Serviço

2ª via de Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu

O que é?

Trata-se de solicitação de segunda via de Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização, Residência e MBA).

As solicitações de Expedição de 2ª via de Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização, Residência e MBA) devem ser realizadas por meio do módulo de peticionamento eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações - SEI-UFF.

O(A) interessado(a) no processo já deve ter retirado a 1ª via do Certificado.

Quem pode utilizar?

Estudante

Modalidade de Atendimento

Parcialmente online

Etapas para realização do serviço

1. Principais etapas do serviço

Para a abertura do processo EMISSÃO DE 2ª VIA DE CERTIFICADO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, o requerente deve realizar os seguintes passos:

  1. Acessar o sistema e realizar o peticionamento do processo conforme passo a passo disponível em:  https://www.uff.br/processo/emissao-de-2a-via-de-certificado-de-curso-de-pos-graduacao-lato-sensu/
  2. A retirada do certificado será realizada após o recebimento de notificação sobre sua disponibilidade, mediante agendamento prévio e em conformidade com  as orientações da Secretaria de Certificados e Diplomas/PROPPI.

2. Requisitos, documentos e informações necessárias
  • Requerimento de Solicitação de Emissão da segunda via do certificado (disponível no SEI: REQ. 2ª VIA DE CERTIFICADO DE PG (LATO SENSU);
  • Documento oficial de Identificação com foto do interessado;

De acordo com a Lei Federal nº 7.088, de 23 de março de 1983 e com a Portaria Normativa nº 1.095, de 25 de outubro de 2018, que prevê os elementos que devem constar de diplomas e histórico escolar, o documento de identificação precisa conter informações referentes à nacionalidade, naturalidade e data de nascimento. Por esse motivo, não será aceita Carteira Nacional de Habilitação que não contenha esses dados.

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), quando não expresso no documento de identificação;
  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) ou comprovante de pagamento pelo PASUFF;
  • Certidão de Casamento ou de Nascimento (para o caso de alteração no nome); e
  • Cópia da 1ª via do certificado (frente e verso), se houver.
  • Histórico escolar, assim como declarações e certidões emitidas, se houver.

Documentos/Formulários


3. Prazo máximo para realização do serviço
O prazo regular para o atendimento da solicitação é de 30 (trinta) dias úteis. No entanto, há situações em que existe a necessidade de um período maior para atendimento à solicitação, como: 1. Consulta a informações disponíveis apenas em meio físico e/ou que demandem esforço de forma presencial; 2. Encaminhamento do processo a outros setores para a complementação de registros; 3. Eventuais limitações pelas restrições de deslocamento físico ou do trabalho remoto.

Setor responsável pelo serviço
Secretaria de Certificados e Diplomas
Rua Miguel de Frias, 9, 3º andar - Icaraí - Niterói - RJ
  • certificado.proppi@id.uff.br

  • 021 26295461

Outras informações

Pular para o conteúdo