Centro de Caracterização Avançada para a Indústria do Petróleo – CAIPE
Composição do Comitê Gestor
Fabio Barboza Passos (Coordenador Geral)
Dante Ferreira Franceschini Filho (Coordenador Técnico de Espectroscopia de Raman)
Hugo Alvarenga Oliveira (Coordenador Técnico de XPS)
Yutao Xing (Coordenador Técnico de Microscopia eletrônica)
Maria da Penha Cindra Fonseca (Coordenador Técnico de Analisador de Tensões)
Sérgio Souto Maior Tavares
Eduardo Ariel Ponzio
Não há disponibilidade de técnicos ou operadores para a operação dos equipamentos. A operação deverá ser realizada pelo próprio usuário, desde que previamente habilitado.
Normas para usar XPS:
Haverá três tipos de usuário do espectrômetro de fotoelétrons, de acordo com a proficiência na sua utilização.
a) Usuário sênior: pode operar o espectrômetro e realizar as análises sozinho. Este tipo de usuário pode agendar o horário de utilização, montar as amostras e analisá-las, após aprovação de projeto pelo comitê gestor.
b) Usuário júnior: possui alguma experiência na utilização do espectrômetro, mas ainda não apresentam autonomia para utilizar o XPS. Este tipo de usuário pode utilizar o equipamento mediante colaboração com um usuário sênior. Este tipo de usuário deverá apresentar projeto para utilização em colaboração com o usuário sênior, e participar das análises acompanhados do mesmo.
c) Usuário iniciante: não tem experiência alguma na utilização de espectrômetro. Este tipo de usuário, deve submeter o projeto de utilização que, se aprovado, terá suas amostras analisadas mediante remuneração ao CAIPE, de acordo com o tempo de uso e o tipo de análise.
Os interessados em participar de cursos de treinamento para novos usuários do espectrômetro deverão ter treinamento teórico e prático de uso de XPS. O treinamento teórico consta de quatro a seis aulas aplicadas semestralmente. O treinamento prático consta do acompanhamento de análises de XPS com Usuário Sênior. O treinamento prático tem duração mínima de dois dias.
Normas para usar a espectroscopia de Raman
Fazer contato e treinamento com Prof. Dante Ferreira Franceschini Filho.
Normas para usar os microscópios
Haverá três tipos de usuário dos microscópios, de acordo com a proficiência na sua utilização.
a) Usuário sênior: pode operar os microscópios e realizar as análises sozinho. Este tipo de usuário pode agendar o horário de utilização, montar as amostras e analisá-las, após aprovação de projeto pelo comitê gestor.
b) Usuário júnior: possui alguma experiência na utilização dos microscópios, mas ainda não apresentam autonomia para utilizar o microscópio Este tipo de usuário pode utilizar os microscópios mediante colaboração com um usuário sênior. Este tipo de usuário deverá apresentar projeto para utilização em colaboração com o usuário sênior, e participar das análises acompanhados do mesmo.
c) Usuário iniciante: não tem experiência alguma na utilização de microscópio eletrônico. Este tipo de usuário, deve submeter o projeto de utilização que, se aprovado, terá suas amostras analisadas mediante remuneração ao CAIPE, de acordo com o tempo de uso e o tipo de análise.
Os interessados em participar de cursos de treinamento para novos usuários dos equipamentos do LME/CAIPE deverão, previamente, ter treinamento teórico e prático de uso de MEV no LABNANO / CBPF. (São abertas turmas todos os semestres) e terminar o treinamento pratico básico de MEV no CBPF. Nossa equipe avaliará, depois disso, se o usuário poderá participar do treinamento no LME/CAIPE.
Relação dos equipamentos multiusuários
XPS
Espectroscopia de Raman
Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV)
Microscopia Eletrônica de transmissão (MET)
Analisador de Tensões
Centro Integrado de Alimentação e Nutrição – CIAN
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Dr. Anderson Junger Teodoro (Coordenador)
Profa. Dra. Aline Silva de Aguiar
Profa Dra. Mariana Sarto Figueiredo
Profa. Dra. Manoela Pessanha da Penha
Profa. Dra. Nara Xavier Moreira
Profa. Dra. Renata Frauches Medeiros Coimbra
Técnica Mariane Ferreira dos Santos
Normas de utilização-CIAN
Art. 13º – Para terem acesso ao CIAN, os usuários deverão seguir as seguintes orientações:
