Sistema de Gestão de Bens Ociosos

O Sistema de Bens Ociosos (SIGEBOC) compreende uma plataforma virtual que permite a visualização por qualquer unidade da UFF de bens ociosos disponíveis (materiais em perfeito estado, porém sem serventia para a unidade responsável), para que qualquer setor possa solicitar, para si, a transferência interna do bem. Este programa somente atende à comunidade acadêmica e não a entidades, organizações sociais ou empresas privadas.

Bens ociosos são aqueles que, apesar de se encontrarem em perfeitas condições de funcionamento, não são utilizados pelas unidades. Portanto, os bens aqui relacionados são aptos à sua utilização, uma vez que foram avaliados pelos servidores responsáveis pela sua carga patrimonial.

Caso algum equipamento venha apresentar problemas, procure o serviço de assistência técnica da Universidade, no caso de aparelhos refrigeradores e aparelhos informáticos. Caso os mesmos sejam atestados como recuperáveis, antieconômicos ou irrecuperáveis, solicite a retirada de bens mediante procedimento “retirada de bens inservíveis” no Citsmart e no SEI, temos as bases de conhecimento (Leilão ou Disposição Ambientalmente Adequada).

Atenção: Os bens infestados por agentes biológicos que coloquem outros bens em risco de contaminação devem ser separados dos demais até a sua adequada retirada.

Orientações: como solicitar ou disponibilizar um bem ocioso

Como solicitar um bem ocioso?

A unidade deve acessar a base do SIGEBOC, nesta página, para consultar os bens disponíveis. Havendo interesse, deverá entrar em contato com a unidade cedente para providenciar a transferência, cabendo a uma e/ou outra o encaminhamento da Nota de Transferência devidamente assinada por ambas as partes e digitalizada, ao PATRIMÔNIO (tombamento.cap.saen@id.uff.br).

Caso este procedimento não seja efetuado, qualquer avaria ou perda patrimonial será atribuída ao responsável da unidade cedente, já que a localização no sistema não será alterada.

Como disponibilizar?

A unidade responsável que não faz uso regular do material ocioso deve proceder ao cadastramento eletrônico do bem, através do envio, por e-mail, dpm.saep@id.uff.br, anexando fotos, com referência ao SIGEBOC.

Cada arquivo de foto (TAMANHO MÁXIMO DE 2 MB) será nomeado pelo número de seu registro patrimonial, de modo que a suas descrições sejam claras e possibilitem a identificação inequívoca de suas qualidades intrínsecas, extrínsecas e funcionais.

Após constatar, por ocasião da solicitação de retirada de bens inservíveis, que existem bens ociosos no levantamento físico, deve a Comissão Local de Patrimônio da Unidade (que realiza Avaliação de Bens e Inventário) proceder primeiramente ao cadastramento eletrônico dos bens no SIGEBOC, excluindo-os da solicitação de retirada de bens inservíveis.

A unidade deve ainda disponibilizar o correio eletrônico, a localização do bem e o nome do responsável pela carga atual do bem, de modo que o procedimento de transferência seja iniciado.

Modelos de documentos

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos de solicitação ou disponibilização de bens ociosos, entre em contato com o nosso e-mail: dpm.saep@id.uff.br.

Relação de bens ociosos disponíveis na universidade

Mobiliário em Geral

Fotos:

Equipamentos de tecnologia da informática e comunicação (TIC)

Equipamentos de refrigeração

Aparelhos, Equipamentos, Utensílios Médico-Odontológico e Laboratorial

Aparelhos e Utensílios Domésticos

Materiais e Equipamentos Energéticos

Fotos:

Equipamentos para áudio, vídeo e foto

Máquinas, Instalações e Itens de Escritórios

Máquinas, Ferramentas e Utensílios de Oficina

Fotos:

Máquinas, ferramentas e utensílios de oficina

Coleções e materiais bibliográficos

Fotos:

Em caso de dúvidas sobre a solicitação ou disponibilização de bens ociosos, entre em contato com dpm.saep@id.uff.br.

Sobre a Proplan

Avalie essa página