A Universidade Federal Fluminense tem compromisso com o cumprimento das legislações e normas relacionadas a compras públicas, primando pela transparência nos processos de aquisição e o uso eficiente de recursos públicos, maximizando os benefícios para a sociedade. Para isso, a UFF busca constantemente o aprimoramento de sua gestão e governança, resultando em processos mais estruturados, eficazes e alinhados com os objetivos institucionais.
Nesta página, encontram-se importantes informações relacionadas aos procedimentos e normas estabelecidas no âmbito da gestão de compras, coordenadas pela Pró-reitoria de Administração (Proad), a fim de orientar as unidades acadêmicas e administrativas da universidade sobre o tema, para subsidiar e auxiliar os processos de planejamento e aquisição de bens e serviços.
Link de acesso para o Portal de Compras: http://www.compras.uff.br/
Planejamento Anual de Compras
O Decreto nº 10.947, de 25 de janeiro de 2022, dispõe sobre o plano de contratações anual e institui o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Os órgãos devem elaborar e publicar o Plano de Contratações Anual de bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações, automaticamente, no Portal Nacional de Contratações Públicas e, em seus sítios eletrônicos, disponibilizar os links de acesso.
O Plano Anual de Contratações da UFF está disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
Para facilitar a consulta, sugerimos a utilização do filtro “Órgão”, inserindo o nome “Universidade Federal Fluminense” para filtrar apenas os itens inseridos pela UFF. A disponibilização das informações referentes ao Plano Anual de Contratações (PAC), por meio do endereço supracitado, bem como o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), no qual são inseridas as Informações do PAC, são de gerenciamento e responsabilidade do Ministério da Economia.
SIACompras e Manual de utilização
O Sistema integrado de administração de compras da UFF (SiaCompras), disponível no endereço eletrônico a href=”http://app.uff.br/sia/compras” target=”_blank” rel=”noopener”>http://app.uff.br/sia/compras, é dedicado ao gerenciamento dos procedimentos de compras no âmbito das licitações da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O SIACompras foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), atendendo a demanda do Comitê Gestor de Suprimentos (CGS), ambos da UFF. O sistema está em produção desde o final de 2017 e passa por constantes melhorias de usabilidade. As suas funcionalidades foram pensadas a fim de atender às legislações e normas que giram em torno do quesito compras governamentais.
Para orientar suas unidades acadêmicas e administrativas, a UFF disponibiliza aqui o Manual de utilização do SiaCompras, elaborado pelo Comitê gestor de suprimentos, sob supervisão da Pró-Reitoria de Administração
Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas pelo e-mail: siacompras.proad@id.uff.br
Atendimento aos pedidos de compras das unidades acadêmicas
Tendo em vista a criação de novas unidades gestoras, a UFF, por meio da Pró-reitoria de Administração (Proad), disponibiliza nova distribuição do atendimento aos pedidos de compras das unidades acadêmicas e administrativas pelas unidades executoras.
Excepcionalmente, enquanto perdurarem as medidas de trabalho remoto instituídas pela IS 04/2020/PROGEPE e suas alterações, os protocolos deverão ser encaminhados digitalizados por email, conforme contatos abaixo:
PROAD: compras.proad@id.uff.br
PROGRAD: compras.prograd@id.uff.br
PROPPi: compras.proppi@id.uff.br
VCH: compras.vch@id.uff.br
Acesse aqui o Portal de editais da UFF para acompanhar os procedimentos licitatórios realizados.