I. Conhecer e respeitar o regimento do CIAN e as regras de funcionamento dos laboratórios;
II. Zelar pelo bom funcionamento dos laboratórios e seus equipamentos;
III. Relatar quaisquer problemas ou anormalidades aos responsáveis pelo equipamento;
IV. Fornecer todas as informações necessárias previamente à utilização do equipamento;
V. Adquirir os materiais de consumo necessários para os experimentos;
VI. Registrar o período de utilização.
Relação dos equipamentos multiusuários:
Microscópio Trinocular invertido
Estufa de CO2
Capela de Fluxo Laminar
pHmetro
Banho-Maria
Centrífuga de Tubos
Leitor de Microplacas
Bioclin
Hematológico
Agendamento: Confira aqui os contatos
Endereço: Faculdade de Nutrição, 5º andar, Campus do Valonguinho – Centro, Niterói-RJ
Laboratório Central Analítica da Faculdade de Farmácia – LCAN-CMF
Composição do Comitê Gestor:
Professora Dra. Vanessa Naciuk Castelo Branco (Coordenadora)
Professora Dra. Luiza Rosaria Sousa Dias
Professora Dra. Débora Omena Futuro
Professor Dr. Geraldo Renato de Paula
Professor Dr. Leandro Machado Rocha
Professora Dra. Thaís Matsue Uekane
Me. Débora Nascimento Eiriz
Regimento LCAN-CMF: confira aqui
Normas de utilização:
Para terem acesso ao Laboratório Central Analítica, os usuários deverão seguir as seguintes orientações:
I. Participar de treinamento oferecido pela equipe gestora do Laboratório referente ao uso dos equipamentos.
II. Conhecer e respeitar o regimento do Laboratório e suas regras de funcionamento, assim como seguir as orientações fornecidas pelo(s) técnico(s) e responsável(eis) pelos equipamentos.
III. Zelar pelo bom funcionamento do Laboratório e de seus equipamentos.
IV. Fornecer de forma precisa todas as informações sobre metodologia/amostras solicitadas previamente à utilização dos equipamentos.
V. Relatar ao(s) técnico(s) e responsável(eis) pelo(s) equipamento(s) quaisquer problemas e/ou anormalidade nos mesmos.
VI. Adquirir e empregar todos os materiais de consumo necessários às análises instrumentais a serem realizadas.
VII. Ao utilizar a infraestrutura da Central Analítica, o usuário e o seu orientador se comprometem em contribuir para sua manutenção e expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento por análise ou por hora de utilização do equipamento, quando assim acordado.
VIII. Ao utilizar a infraestrutura da Central Analítica, o usuário e o seu orientador se comprometem a informar os produtos gerados por meios das análises realizadas.
Agendamento dos equipamentos: Confira aqui os contatos
Relação dos equipamentos multiusuários:
Endereço: Faculdade de Nutrição-Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório Criogenia – CRIOUFF
Daniele Cristina Silva De Freitas (Coordenadora LDRX)
Guilherme Pereira Guedes (CG-LDRX)
Célia Machado Ronconi (Coordenadora LAMATE)
Júlio César Martins da Silva (CG-LAMATE)
Gláucio Braga Ferreira (Coordenador LAME)
Fabio da Silva Miranda (CG-LAME)
Fernando de Carvalho da Silva (Coordenador LaReMN)
Rodrigo B.V. Azevedo(CG- LaReMN)
Carla Regina Alves Carvalho (Coordenadora CrioUFF)
Fabiana Monteiro De Oliveira (CG-CrioUFF)
Flávia F. C. Marques (Coordenadora LAMCEP)
Fernando Antonio Simas Vaz (CG-LAMCEP)
Mauricio Lanznaster (Coordenador LAMEM)
David Rodrigues da Rocha(CG-LAMATE)
Ricardo Jorgensen Cassella (Direção IQ)
Regimento CRIOUFF: Confira aqui
Normas de utilização:
- Os interessados em utilizar os aparelhos multiusuários devem entrar em contato com os coordenadores dos laboratórios para agendar o treinamento e fazer a reserva do equipamento;
- O usuário deve obedecer a todas as normas de segurança;
- O orientador é responsável pelos atos de seus alunos com relação ao uso dos aparelhos e pela utilização dos espaços multiusuários;
- RECOMENDA-SE o estudo das técnicas desejadas antes da utilização.
Agendamento dos equipamentos: Confira aqui
Endereço: Instituto de Química– Campus Valonguinho – Centro – Niterói – RJ
Laboratório de Difração de Raios X – LDRX
Composição do Comitê Gestor:
Daniele Freitas (UFF)
Guilherme Guedes (UFF)
Vitor Ferreira (UFF)
Nakedia Carvalho (UERJ)
Rafael Allão (UFRJ)
Amanda Neves (UFRRJ)
Marcelo Filgueira (UENF)
Normas de utilização:
Etapa 1:Se você é um usuário novo, pedimos a gentileza de encaminhar um e-mail para uff.ldrx@gmail.com, descrevendo as especificidades de sua medida e tipo de amostra a ser analisada.
