Procedimentos Acadêmicos

A Graduação é uma jornada cheia de desafios, e em cada período surgem necessidades específicas. Nessa página, estudantes de graduação e o corpo docente da universidade podem encontrar orientações e informações detalhadas os principais serviços e procedimentos acadêmicos da universidade.

Navegue no menu abaixo para esclarecer dúvidas sobre matrícula, inscrições, cancelamento de disciplinas e muito mais!

Matrícula dos Cursos de Graduação

A matrícula é o vinculo formal do estudante com a UFF, expresso pelo número de matrícula. Ou seja, é quando você se torna oficialmente um uffiano!

Depois da verificação dos documentos e requisitos exigidos pelo edital de acesso à graduação e da inscrição em disciplinas, sua matrícula será efetivada, conforme outras disposições constantes do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF.

Quais são os documentos exigidos para a matrícula?

  • Cédula de identidade atualizada;
  • CPF;
  • Título de eleitor e comprovantes de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
  • Certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino e maior de 18 anos);
  • Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente;
  • Histórico escolar do Ensino Médio ou de curso equivalente;
  • Declaração de Equivalência ao Ensino Médio emitida por Secretaria de Estado de Educação (se portador de documentação expedida por instituição estrangeira);
  • Documentos comprobatórios dos requisitos de Ações Afirmativas (dispostos em edital).

Para mais informações sobre os processos seletivos de acesso à graduação (SISU e TRM), consulte a página da Coseac.

Trancamento de matrícula

O trancamento da matrícula consiste na suspensão temporária dos estudos, sem ruptura do vínculo do estudante com a Universidade. É garantido ao estudante o direito de se inscrever novamente no período seguinte ou após o término do período requerido. As formas de trancamento estão previstas no Regulamento dos Cursos de Graduação em vigor, sendo as principais:

  • Trancamento automático: O aluno que não fizer a inscrição em disciplinas no prazo fixado pelo Calendário Escolar terá sua matrícula automaticamente trancada. O aluno com trancamento automático terá garantida a reabertura de sua matrícula através da inscrição em disciplinas no período seguinte. O estudante poderá solicitar a reversão do trancamento automático para trancamento solicitado dentro do prazo fixado pelo Calendário Escolar.
  • Trancamento solicitado: Se o aluno regular (não ingressante) não puder cursar disciplinas no período letivo, deverá solicitar trancamento de matrícula. O aluno pode permanecer com a matrícula trancada por, no máximo, 4 (quatro) períodos, consecutivos ou não. A solicitação de trancamento de matrícula deverá ser feita pelo estudante no período previsto no Calendário Escolar pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFF). Confira a página Trancamento de Matrícula|UFF DEV para mais informações.
  • Trancamento especial: o trancamento especial de matrícula visa atender estudantes com motivações excepcionais fora do período previsto no Calendário Escolar. O discente deve atestar sua necessidade de suspender, temporariamente, as atividades acadêmicas, como, por exemplo, acometimento de doença grave, representação do país em competições internacionais e vulnerabilidade socioeconômica. Confira as orientações sobre trancamento especial, processo tramitado pelo Sistema Eletrônico de Informações da UFF.

O tipo de processo foi implantado no SEI em dezembro de 2022. Para acompanhar a tramitação do processo, o (a) estudante pode acessar a Pesquisa Pública do SEI. Por meio do número do processo informado pelo protocolo, basta preencher o campo Nº do Processo e código captcha, depois em clicar em pesquisar. O aluno pode também consultar o processo de outras formas (por exemplo: pelo nome do interessado).

Reabertura de matrícula

A reabertura de matrícula é o procedimento administrativo direcionado ao estudante com uma matrícula em situação de trancamento. A reabertura poderá ocorrer ao fim do prazo concedido, ou antes, se assim o estudante desejar, mediante solicitação formal à Coordenação de Curso, por meio de formulário próprio, dentro do período estabelecido no Calendário Escolar.

Rematrícula

A rematrícula é a concessão de uma nova matrícula ao estudante que teve a matrícula cancelada, observando as condições previstas pelo Regulamento dos Cursos de Graduação em vigor.

O processo de solicitação de rematrícula foi implantado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFF em 23 de outubro de 2020, conforme instruções disponíveis em https://www.uff.br/processo/rematricula/. A abertura do processo é feita pelo estudante.

Para a análise da solicitação de rematrícula, serão observados os critérios dispostos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e outros estabelecidos pelo Colegiado de Curso.

Para acompanhar a tramitação do processo, o (a) estudante pode acessar a Pesquisa Pública do SEI. Por meio do número do processo informado pelo protocolo, basta preencher o campo Nº do processo e código captcha, depois em clicar em pesquisar. O aluno pode também consultar o processo de outras formas (por exemplo: pelo nome do interessado).

