Nesta página, os estudantes de pós-graduação da UFF têm acesso a informações detalhadas sobre os procedimentos necessários para emissão de certificado e diplomas.
Navegue pelas opções abaixo para esclarecer todas as suas dúvidas.
Solicitação de diploma por aluno concluinte de Mestrado/Doutorado
As solicitações de Expedição de 1ª via de Diploma de PG Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) devem ser realizadas pelo próprio interessado (estudante concluinte) por meio do módulo de peticionamento eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações
O passo a passo para o aluno realizar a solicitação via módulo de peticionamento, assim como o material de apoio do processo, incluindo a base de conhecimento com todas as etapas da tramitação, estão disponíveis em https://www.uff.br/processo/expedicao-de-1a-via-de-diploma-de-pos-graduacao-mestrado-e-doutorado/.
Solicitação de 2ª via de diploma por aluno concluinte de Mestrado/Doutorado
Caso o estudante precise solicitar uma segunda via do seu diploma de mestrado e/ou doutorado, deverá solicitar a abertura de processo administrativo junto ao Protocolo Setorial.
Para isso, é necessário realizar a abertura do processo físico no Protocolo Setorial, a fim de que posteriormente o mesmo seja encaminhado para a Pró-Reitoria de Graduação, com vistas à expedição de segunda via do diploma correspondente. Quando o documento estiver pronto, o interessado será comunicado por e-mail a fim de que a retirada ocorra no protocolo da Prograd (prédio da Reitoria).
Documentos necessários para dar entrada no processo:
- Cópia do CPF;
- Cópia do diploma de Graduação;
- Requerimento de solicitação de diploma, obtido no Protocolo Setorial;
- Pagamento de taxa de abertura do processo, conforme informações obtidas com o Protocolo Setorial.
Os interessados podem acompanhar o andamento do processo na página: https://app.uff.br/transparencia/consulta_processo
Relação de Protocolos Setoriais da UFF:
- PSAS – Área de Saúde
- PSPV – Praia Vermelha
- PSV – Valonguinho
Reconhecimento de diplomas de Mestrado e Doutorado obtidos no exterior
A Universidade Federal Fluminense realiza reconhecimento de diplomas de mestrado e doutorado realizados no exterior, de acordo com a Portaria Normativa MEC nº 22, de 13 de dezembro de 2016, e com a Resolução CEPEx UFF nº 583/2017
O pedido de reconhecimento de diploma de mestrado e doutorado obtido no exterior é realizado através da Plataforma Carolina Bori, no endereço: https://carolinabori.mec.gov.br.
Concluído o trâmite da solicitação na Plataforma Carolina Bori, realiza-se abertura do processo no SEI, conforme material de apoio disponível em: Reconhecimento de diploma de Mestrado e Doutorado obtido no exterior.
Solicitação de certificado de conclusão de curso Lato sensu
O certificado (e não diploma), nomenclatura correta do documento recebido após a devida integralização total da carga horária dos cursos lato sensu, será emitido através de abertura de processo eletrônico SEI, conforme instruções abaixo
Saiba mais sobre o processo de emissão de certificado do cursos EAD de pós-graduação Lato Sensu.
Entrega dos certificados
Cursos Presenciais
A entrega do certificado será efetuada pela secretaria da Proppi, localizada no 3º. Andar do prédio principal da Reitoria, após notificação ao(à) interessado(a), sendo necessária a apresentação de documento de identificação oficial com foto original para realizar a retirada.
Caso o interessado não possa comparecer para a retirada do certificado, poderá autorizar terceiros, por meio de instrumento particular destinado a tal finalidade (autorização, procuração simples).
Cursos EAD
O Certificado é retirado na Secretaria da Proppi pela coordenação do curso, que será responsável pela remessa do documento ao(à) concluinte com o seu respectivo Histórico Escolar.
Observações:
- A ata de defesa, quando exigida pelo regulamento do curso, e o histórico escolar devem ser obtidos pelo interessado junto à coordenação do seu curso;
- A pessoa autorizada (inclusive pai e mãe) deverá comparecer com original e cópia da sua Cédula de identidade, original do Instrumento Particular e cópia da Cédula de identidade do interessado. As cópias das Cédulas de identidade e a via original do Instrumento Particular serão juntadas ao controle interno de retirada de documentos, ficando retidos na Proppi;
- A Proppi não faz o envio de certificados por Correios;
Informações adicionais:
- Para mais informações sobre o procedimento de solicitação e entrega de Certificado de conclusão de curso de Pós-Graduação Lato Sensu, entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – Proppi através do e-mail certificado.proppi@id.uff.br.
Solicitação de histórico escolar de curso Lato sensu
Os históricos escolares são documentos de confecção e gestão das coordenações de curso. Caso necessário, favor entrar em contato com a coordenação ou secretaria acadêmica do seu curso.