Gestão e Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho está inserida no contexto da Gestão de Desempenho, que é acompanhamento sistemático do desempenho dos servidores técnico-administrativos objetivando o aprimoramento do desempenho institucional.

Os principais desdobramentos da atuação da gestão de desempenho a nível organizacional são: Realização de relatórios estatísticos por unidades ou ambientes organizacionais; Realização de reuniões de mediação para feedback ou devolutiva de avaliação de desempenho; Realização de reuniões nas diversas unidades da UFF para orientações e/ou esclarecimentos acerca do processo avaliativo na Universidade; Encaminhamento para demais áreas da Progepe para a solução de demandas adicionais; Indicação para participação de servidores em processos de capacitação e/ou qualificação profissional; Progressão por mérito profissional e Homologação do estágio probatório.

Navegue no menu abaixo e saiba mais!

Programa de Gestão de Desempenho

O Programa de Gestão de Desempenho da UFF voltado aos servidores técnico-administrativos encontra-se normatizado pela Norma de Serviço UFF nº 659, de 25 de maio de 2017,  que dispõe sobre os princípios e diretrizes que devem nortear o planejamento e a execução das políticas voltadas ao acompanhamento do desempenho dos servidores, com ênfase na valorização e no desenvolvimento profissional, associados ao planejamento estratégico e ao desempenho institucional.

Gestão de Desempenho

Avaliação de Desempenho é um instrumento gerencial, pedagógico, que permite ao gestor mensurar os resultados obtidos pelo servidor e pela equipe de trabalho, mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, previamente pactuadas com a equipe de trabalho, registradas no Plano de Trabalho, com a finalidade de subsidiar a política de desenvolvimento institucional e do servidor, inclusive o investido de função de confiança, ainda que ocupante do cargo docente. Na UFF, os critérios e procedimentos para a A.D de servidores técnico-administrativos e de ocupantes de cargos de função de confiança estão estabelecidas na Instrução de Serviço nº 002, de 20 de janeiro de 2021. A DGD/CPTA e a Equipe da STI envia, mensalmente, por e-mail, através do SISAD – Sistema de Avaliação de Desempenho, os formulários correspondentes aos setores de lotação oficial dos servidores com vigência no mês corrente, com os respectivos prazos para seu devido retorno à divisão .

Para a consolidação efetiva do aspecto pedagógico dessas avaliações, são de fundamental importância: o acompanhamento contínuo das atividades do servidor, a observância das condições necessárias ao desempenho esperado e, ao final do período avaliativo, a realização da avaliação necessariamente acompanhada de reunião para devolutivas, onde os aspectos observados no desempenho sejam abordados, pelas partes envolvidas no processo.

Assista ao vídeo tutorial com o passo a passo sobre o preenchimento da Avaliação de Desempenho

Saiba mais sobre Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos.

Leia a Instrução Normativa nº002, de 20 de janeiro de 2021, que versa sobre a Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos e dos cargos de confiança da UFF.

Orientações sobre o Sistema de Avaliação de Desempenho (Sisad)

A Avaliação de Desempenho é realizada pelo Sisad, ferramenta digital atualmente utilizada na UFF que tem por finalidade dinamizar a avaliação de desempenho bem como a confecção do plano de trabalho do servidor técnico-administrativo.

A fim de que os servidores esclareçam suas dúvidas sobre o sistema, disponibilizamos tutoriais com informações relevantes sobre o tema:

Tutorial sobre o Sisad desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia de Informação

Tutorial sobre o Sisad desenvolvido pela Divisão de Gestão de Desempenho, vinculada à Progepe

Acesse o Sisad aqui.

Gestão de Pessoas