Outras informações sobre o pedido de rematrícula estão disponíveis na Carta de Serviços 

Cancelamento de matrícula

O cancelamento da matrícula configura a desvinculação entre o estudante e a universidade. Ocorre quando:

  • A carga horária necessária à conclusão do curso não é integralizada dentro do prazo máximo de permanência fixado no currículo;
  • Abandono de curso (mais de 4 períodos letivos de trancamento de matrícula);
  • Não inscrição em disciplinas ou atividades no primeiro período letivo, imediatamente subsequente ao seu ingresso na universidade;
  • Solicitação oficial, por iniciativa do próprio aluno via Requerimento Escolar;
  • Insuficiência de aproveitamento escolar (exemplo: 4 reprovações na mesma disciplina ou 3 períodos letivos com reprovação em todas as disciplinas do plano de estudos, reprovações no período de ingresso e outras situações previstas no art. 102 do Regulamento dos Cursos de Graduação;
  • Motivos disciplinares;
  • Determinação judicial.

O processo em questão é tramitado pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFF) e deve ser aberto pelo estudante.

Confira informações completas sobre cancelamento de matrícula na base de conhecimento do processo.

Inscrição em disciplinas e atividades

A inscrição em disciplinas é um procedimento obrigatório ao estudante, realizada em período estabelecido no Calendário Escolar da UFF, no qual o discente se candidata a uma vaga em uma turma do semestre letivo.

A inscrição online em disciplinas para os estudantes regulares é por meio do Sistema Acadêmico – Inscrição Online (https://app.uff.br/graduacao/inscricaoonline).

Já os candidatos ingressantes precisam acompanhar e ler com atenção a página do respectivo processo seletivo no Portal da COSEAC – https://portal.coseac.uff.br/graduacao/, para obter as informações e não perder nada! A matrícula/solicitação de inscrição em disciplinas por ingressantes oriundos de processos seletivos deverá ser realizada no Sistema Acadêmico – Matrícula, conforme instruções disponibilizadas na página dos respectivos processos seletivos e chamada em questão.

Caso você seja ingressante, confira as orientações específicas contidas no Edital de ingresso.

O estudante que ingressar na UFF e não efetuar a sua inscrição em disciplinas/atividades no período imediatamente subsequente ao seu ingresso terá sua matrícula cancelada. Verifique no Calendário Escolar do ano vigente o período de inscrição em disciplinas.

As solicitações de inscrição em disciplinas são verificadas pelas coordenações de Curso no Sistema Acadêmico, nos períodos indicados nos Calendário Escolar e Administrativo da UFF, conforme procedimentos específicos para a conformação dos planos de estudos dos estudantes.

O período para ajustes da inscrição em disciplinas é estabelecido nos Calendários Escolar e Administrativo da UFF. Em caso de interesse, a solicitação de inscrição em atividades esportivas poderá ser feita pelo estudante junto à Coordenação de Curso e ao Departamento de Educação Física, por meio do Sistema Acadêmico. O aluno observará o horário e modalidade esportiva de sua preferência. A disciplina/atividade esportiva é eletiva e a sua realização se dá conforme diretrizes específicas.

Após transcorridos os quatro períodos de trancamento previstos no Regulamento dos Cursos de Graduação, o estudante que deixar de fazer a inscrição em disciplinas ou atividades, no período imediatamente subsequente ao término desse limite, será considerado aluno em situação de abandono e terá a matrícula cancelada automaticamente.

Confira o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF

Acesse o sistema IdUFF pelo link: https://app.uff.br/iduff/.

Cancelamento de disciplinas e atividades

É um procedimento administrativo ou solicitado pelo discente, pelo qual uma disciplina é excluída do seu plano de estudos.

Caso você não possa cursar uma disciplina/atividade na qual esteja inscrito, poderá fazer uma solicitação de cancelamento de disciplinas à Coordenação de Curso, via e-mail ou através do Solicita UFF. O período para ajustes da inscrição em disciplinas é estabelecido nos Calendários Escolar e Administrativo da UFF.

Deixar de cursar uma disciplina/atividade sem efetuar o seu cancelamento implicará na sua reprovação e a frequência será registrada em seu histórico escolar, bem como todos os efeitos decorrentes.

O aluno poderá cancelar a mesma disciplina/atividade por 02 (duas) vezes, no máximo, consecutivas ou não.

Acesse o sistema Solicita UFF: https://app.uff.br/graduacao/solicita

Dispensa de disciplinas e atividades

É o reconhecimento do valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento pelo discente em outra Instituição de Ensino Superior.

