário Escolar da UFF, no qual o estudante se candidata a uma vaga em uma turma de disciplina de um semestre letivo.

A inscrição em disciplinas pode ser online (para alunos regulares) e presencial (para alunos ingressantes e reingressantes por processo seletivo ou administrativo). Ambas as solicitações são feitas por meio do Sistema Acadêmico atualmente.

Os procedimentos e processos relacionados à inscrição em disciplinas são definidos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF. A partir de 2020 as etapas presenciais da inscrição em disciplinas foram transpostas para o meio eletrônico

No caso dos ingressantes, as orientações completas para a solicitação de inscrição constarão do Edital de ingresso e/ou comunicado e informativo institucional sobre o tema.
Atenção: O estudante que ingressar na UFF e não efetuar a sua inscrição em disciplinas/atividades no período imediatamente subsequente ao seu ingresso terá a matrícula cancelada.

Quem pode utilizar?

Estudante

Modalidade de Atendimento

Parcialmente online

Etapas para realização do serviço

1. Principais etapas do serviço

O estudante deve verificar no Calendário Escolar do ano vigente o período de inscrição em disciplinas e acessar o Sistema Acadêmico para efetuar a inscrição. No caso dos ingressantes, as orientações completas para a solicitação de inscrição constarão do Edital de ingresso e/ou comunicado e informativo institucional sobre o tema.

As solicitações de inscrição em disciplinas são verificadas pelas Coordenações de Curso no Sistema Acadêmico, nos períodos indicados nos Calendário Escolar e Administrativo da UFF, e conforme procedimentos específicos para a conformação dos planos de estudos dos estudantes. O período para ajustes da inscrição em disciplinas é estabelecido nos Calendários Escolar e Administrativo da UFF.

Em caso de interesse, a solicitação de inscrição em atividades esportivas poderá ser feita pelo estudante junto à Coordenação de Curso e ao Departamento de Educação Física, por meio do Sistema Acadêmico. O aluno observará o horário e modalidade esportiva de sua preferência.  A disciplina/atividade esportiva é eletiva e a sua realização se dá conforme diretrizes específicas.

Atenção: após transcorridos os 04 (quatro) períodos de trancamento previstos no Regulamento dos Cursos de Graduação, o estudante que deixar de fazer a inscrição em disciplinas ou atividades, no período imediatamente subsequente ao término desse limite, será considerado aluno em situação de ABANDONO e terá a matrícula cancelada automaticamente.


2. Requisitos, documentos e informações necessárias

Inscrição presencial (atualmente via Sistema Acadêmico)- o estudante ingressante ou reingressante por processo seletivo ou administrativo deve acessar o Sistema Acadêmico para solicitar à Coordenação de Curso a inscrição nas disciplinas e/ou atividades que pretende cursar no semestre letivo. O ingressante pode consultar previamente a matriz curricular e o quadro de horários do curso. Também pode contar com auxílio da coordenação de curso para entender o sistema de pré-requisitos e co-requisitos, a compatibilidade de horários e o número mínimo e máximo de carga horária permitida por período letivo. O aluno deve estar atento ao período estabelecido pelo Calendário Escolar para a inscrição e as orientações adicionais fornecidas pela Coordenação.

Inscrição online em disciplinas – o estudante regular realizará a inscrição online em disciplinas no Sistema Acadêmico em período estabelecido no Calendário Escolar, sendo recomendada a atualização cadastral e a avaliação de disciplinas. A candidatura a disciplina(s)/ atividade(s) realizada durante o período de inscrição não assegura vaga, devendo a confirmação ser oficializada somente depois do período de homologação da inscrição online em disciplina(s)/atividade(s), efetuada pela Coordenação de Curso, conforme a priorização estabelecida pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e o período estabelecido em Calendário Escolar.


Documentos/Formulários


3. Prazo máximo para realização do serviço
De acordo com o Calendário Escolar

Setor responsável pelo serviço

  • secretaria.prograd@id.uff.br

  • https://www.uff.br/prograd/procedimentos-academicos/

Outras informações

Dias e horários de atendimento
Conforme previsto no calendário escolar do ano vigente, divulgado no site da UFF.

Pular para o conteúdo