Orientações para seleção e concurso docente

Aqui nesta página, disponibilizamos todas as informações sobre o ingresso de docentes na Universidade Federal Fluminense, com destaque para as orientações sobre os processos a serem abertos no Sistema Eletrônico de Informações, como nomeação e outros.

Navegue no menu abaixo para esclarecer as suas dúvidas.

Abertura de concurso público para a carreira de magistério superior

Trata-se do processo de abertura de concurso público para a carreira do magistério superior. As informações contidas neste processo farão parte do Edital de Abertura que será publicado pela Divisão de Gestão de Lotação Docente (DGLD).

Saiba mais sobre o processo de abertura de concurso público tramitato pelo Sistema Eletrônico de Informações

Nomeação Docente

Candidato aprovado dentro do número de vagas do edital

A nomeação para cargo efetivo é o ato administrativo que indica uma pessoa para provimento originário em um cargo público vago, neste caso, é a admissão de candidato aprovado em concurso público de provas e títulos em cargo docente no âmbito da Universidade Federal Fluminense.

Saiba mais sobre o processo de nomeação para cargo efetivo de docente tramitado pelo Sistema Eletrônico de Informações

Candidato da lista de excedentes

A nomeação para cargo efetivo é o ato administrativo que indica uma pessoa para provimento originário em um cargo público vago, neste caso, o processo é iniciado pelo Departamento de Ensino que possui vaga desocupada e tem interesse na nomeação de candidato em lista de excedentes. É atribuição do Departamento de Ensino avaliar a carência de professores em área de atuação específica, bem como gerenciar e distribuir as vagas disponíveis nas áreas de conhecimento necessárias para a prestação do serviço adequado à comunidade acadêmica.

Saiba mais sobre nomeação para cargo efetivo de lista de excedentes – Docente tramitado pelo Sistema Eletrônico de Informações

Aproveitamento interno (de outro departamento)

Saiba mais sobre nomeação para cargo efetivo por aproveitamento interno – docente tramitado pelo Sistema Eletrônico de Informações.

Aproveitamento externo (de outras IFEs do estado do Rio de Janeiro)

Trata-se de nomeação de candidatos para preenchimento de cargo de provimento efetivo de Magistério Federal (Professor do Magistério Superior ou Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico-EBTT) no âmbito da UFF por aproveitamento externo de concursos públicos realizados por outras Instituições Federais de Ensino Superior/IFES.

Saiba mais sobre o processo de nomeação por aproveitamento externo docente tramitado pelo Sistema Eletrônico de Informações.

Seleção simplificada para contratação de professor substituto

A seleção simplificada é o ato administrativo que visa  contratação temporária de excepcional interesse público no qual o Departamento de Ensino solicita a realização de procedimento a fim de selecionar candidato para substituir temporariamente docentes do quadro efetivo, que por ventura estejam afastados das atividades, nas situações previstas em norma legal.

Saiba mais sobre o processo de seleção simplificada para contratação de professor substituto tramitado pelo Sistema Eletrônico de Informações.

Contratação de professor substituto

Candidato aprovado dentro do número de vagas do edital

A contratação de professor substituto é o ato administrativo que indica uma pessoa para preenchimento temporário em substituição a um docente efetivo em razão de vacância, afastamento ou licença (na forma do regulamento) ou nomeação para ocupar cargo de direção de reitor, vice-reitor, pró-reitor e diretor de campus.

A admissão do candidato é realizada após aprovação em seleção simplificada de provas e títulos em cargo de professor substituto no âmbito da Universidade Federal Fluminense.

Saiba mais sobre o processo de Contratação de Professor Substituto Aprovado Dentro do Número de Vagas do Edital tramitado pelo Sistema Eletrônico de Informações.

Candidato da lista de excedentes ou de aproveitamento interno (de outro departamento)

A admissão do candidato excedente é realizada após aprovação em seleção simplificada de provas e títulos em cargo de professor substituto no âmbito da Universidade Federal Fluminense, e que não tenha sido classificado dentro do número de vagas oferecidas no Edital de Abertura.

O aproveitamento interno da lista de excedente de seleção simplificada ocorre quando um Departamento que tenha uma vaga passível de contratação de professor substituto, pretende preenchê-la aproveitando a seleção simplificada realizada por outro Departamento.

No aproveitamento interno de candidato excedente, é necessária a concordância dos Departamentos envolvidos e do candidato aprovado.

Saiba mais sobre o processo de Contratação de Professor Substituto de Lista de Excedentes e por Aproveitamento Interno tramitado pelo Sistema Eletrônico de Informações.

Gestão de Pessoas
Servidores ativos