Programa de Relacionamento Para a Gestão de Coleções da Graduação UFF

INTRODUÇÃO 

A Coordenação de Bibliotecas (CBI) faz parte da Superintendência de Documentação (SDC), órgão que na Universidade Federal Fluminense (UFF) é “responsável pela gestão e administração das Bibliotecas da UFF e Arquivo Central”. Tendo como função “proporcionar recursos informacionais e assessoria técnica na área de documentação, por meio de redes e sistemas integrados, facilitando o acesso à informação em nível nacional e internacional”. A CBI, buscando contribuir com essa função no âmbito da graduação, desenvolveu um Programa de Relacionamento para a Gestão de Coleções da Graduação UFF, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do acervo nas bibliotecas, por meio da promoção da comunicação entre a Biblioteca e as Coordenações de Cursos e outros setores administrativos competentes, como secretarias, departamentos, comissões e núcleos. 

JUSTIFICATIVAS 

A necessidade de realizar um trabalho conjunto de gestão de coleções, visando manter a adequação e a atualização do acervo das bibliografias básica e complementar dos cursos às unidades curriculares (UC) e aos conteúdos descritos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), e consequentemente o atendimento aos indicadores apresentados nos Instrumentos de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), nos leva a propor este Programa de trabalho, a ser realizado em conjunto entre as Bibliotecas e os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Salienta-se que o atendimento às instruções do INEP/MEC é uma necessidade não só da Universidade Federal Fluminense (UFF), mas também de todas as universidades federais brasileiras que têm o financiamento dos cursos de graduação baseado em indicadores de gestão que medem o desempenho dessas universidades. 

Considerando a necessidade e importância desse trabalho, o Programa proposto visa a promoção da comunicação através do uso das tecnologias da informação e da comunicação que facilitem essa tarefa importante para o alcance do sucesso de cada curso, e consequentemente para o sucesso institucional.

O uso das TICs na Gestão de Coleções da Graduação UFF tem como objetivo tornar esse trabalho mais fácil, além de buscar garantir a eficiência, eficácia e efetividade, atendendo assim às necessidades e expectativas sociais de cada momento. 

OBJETIVOS 

Este programa tem como objetivo geral manter a adequação e atualização do acervo da bibliografia básica e bibliografia complementar às unidades curriculares e aos conteúdos descritos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), considerando a natureza da Unidade Curricular (UC). O objetivo específico é o atendimento das necessidades informacionais da comunidade acadêmica, bem como dos indicadores expostos nos Instrumentos de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Metodologia

O Programa de Relacionamento para a Gestão de Coleções da Graduação da UFF terá fluxo contínuo, visando obter melhores resultados em todo processo, evitando ações com pouca efetividade às vésperas das visitas dos avaliadores. Desse modo, será estabelecido um cronograma de reuniões, preferencialmente virtuais e em comum acordo com todos os envolvidos, de modo a promover a participação e interação de todos os interessados de forma mais facilitada. Sugere-se que essas reuniões sejam mensais, dando agilidade ao processo. 

O apoio das Coordenações de Curso, dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), dos docentes, técnicos administrativos e comunidade acadêmica em geral é fundamental na indicação de títulos para compor as coleções das bibliotecas, de forma a manter a adequação e a atualização do acervo da bibliografia básica e bibliografia complementar das unidades curriculares (UC), e os conteúdos descritos no PPC. 

Sugere-se o uso das seguintes tecnologias: 

  • para as reuniões, o Google Meet, ferramenta indicada pela Universidade (UFF). Veja instruções de uso no site a seguir: <http://www.uff.br/?q=como-usar-o-hangouts-meet>
  • para a elaboração, edição e guarda de documentos, recomenda-se o Google Drive, em conta institucional.

O uso do email deve ser mantido, além de outras ferramentas tecnológicas que possam facilitar esse contato. Recomenda-se que seja criado uma pasta no drive para as atas e outros documentos produzidos nessas reuniões, que balizarão as decisões de aquisição, adequação e atualização do acervo da bibliografia básica e bibliografia complementar. 

Para o desenvolvimento do trabalho, o Coordenador (a) de curso, como presidente (a) do Núcleo Docente Estruturante (NDE), deverá fornecer à Biblioteca que atende ao seu curso os dados descritos no PPC atualizados. Para cursos com previsão de avaliação também deverá ser enviado o chamado Formulário 13 do PPC, conforme preenchido no e-MEC. 

