Serviço

Auxílio Material Didático

O que é?

O programa visa conceder acesso a materiais didáticos para estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação ou pós-graduação da UFF, que apresentem vulnerabilidade socioeconômica.
Objetivo:
Contribuir para a permanência e o bom desempenho dos estudantes dos cursos de graduação.
Propiciar a utilização de material didático indispensável ao cumprimento do conteúdo programático necessário para o acompanhamento das atividades propostas por disciplinas dos cursos de graduação.
Requisitos:
I. Estar devidamente matriculado em Curso de Graduação presencial da UFF;
II. Estar inscrito em número de disciplinas na forma estabelecida no Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF;
III. Comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio do Termo de Compromisso de algum programa de assistência estudantil ou através de documentação própria, especificada na página Assistência Estudantil|UFF DEV;
IV. Não estar inadimplente junto à Superintendência de Documentação - SDC, referente à devolução de livros das Bibliotecas da UFF, ou junto a qualquer outro órgão da UFF, referente à prestação de contas ou devolução de valores indevidamente recebidos, até que seja comprovada a resolução da pendência.
Inscrição:
1ª etapa: Envio da documentação à Divisão de Apoio Acadêmico da PROAES, descritas no edital;
2ª etapa: Se o parecer for favorável, o estudante deverá enviar o original da nota fiscal e o cadastro com os dados bancários.
Se o aluno for do interior, deverá enviar por malote.

Quem pode utilizar?

Estudante

Modalidade de Atendimento

Parcialmente online

Etapas para realização do serviço

1. Principais etapas do serviço

Os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação à Divisão de Apoio Acadêmico (DAA):
- Estudantes participantes de programas de assistência estudantil da PROAES:
a) Ficha de inscrição;
b) Plano de estudos do período vigente;
c) Cotação comercial (contendo CNPJ) discriminada do material solicitado; e,
d) Termo de Compromisso (original e cópia) do programa de assistência estudantil ao qual se
encontra vinculado.
- Estudantes não participantes de programas de assistência estudantil da PROAES:
a) Ficha de inscrição;
b) Plano de estudos do período vigente;
c) Cotação comercial (contendo CNPJ) discriminada do material solicitado;
d) Questionário Socioeconômico preenchido e impresso; e,
e) Fotocópia da documentação descrita na “Relação de Documentos” exigidos pelo Serviço Social/CAS/Proaes;

Após PARECER FAVORÁVEL da Divisão de Apoio Acadêmico (DAA) quanto ao material didático solicitado, os candidatos selecionados serão informados através de email e deverão apresentar na Proaes em até 5 dias úteis:
a) Nota Fiscal/Recibo do material adquirido para reembolso;
b) Cadastro com os dados bancários atualizados do solicitante, não podendo ser conta poupança.


2. Requisitos, documentos e informações necessárias

I -   Estar matriculado em Curso de Graduação presencial ou em Programa de Pós-Graduação presencial da UFF;
II -  Estar inscrito em número de disciplinas na forma estabelecida no Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF ou de seu Curso de Pós-Graduação;
III - Comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da documentação própria;
IV - Não estar inadimplente junto à Superintendência de Documentação - SDC, referente à devolução de livros das Bibliotecas da UFF, ou junto a qualquer outro órgão da UFF, com relação à prestação de contas ou devolução de valores indevidamente recebidos, até que seja comprovada a resolução da pendência.


Documentos/Formulários


3. Prazo máximo para realização do serviço
30 dias

Setor responsável pelo serviço
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Rua Miguel de Frias, n° 09, Prédio Anexo / Icaraí - Niterói - RJ
  • proaes@id.uff.br
  • auxiliomaterialdidaticouff@gmail.com

  • https://www.uff.br/proaes/

Outras informações

Tempo de espera para atendimento
Para esclarecimento de dúvidas o tempo médio é de um dia. Mas para o aluno participar o tempo é definido pelo edital.

Dias e horários de atendimento
Segunda a sexta, das 10h às 17h

Atendimento prioritário para
Pessoas com deficiência Gestantes Lactantes Pessoas acompanhadas por crianças de colo

Forma de contato para sugestões ou em caso de problemas
Ouvidoria

Forma de atendimento alternativa em caso de sistema indisponível
Presencialmente ou por e-mail.
Pular para o conteúdo