O Programa de Gestão de Laboratórios e Equipamentos Multiusuários (PROGEM) é um programa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), estabelecido em 2011. Seu objetivo é desenvolver, debater e implementar estratégias institucionais para a gestão da infraestrutura tecnológica de equipamentos de grande e médio porte. Além disso, o PROGEM visa incentivar o uso compartilhado desses recursos e busca administrar fundos para sua manutenção, atualização e aprimoramento.
Desde 2016, foram investidos mais de 2,2 milhões de reais, oriundos de editais da FINEP, na manutenção de equipamentos, sempre priorizando aqueles de grande porte e de caráter multiusuário. Em 2016, o regimento foi revisado e, na mesma ocasião, foi criado o Comitê Gestor (CG), composto por sete professores sêniores representantes de laboratórios multiusuários. Sob a presidência da Coordenação de Pesquisa da PROPPI, o CG é responsável por avaliar propostas de adesão, revisar relatórios anuais e analisar pedidos de apoio para a manutenção dos equipamentos.
Como Participar
Para aderir ao PROGEM, a solicitação deverá ser realizada através do Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal Fluminense (SEI) dentro da aba “inclusão de laboratório”.
Questões de Segurança
Trabalhamos com uma gestão eficaz para assegurar que a infraestrutura tecnológica atenda às necessidades dos multiusuários de forma sustentável e inovadora. Atraindo, assim, novos investimentos.
Contato
Reitoria da Universidade Federal Fluminense, Sala 304 – 3o andar, Rua Miguel de Frias, Icaraí, Niterói – RJ, 24230-003
E-mail: dlrp.cpe.proppi@id.uff.br
Regimento
De acordo com o regimento do PROGEM (capítulo V), poderão solicitar a adesão ao Programa, em qualquer momento, os laboratórios ou redes de pesquisa que possuam equipamentos de utilização multiusuária de grande e médio portes, que atendam às seguintes diretrizes:
1) Possuir Regimento com mecanismos de gestão colegiada com participação ampla e representação mínima das pós-graduações (e ou instituições, departamentos e setores consorciados) envolvidas no projeto original e da Coordenação Técnica;
2) Ter este Regimento aprovado pela Comissão de Projetos Institucionais da Proppi;
3) Apresentar registro de comprovação da utilização multiusuária;
4) Apresentar documentos que comprovem o registro de reuniões periódicas do órgão colegiado;
5) Possuir pagina eletrônica do laboratório (rede ou equipamento) em que estejam claros os procedimentos de acesso ao(s) equipamentos(s).
Para aderir ao PROGEM, o processo é solicitado via SEI, conforme demonstrado no site da UFF. Disponibilizamos aqui o passo a passo do processo. Quaisquer dúvidas, orientamos que entre em contato no e-mail dlrp.cpe.proppi@id.uff.br.