Etapa 2:Feito o contato por e-mail com a equipe do LDRX, o próximo passo é o cadastramento do seu projeto de pesquisa.
Etapa 3 :Feito o cadastro do projeto, você poderá solicitar o tempo de medida no equipamento de interesse. Atenção para a escolha correta do equipamento e para disponibilidade de dias nos respectivos calendários.
Normas
- As reservas de medida podem ser realizadas através do site: http://ldrx.sites.uff.br/
- Todas as reservas serão avaliadas pelo Responsável do equipamento no momento;
- Gostaríamos de salientar a importância do compromisso de todos os usuários para o bom uso deste recurso. É importante ressaltar que esse processo de agendamento foi adotado visando que todos os usuários tenham o mesmo nível de acesso ao equipamento;
- O bom uso refere-se à conservação e organização da mesa do microscópio, dos computadores da sala principal e dos equipamentos;
- A danificação de componentes deve ser comunicada. E, em alguns casos, contamos com bom senso do usuário para fazer a reposição do material subtraído;
- Não é permitido o acesso remoto aos computadores das máquinas por parte dos usuários bem como o uso de dispositivos de armazenamento (pen drives, HD externos). Os dados devem ser transferidos para a máquina Röttingen, que encontra-se em rede. E, dentro do usuário LDRX, deve-se copiar os dados. Sendo o usuário responsável por copiar e excluir os seus dados deste computador (Röttingen);
- De tempos em tempos os dados arquivados serão removidos da memória dos computadores das máquinas, sem a necessidade de aviso prévio. Sendo o usuário responsável por realizar o back up preventivo de seus dados no momento da coleta;
- Em caso de ausência devido a imprevistos o usuário tem a obrigação de comunica-la, para que a equipe do LDRX tenha a possibilidade de realizar a substituição do usuário;
- É vedado a qualquer usuário o depósito de amostras no LDRX após a realização dos respectivos experimentos. Em casos extremos a exceção poderá ser realizada mediante autorização do coordenador, necessitando o usuário explicar o motivo. E um prazo máximo de dois meses poderá ser concedido, até o término das análises. Demais amostras serão descartadas sem aviso prévio;
- O laboratório tem diversos programas instalados nos seus computadores à disposição do usuário, sendo este inteiramente responsável pelo tratamento e interpretação dos seus dados. Caso não saiba analisá-los, deve buscar colaborar com pesquisadores habilitados. O técnico pode auxiliar no uso de alguns programas mediante a presença do usuário;
- A identificação de uso indevido por parte dos usuários será analisada pelo gestor e poderá implicar em penalidades de uso;
- Os usuários devem agradecer ao LDRX em suas publicações;
- Na sala de equipamentos contamos com um caderno no qual todas as ocorrências anormais do funcionamento das máquinas e softwares devem ser registradas.
Agendamento dos equipamentos: Confira aqui
Relação dos equipamentos multiusuários:
D8 Advance
D8 Venture – Dual Source
Endereço: Faculdade de Veterinária-Niterói – RJ
Laboratório de Dosagem Hormonal – LDH
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Felipe Zandonadi Brandão (Coordenador do Comitê Gestor)
Prof. Maurício Alves Chagas (Instituto Biomédico – UFF)
Prof. Gilson Teles Boaventura (Faculdade de Nutrição – UFF)
Prof. André Luis Rios Rodrigues (Faculdade de Veterinária – UFF)
Prof. Dr. José Antônio Silva Ribas (Instituto Biomédico – UFF)
Dr. Jeferson Ferreira da Fonseca (Embrapa Caprinos e Ovinos)
Dr. Alexandre Garcia Rossetto (Embrapa Pecuária Sudeste)
Normas de utilização:
Para terem acesso ao serviço do LDH, os usuários deverão seguir as seguintes orientações:
– conhecer e respeitar o regimento do LDH e suas regras de funcionamento, assim como seguir as orientações fornecidas pelo responsável;
– zelar pelo bom funcionamento do Laboratório e seus equipamentos;
– adquirir o kit de radioimunoensaio junto ao fornecedor mediante a autorização prévia do coordenador do LDH;
– adquirir todos os materiais de consumo necessários aos experimentos a serem realizados, conforme as especificações fornecidas;
– seguir as orientações quanto ao envio das amostras, bem como da sua identificação e organização;
– enviar formulários solicitados (organização de amostras e solicitação para a realização das dosagens hormonais);
– fazer o registro no livro de utilização ou formulário disponibilizado, do período de utilização do equipamento, bem como qualquer anormalidade ou problema encontrado;
– deixar o Laboratório e suas instalações nas mesmas condições que encontrou ao iniciar suas atividades;
– caso haja dano ao(s) equipamento(s) causado(s) por imprudência do usuário deverá arcar com as despesas de reparo;
– auxiliar na condução dos ensaios hormonais nas etapas que não há manipulação das de material radioativo;
– a manipulação do material radioativo somente será realizada pela pessoa devidamente credenciada junto ao CNEN;
– informar ao coordenador do LDH as publicações geradas em decorrência da utilização do laboratório;
– Na seção de agradecimentos do artigo o qual em sua metodologia utilizou os serviços do LDH deverá conter um destaque ao LDH;
– ao utilizar a infraestrutura do LDH, o usuário se compromete em contribuir para sua manutenção e a expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento por análise ou por hora de utilização do equipamento. Poderão ser realizadas parcerias científicas entre os pesquisadores para a realização das análises nas quais não serão gerados custos;
– Os usuários que desrespeitarem este regimento, as regras e as orientações recebidas, poderão ter seu acesso ao Laboratório suspenso pelo Coordenador.
