Serviço
A Farmácia Universitária (FAU) da Faculdade de Farmácia da UFF era uma antiga aspiração da comunidade farmacêutica da UFF, que a partir de gestões iniciadas pelo Diretório Acadêmico e concretizadas pela Direção da Faculdade de Farmácia no final dos anos 80 e início dos anos 90, permitiram que a Farmácia fosse inaugurada e aberta ao público em Julho de 1996. Inicialmente a população atendida foi aquela oriunda dos ambulatórios do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Em pouco tempo o atendimento foi estendido para quaisquer receitas provenientes do Serviço Público e privado da cidade de Niterói e adjacências.
A Farmácia Universitária da UFF oferece à população de Niterói e adjacências medicamentos industrializados ou manipulados, por meio de venda. A instituição avia receitas médicas de qualquer procedência a preços reduzidos. São aceitas prescrições tanto de médicos do sistema público quanto da rede privada. Basta que o usuário apresente a receita, condição indispensável para poder comprar os medicamentos e demais produtos oferecidos.
São produzidos medicamentos alopáticos e homeopáticos, além de alguns fitoterápicos. Para maiores informações, consultar a relação de medicamentos disponíveis.
O usuário que chega ao estabelecimento e aguarda sua vez no atendimento. Acadêmicos da Faculdade de Farmáica-UFF, recebem os usuários e conferem se o medicamento que eles procuram é vendido e se está disponível no momento, além de prestar-lhe a atenção farmacêutica no local. Depois o usuário vai ao caixa para realizar o pagamento e logo em seguida se dirige ao balcão para pegar o medicamento, quando industrializado. Se o medicamento for manipulado, é necessária a verificação da matéria prima e confecção do medicamento, sendo agendada posteriormente a entrega do mesmo.
Não é necessário apresentar comprovação de baixa renda para ter acesso aos medicamentos. As prescrições podem ser tanto de médicos do sistema público quanto da rede privada. Basta que a pessoa tenha em mãos a receita médica, condição indispensável para poder comprar os medicamentos e demais produtos oferecidos - uma forma de evitar auto-medicação.