Processo
É o processo de realização da licitação para a aquisição de materiais, cuja demanda é proveniente dos planejamentos realizados no SIACompras pelas unidades acadêmicas e administrativas da UFF. Inclui as atividades de elaboração de Edital, lançamento de IRP, remessa à procuradoria, divulgação da licitação, abertura para lances, julgamento de propostas, habilitação e adjudicação, encaminhando para posterior homologação pela autoridade competente.
1. CLI/AD:
1.1 Elabora despacho com a designação dos servidores que irão atuar no certame e atribui o número do pregão;
1.2 Lança a IRP (Intenção de Registro de Preço) no Comprasnet informando a quantidade e descrição dos itens de acordo com o planejamento gerado pela CMAT/AD;
1.3 Anexa documentação (IRP, Aceite de Participação e Minuta do Edital);
1.4 Elabora despacho de solicitação de parecer jurídico;
1.5 Envia o processo para PROGER.
2. PROGER:
2.1 Providencia envio da demanda ao procuradores;
2.2 Anexa parecer;
2.3 Elabora despacho de encaminhamento; e
2.4 Envia processo à PROAD
3. PROAD: Toma ciência do parecer e encaminha para CLI para prosseguimento.
4. CLI/AD:
4.1 Analisa parecer e atende a eventuais exigências da PROGER;
4.2 Designa pregoeiro da licitação;
4.3 Anexa edital;
4.4 Divulga a licitação e anexa documentos comprobatórios da divulgação;
4.5 Verifica se há esclarecimento ou impugnação e providencia as respostas;
4.6 Verifica se existe necessidade de análise técnica;
4.7 Altera o edital no caso de acolhimento de impugnação; republica e anexa documentos comprobatórios da nova publicação
5. CLI/AD: Pregoeiro inicia a licitação e opera as fases de julgamento e habilitação no sistema e finalizados os lances, analisa as propostas e documentação dos licitantes.
5.1. Caso seja necessário, solicita parecer técnico
6. Responsável Técnico: sendo solicitado para tal, elabora parecer de aceitação e despacho; e posteriormente envia à CLI.
7. CLI/AD:
7.1. Encerra a licitação, anexa documentos da licitação e abre prazo para intenção de recursos. Caso haja recursos, analisa o cabimento e em caso de acolhimento retorna a fase da licitação.
7.2. Caso não seja acolhido o recurso, encerra a sessão e adjudica os itens.
7.3. Elabora despacho de resultado e envia para autoridade competente para homologação.
8. PROAD:
8.1 Não havendo recursos, a autoridade homologa os itens e elabora o despacho de homologação e remete a CLI.
8.2 Caso haja recurso, a autoridade informa a decisão no Comprasnet
8.2.1 Se concordou com a decisão do pregoeiro, anexa documentos e realiza homologação/adjudicação do respectivo item
8.2.2 Se não concordou com a decisão do pregoeiro, elabora despacho e envia processo à CLI/AD
9. CLI/AD:
9.1 Publica resultado no DOU;
9.2 Anexa publicação e atas SRP; e
9.3. Encaminha a CMAT/AD para lançamento no SIAcompras
10. CMAT/AD: elabora despacho para ciência das ugs:
11. UGS: tomam ciência e abrem processos relacionados, se executora.
É necessário que tenha acontecido previamente o planejamento de materiais no SIACompras e a consolidação do mapa juntamente com o planejamento.