Formulários:
Para acessar os documentos necessários para utilização dos serviços do LDH: Clique aqui
Agendamento dos equipamentos: Entrar em contato com o professor Felipe Zandonadi Brandão, email para contato: fzbrandao@id.uff.br
Relação dos equipamentos multiusuários:
Contador Gama modelo Wizard
Endereço: Volta Redonda-RJ
Laboratório de Espectroscopia e Laser – LEL
Composição do Comitê Gestor:
Carlos Eduardo Fellows (Coordenador)
José Augusto Oliveira Huguenin
Ladário da Silva
Gildo de Holanda Cavalcanti
Fábio Borges
Normas de utilização:
- Zelar pelo bom funcionamento do Laboratório e seus equipamentos;
- Relatar ao(s) responsável(eis) pelo(s) equipamento(s) qualquer problema ou anormalidade;
- Fornecer, de forma precisa, todas as informações solicitadas previamente à utilização do(s) equipamento(s);
- Adquirir todos os materiais de consumo necessários aos experimentos a serem realizados, conforme as especificações fornecidas;
- Fazer o registro no livro de utilização ou formulário disponibilizado, do período de utilização do equipamento, bem como qualquer anormalidade ou problema encontrado;
- Deixar o Laboratório e suas instalações nas mesmas condições que encontrou ao iniciar suas atividades;
- Caso haja dano ao(s) equipamento(s) causado(s) por imprudência do usuário, o mesmo, ou seu orientador (no caso de estudante de graduação ou pós-graduação) deverá arcar com as despesas de reparo. Ao utilizar a infraestrutura do Laboratório de Espectroscopia e Laser – LEL, o usuário ou seu orientador se comprometem em contribuir para sua manutenção e a expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento por análise ou por hora de utilização do equipamento.
Os usuários que desrespeitarem este regimento, as regras e as orientações recebidas, poderão ter seu acesso ao Laboratório suspenso pelo Coordenador do Laboratório.
Agendamento dos equipamentos: Contato pelo site http://www.lel.uff.br/?q=contact ou enviar email para o coordenador Carlos Eduardo Fellows (cefellows@id.uff.br).
Relação dos equipamentos multiusuários:
ETF – Espectroscopia por Transformação de Fourier
LEAR – Laser para Espectroscopia de Alta Resolução
Endereço: Instituto de Química– Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório de Radiocarbono da UFF – LAC UFF
Composição do Comitê Gestor:
Profa. Dra. Ana Albuquerque
Prof. Dr. Roberto Meigikos
Profa. Dra. Heloisa Coe
Prof. Dr. Orangel Aguilera
Regimento LAC UFF: Confira aqui
Normas de utilização:
Discentes e docentes necessitam ser treinados pelos responsáveis, para terem acesso aos equipamentos do LAME. Nenhum dos equipamentos deste laboratório é operado por técnico. Favor entrar em contato com os docentes responsáveis no menu EQUIPAMENTOS.
Os usuários deverão se cadastrar no LAME, preenchendo o formulário de cadastramento. Este formulário deverá ser assinado pelo orientador, no caso de alunos de Pós-graduação e Iniciação Científica, e entregue ao responsável pelo equipamento, quando do treinamento.
