Bolsas de Pesquisa e Inovação

A UFF oferece bolsas de iniciação científica e tecnológica para os estudantes da universidade se aproximarem do mundo da pesquisa e da ciência, sendo o primeiro passo na carreira científica e um diferencial na formação universitária. Entre as iniciativas, destacam-se as bolsas de Iniciação Científica – Pibic, Pibiquinho e Pibic – Ensino Médio), além das bolsas de Iniciação Tecnológica – Pibit e Pibinova.

Os editais de seleção dos programas são amplamente divulgados nos canais de comunicação da universidade, inclusive no site institucional ou no nosso Portal de Editais: https://www.editais.uff.br/

Confira abaixo informações detalhadas de cada um dos programas, bem como os requisitos para participar dos processos seletivos.

Pibic

Pibic é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo CNPq ou pela Universidade, voltado para estudantes de graduação com o objetivo de: despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na Pós-Graduação.

As cinco etapas do PIBIC são:

  1. Inscrição dos projetos e indicação dos alunos candidatos a bolsa, conforme edital;
  2. Avaliação dos projetos;
  3. Seleção dos projetos e candidatos;
  4. Implementação das bolsas;
  5. Apresentação dos resultados dos trabalhos no Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres, e posterior publicação na Revista Pibic.

As bolsas são oferecidas ao longo da vigência do projeto que em geral tem o prazo de 12 meses, e administradas por meio de sistema próprio: https://app.uff.br/pibic/.

Os interessados em ingressar no programa devem estar atentos à publicação dos editais de seleção, amplamente divulgados nos canais de comunicação da universidade, incluindo o site institucional e o Portal de Editais e Oportunidades (inserir link)

Pibiquinho

A Proppi, por intermédio do Programa do PDI, disponibiliza bolsas de Pré-iniciação científica – Pibiquinho para alunos do Ensino Fundamental, do Colégio Universitário Geraldo Reis da UFF (Coluni).

O objetivo deste programa é identificar e formar estudantes do Ensino Fundamental com vocação para a pesquisa e interessados em ter experiência em laboratórios de pesquisa científica da UFF. Incentivar o pensamento científico entre os estudantes mediante sua participação em atividades de pesquisa científica, orientadas por pesquisador qualificado, descobrindo novas vocações e identificando jovens talentos.

Considerando a necessidade de se fomentar a pesquisa científica desde a educação básica, contribuindo para o desenvolvimento do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão na unidade acadêmica Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni), a Coordenação de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e o Coluni-UFF organizam o Pibiquinho, que visa à seleção de projetos de pesquisa, com caráter de pré-iniciação científica, coordenados por docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) lotados e em exercício no Coluni e de bolsistas estudantes da Infantil, Ensino Fundamental) do Coluni.

Os interessados em ingressar no programa devem estar atentos à publicação dos editais de seleção, amplamente divulgados nos canais de comunicação da universidade, incluindo o site institucional e o Portal de Editais.

Pibic Ensino Médio

Pibic-EM é o Programa institucional de bolsas de iniciação científica, financiado pelo CNPq, voltado para o aluno do Ensino Médio e tem como principais objetivos: fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos e, desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

Visa à participação de discentes do ensino médio da rede pública, orientados por docentes vinculados à Universidade Federal Fluminense (UFF), que desenvolvem planos de trabalho em áreas específicas: ciências da vida, ciências exatas e da terra, e ciências humanas e sociais aplicadas.

Os interessados em ingressar no programa devem estar atentos à publicação dos editais de seleção, amplamente divulgados nos canais de comunicação da universidade, incluindo o site institucional e o Portal de Editais.

Bolsas de Iniciação Tecnológica

A UFF, por meio da Pró Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e a Agência de Inovação (Agir), e em parceria com CNPq, oferecem bolsas de Iniciação Tecnológica, com objetivo de estimular a atuação de professores da instituição e estudantes de graduação de qualquer curso de nível superior em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando contribuir para a solução de problemas de mercado ou da sociedade em geral.

As bolsas de Iniciação Tecnológica são oferecidas através de dois programas similares, cuja única diferença é a fonte dos recursos: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação oferecido pelo CNPq – Pibiti/CNPq e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Inovação oferecido pela UFF – Pibinova/PDI/UFF.

 

Os interessados (professor orientador e estudantes) podem participação da ação mediante os editais de seleção dos projetos. No geral, os requisitos de participação do orientador compreendem:
– Ser pesquisador com título de doutor do quadro permanente, professores visitantes, e professores aposentados (desde que vinculados a um programa de Pós-graduação na UFF), sem afastamento superior a três meses durante a vigência da bolsa.
– Possuir experiência em atividades de geração e transferência de tecnologia e conhecimentos para empresas e/ou para a sociedade em geral.
– Possuir experiência na formação de recursos humanos;
– Enviar a Proposta de projeto, formulário de elaboração de projeto específico, dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do edital;

Cabe ainda ao orientador, caso contemplado com uma bolsa Pibiti/CNPq, indicar um aluno graduando que pertença a qualquer curso superior público ou privado do país com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas; Ou, caso contemplado com uma bolsa Pibinova/UFF, indicar um aluno graduando da UFF com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas.

Os requisitos para aceite do bolsista indicado pelo orientador são:
– Não ter vínculo empregatício e não receber outra bolsa e dedicar-se às atividades do seu curso e de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e
inovação.

Os editais dos processos seletivos para as bolsas de Iniciação Tecnológica são divulgados no site da Agência de Inovação (Agir): https://agir.uff.br/.

Bolsa de Apoio Acadêmico-administrativo à Inovação

A Bolsa de Apoio Acadêmico-administrativo à Inovação tem por objetivo estimular os estudantes, que estejam regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, na execução dos processos de apoio à inovação. A seleção ocorre mediante a publicação de edital, publicado no site da Agência de Inovação (Agir) e ainda nos principais canais de comunicação da UFF.

O bolsista deverá ter disponibilidade para jornada de 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais e ter o ter experiência em ferramentas computacionais para elaboração de textos, planilhas e demais aplicativos disponíveis para as atividades administrativas. Ademais, não poderá possuir vínculo empregatício, não receber nenhuma outra modalidade de bolsa, seja do CNPq, de outra agência de fomento ou da própria instituição, incluindo monitoria, extensão, PET, excetuando-se apenas as bolsas de permanência, manutenção e assistencial;

A bolsa vigorará enquanto o estudante permanecer com matrícula e frequência no curso, podendo o bolsista ser desligado por iniciativa da Agir ou do próprio bolsista.

Os editais de seleção para a bolsa de inovação são divulgados no site da Agência de Inovação: https://agir.uff.br/.

Para mais informações, envie e-mail para agir.proppi@id.uff.br.

Pesquisa e Inovação

Sobre a Proppi

Avalie essa página



    Pular para o conteúdo