A solicitação de dispensa de disciplinas/atividades é feita pelo estudante, por meio de abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI – UFF), conforme as orientações contidas na seguinte página: Dispensa de Disciplinas.

Para a análise das dispensas, deverão ser observados os critérios dispostos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e outros estabelecidos pelo Colegiado de Curso.

Atenção: As disciplinas/atividades dispensadas não serão consideradas para efeito do cálculo de Coeficiente de Rendimento escolar.

Outras informações disponíveis no Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF.

Correspondência entre disciplinas

Trata da solicitação de reconhecimento do valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento na UFF em matrícula anterior.

A solicitação de correspondência entre disciplinas é feita pelo estudante de acordo, conforme processo tramitado pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFF), conforme orientações a seguir: Correspondência entre disciplinas|UFF DEV

Para a análise das dispensas, deverão ser observados os critérios dispostos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e outros estabelecidos pelo Colegiado de Curso.

Disciplina isolada

A disciplina isolada é uma disciplina cuja inscrição pode ser solicitada por graduado em curso superior ou discente regularmente inscrito em outra IES.

A solicitação de disciplina isolada é feita pelo interessado, por meio do Sistema Eletrônico de Informações da UFF, de acordo com as informações contidas em Disciplina Isolada.

Para a análise da solicitação de disciplina isolada, serão observados os critérios dispostos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e outros estabelecidos pelo Departamento de Ensino.

Para acompanhar a tramitação do processo, o (a) estudante pode acessar a Pesquisa Pública do SEI. Por meio do número do processo informado pelo protocolo, basta preencher o campo Nº do processo e código captcha, depois em clicar em pesquisar. O aluno pode também consultar o processo de outras formas (por exemplo: pelo nome do interessado).

Vista de trabalho ou prova

O estudante tem direito à vista de trabalhos ou provas e pode solicitar revisão de notas no Departamento de Ensino ou Coordenação de Curso, dentro de, no máximo, 03 (três) dias úteis após a divulgação dos resultados, conforme disposições estabelecidas pelo Regulamento dos Cursos de Graduação.

Informações completas sobre vista de trabalho ou prova disponíveis no Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF.

Regime Excepcional de Aprendizagem

O Regime Excepcional de Aprendizagem é o procedimento que visa atender ao discente que se encontra impossibilitado de comparecer às aulas e atividades regulares e que está amparado por legislação específica. É previsto no Regulamento dos Cursos de Graduação e iniciado por meio de solicitação do discente no prazo de até 7 (sete) dias úteis, contados a partir da data em que se configurou a situação de impossibilidade de frequência às atividades acadêmicas.

Este procedimento contempla estudantes grávidas e lactantes e demais estudantes que apresentem problemas de saúde devidamente comprovados por meio de atestado (com o número do CRM do médico).

Veja aqui todas as orientações sobre a solicitação de Regime Excepcional de Aprendizagem, que deve ser feita pelo estudante por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFF).

Para a análise da solicitação de Regime Excepcional de Aprendizagem, serão observados os critérios dispostos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e pela legislação em vigor.

Para acompanhar a tramitação do processo, o (a) estudante pode acessar a Pesquisa Pública do SEI. Por meio do número do processo informado, basta preencher o campo Nº do processo e código captcha, depois em clicar em pesquisar. O aluno pode também consultar o processo de outras formas (por exemplo: pelo nome do interessado).

Outras informações disponíveis no Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF.

Nome social

A solicitação de inclusão do nome social nos registros acadêmicos de estudante de curso de graduação da Universidade Federal Fluminense é feita pelo interessado, por meio do Sistema Eletrônico de Informações, de acordo com as informações contidas no processo Inclusão de nome social em registros acadêmicos.

Requerimento Escolar

O Requerimento Escolar é o formulário utilizado pelos protocolos para formalizar a maior parte das solicitações de procedimentos acadêmicos na Universidade. O requerimento deve ser preenchido pelo próprio interessado (ou por representante legal instituído por meio de procuração) e apresentado no Protocolo Setorial que atende à unidade de origem ou no Protocolo Geral da UFF (GPCA/AD) para abertura de processo.

As datas para a formalização de solicitações de procedimentos acadêmicos na Universidade são dispostas, em sua maioria, nos Calendários Escolar e Administrativo do ano letivo.

Após o recebimento do requerimento e da documentação referente ao assunto específico, o Protocolo informará ao solicitante o número do processo administrativo correspondente.

Para acompanhar a tramitação do Requerimento Escolar, acesse o Sistema de Transparência da UFF.

Os procedimentos acadêmicos constituídos em processos administrativos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI – UFF) terão formulários específicos, conforme implantação de cada um no Sistema.

Para acessar o Requerimento Escolar, clique aqui.

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