Cadastro de Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver estudos sobre a temática.

A Universidade Federal Fluminense possui mais de 1000 grupos de pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira a relação completa de Grupos de Pesquisa da UFF.

 

Cadastramento de Grupo de Pesquisa

O cadastramento do Grupo de Pesquisa é online, por meio do site do CNPq, conforme passo a passo:

  1. O docente interessado deve formalizar por meio do e-mail pesquisa.proppi@id.uff.br o seu desejo de ser líder de grupo, informando  Nome, CPF e matrícula Siape
  2. A Instituição cadastrará o pesquisador como Líder
  3. O pesquisador deve preencher os dados do seu Grupo, no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil.
  4. Após o preenchimento o pesquisador deve clicar no botão “Enviar ao CNPq”
  5. Finalmente a instituição certificará o grupo.

Todos os passos acima listados acima devem ser feitos diretamente no site do CNPq.

Para mais informações sobre cadastro de grupo de pesquisa, acesse também o Faq com perguntas e respostas frequentes sobre o tema.

Diretório dos Grupos de Pesquisa

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. Assim a existência da atividade permanente de pesquisa numa instituição é condição prévia para participação dela no DGP, e não o contrário. Em outras palavras, o início de processo de criação ou implantação de atividades de pesquisa em uma instituição não se dá pelo pelo Diretório.

As informações contidas no Diretório dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.

Os grupos de pesquisa inventariados estão localizados, principalmente, em universidades, instituições isoladas de ensino superior com cursos de pós-graduação stricto sensu, institutos de pesquisa científica e institutos tecnológicos.

O Diretório possui uma base corrente, cujas informações podem ser atualizadas continuamente pelos atores envolvidos, e realiza censos bi-anuais, que são fotografias dessa base corrente.

Importa ainda ressaltar que o CNPq não exige a participação de instituições, pesquisadores e estudantes no DGP como requisito para a participação em seus em editais e programas.

Sobre a Proppi

Avalie essa página



    Pular para o conteúdo