A Biblioteca, por sua vez, deverá fazer o envio dos seguintes relatórios, com informações extraídas do módulo de relatórios do Pergamum e do Portal de Periódicos da Capes: 

  • Acervo atual disponível, bibliografia básica/complementar (Relatório 149); 
  • Áreas relacionadas ao curso (Relatório 59) que possam ajudar a compor nova bibliografia; 
  • Itens mais emprestados na biblioteca no último semestre (Relatório 70 / 200*); 
  • Itens nunca emprestados (Relatório 67), verificando se há itens designados como bibliografia básica ou complementar nessa lista;
  • Livros e periódicos do Portal de Periódicos da CAPES relacionados ao curso.

Resultados e produtos esperados

Espera-se a satisfazer a necessidades informacionais dos cursos de graduação, assim como atender os indicadores do INEP/MEC, em especial aos 3.6 e 3.7, e aos 1.5; 1.11; 1.16; 1.17; 1.18, buscando o alcance do conceito máximo. 

Como produtos concretos desse trabalho os seguintes itens: 

  • uma lista de aquisição de itens, caso seja necessária qualquer adequação ou atualização do acervo, evitando, desse modo, indicação de inadequações e desatualização das bibliografias nos relatórios de adequação do NDE. Essa lista, no caso de documentos impressos (livros, periódicos, etc.), e especial nos casos de previsão avaliação, deverá ser enviada com uma antecedência de no mínimo 4 (quatro) meses, para que seja possível fazer o processamento legal e administrativo da aquisição, bem como do processamento técnico para introdução no acervo; 
  • relatório de adequação bibliografia básica e complementar, referendado e assinado pelo Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), “comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia básica da UC, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo” (INEP, 2017a, p. 33-34). 

Esses produtos concretizarão o fluxo de trabalho dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), apoiado pela Biblioteca, promovendo desse modo o sucesso do curso e, por sua vez, o institucional.

Avaliação programa

A avaliação desse Programa deverá ser promovida anualmente, com a verificação de todos os aspectos visando seu aperfeiçoamento: objetivos, metodologia e resultados. 

A revisão garante a manutenção do norte e o estabelecimento de um padrão das ações e decisões, com base nas necessidades da comunidade acadêmica, bem como com as diretrizes vigentes do INEP/MEC (CHIAVENATO, 1987,145-156, 162-163; 1999 p. 228-236).

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987. 

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS. Instrumentos de avaliação de cursos de graduação, presencial e a distância: Reconhecimento, renovação de reconhecimento. Brasília: INEP, 2017a. Disponível em: 

<http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrum entos/2017/curso_reconhecimento.pdf>. Acesso em: 21 out. 2018.

    Bibliografia

    COGSWELL, James A. The organization of collection management functions in academic research libraries. Journal of Academic Librarianship, v. 13, n. 5, p. 268-276, 1987. 

    KUCHI, Triveni. The strategic value of the liaison librarian’s personal approach to client engagement. Libraries and the Academy, v. 22, n. 3, p. 651-679, 2022. Disponível em: https://preprint.press.jhu.edu/portal/sites/ajm/files/kuchi.pdf. Acesso: 20 jul. 2022. 

    LIAISON. In: REITZ, Joan M. ODLIS: Online dictionary for library and information science. Libraries Unlimited, 1996. Disponível em: http://www.abc-clio.com/ODLIS/ odlis_A.aspx. Acesso: 20 jul. 2022. 

    MILLER, Laurence. Liaison work in the academic library. RQ, v. 16, n. 3, p. 213-215, Spring 1977. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/25825827.pdf. Acesso: 19 jul. 2022.

    SANTOS, Ana Rosa dos. Programa de Relacionamento: um caminho para a gestão estratégica em bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 22, 2023. Anais… Disponível em: https://portal.febab.org.br/snbu2023/article/view/3029. Acesso: 20 jul. 2024.

    SANTOS, Ana Rosa dos; GOMES, Thulio Pereira Dias. Programa de relacionamento para a gestão de coleções uma proposta para bibliotecas universitárias. CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 29., 2022. Anais… Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2022/article/view/2635.  Acesso: 20 jul. 2024.

    SURESH, Raghini S.; RYANS, Cynthia C.; ZHANG, Wei-Ping. The library-faculty connection: starting a liaison programme in an academic setting. Library Review, v. 44, n. 1, p. 7-13, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00242539510076952. Acesso: 20 jul. 2022.

    UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI UFF 2023-2027: “Voando alto com os pés no chão”.  Niterói, 2023. Disponível em: http://pdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/196/2023/12/PDI_2023_2027_aprovado_CUV.pdf. Acesso em: 6 dez. 2023.

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