Mestres e mestras da cultura, educadores e artistas debaterão a inserção dos saberes tradicionais na universidade
De 10 a 14 de novembro de 2024, o Centro de Artes UFF realizará o encontro Universidade de Ponta Cabeça, que busca um reexame do papel da universidade como espaço hegemônico da produção do conhecimento. A proposta deflagra ações e instrumentos no âmbito do reconhecimento e inserção de múltiplos saberes que embasam a sociedade brasileira.
O evento acontece no contexto da recente aprovação do Título de Notório Saber em “Saberes, Artes e Ofícios Tradicionais”, que possibilitará a participação de mestres e mestras dos saberes populares e de conhecimentos tradicionais, como indígenas, quilombolas, caiçaras, comunidades de terreiro, entre outros, no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade.
O Programa será lançado na abertura institucional do evento, no dia 11, quando ocorrem as homenagens a Cícero Franck (Cicinho), do reisado de Juazeiro do Norte (CE), Mãe Tetê, liderança espiritual do Quilombo São José da Serra, de Valença (RJ) e Nego Bispo, escritor e filósofo do quilombo Saco-Curtume, São José do Piauí (PI), lideranças em suas comunidades, falecidos nos dois últimos anos. Na sequência, acontece o show de Mateus Aleluia, cantor, compositor e pesquisador da musicalidade afro-brasileira.
Clique aqui para conferir a programação completa