NORMAS DE FUNCIONAMENTO
Os usuários deverão:
- a) Zelar pelo bom funcionamento do Laboratório e seus equipamentos;
- b) Relatar ao(s) responsável(eis) pelo(s) equipamento(s) qualquer problema ou anormalidade;
- c) Fornecer, de forma precisa, todas as informações solicitadas previamente à utilização do(s) equipamento(s);
- d) Adquirir todos os materiais de consumo necessários aos experimentos a serem realizados, conforme as especificações fornecidas;
- e) Fazer o registro no livro de utilização ou formulário disponibilizado, do período de utilização do equipamento, bem como qualquer anormalidade ou problema encontrado;
- f) Deixar o Laboratório e suas instalações nas mesmas condições que encontrou ao iniciar suas atividades;
- g) Caso haja dano ao(s) equipamento(s) causado(s) por imprudência do usuário, o mesmo, ou seu orientador (no caso de estudante de graduação ou pós-graduação) deverá arcar com as despesas de reparo;
- h) Informar a publicação de resultados obtidos (TCCs, dissertações e teses defendidas, trabalhos em congressos e publicações em periódicos) nos instrumentos do LAME para os responsáveis pelos equipamentos.
Ao utilizar a infraestrutura do LAME, o usuário ou seu orientador se comprometem em contribuir para sua manutenção e a expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento por análise ou por hora de utilização do equipamento.
Agendamento dos equipamentos: Entrar em contato com o coordenadora do laboratório, Kita Damásio Macário no email: .lab.lacuff.egf@id.uff.br
Relação dos equipamentos multiusuários:
ACELERADOR SSAMS
Endereço: Instituto de Física – Campus Praia Vermelha– Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de Caracterização de Materiais – LAMATE
Composição do Comitê Gestor:
Célia Machado Ronconi
Fábio Barboza Passos
Fabio da Silva Miranda
Fábio Grandis Lepri
Rodrigo Bagueira
Eduardo Ariel Ponzio
Maria Domingues Vargas
Regimento LAMATE: Confira aqui
Normas de utilização:
Obrigações dos usuários
Para terem acesso ao LAMATE, os usuários deverão seguir as seguintes orientações:
- Conhecer e respeitar o regimento do Laboratório e suas regras de funcionamento, assim como seguir as orientações fornecidas pelo(s) responsável(eis) pelo(s) Equipamento(s);
- Zelar pelo bom funcionamento do Laboratório e seus equipamentos;
- Relatar ao(s) responsável(eis) pelo(s) equipamento(s) qualquer problema ou anormalidade;
- Fornecer, de forma precisa, todas as informações solicitadas previamente à utilização do(s) equipamento(s);
- Adquirir todos os materiais de consumo necessários aos experimentos a serem realizados, conforme as especificações fornecidas;
- Fazer o registro no livro de utilização ou formulário disponibilizado, do período de utilização do equipamento, bem como qualquer anormalidade ou problema encontrado;
- Deixar o Laboratório e suas instalações nas mesmas condições que encontrou ao iniciar suas atividades.
Caso haja dano ao(s) equipamento(s) causado(s) por imprudência do usuário, o mesmo, ou seu orientador (no caso de estudante de graduação, pós-graduação ou pós-doutor) deverá arcar com as despesas de reparo.
Ao utilizar a infraestrutura do LAMATE, o usuário ou seu orientador se comprometem em contribuir para sua manutenção e a expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento por análise ou por hora de utilização do equipamento.
Os usuários que desrespeitarem este regimento, as regras e as orientações recebidas, poderão ter seu acesso ao Laboratório suspenso pelo Coordenador do Laboratório.
Agendamento dos equipamentos: Para solicitar acesso ao LAMATE, siga as instruções da página Formulários. Cabe ressaltar que o uso dos equipamentos do LAMATE somente será autorizado para fins exclusivamente acadêmicos. Haverá uma tolerância de 30 min de atraso quando do horário da reserva. Caso tenha feito a reserva e esta não consta na agenda do equipamento, favor enviar um e-mail para cmronconi@id.uff.br ou pitiases@id.uff.br.
Relação dos equipamentos multiusuários:
Analisador Termogravimétrico (TGA)
Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC)
Titulador Calorimétrico
Espalhamento Dinâmico de Luz e Potencial Zeta (DLS)
Analisador de Área Superficial
Quimissorção
Indutor Magnético
Microscópio de Força Atômica Nanosurf Flex AFM
Endereço: Instituto de Química– Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de Citometria de Fluxo – LMCF
Composição do Comitê Gestor:
Natália Galito
Aline Rabelo
Fernanda Brito
Normas de utilização:
Regras de utilização do Citômetro BD FACSVerse
Os pesquisadores (orientadores) que desejarem utilizar o citômetro deverão submeter um resumo de seu projeto e um plano de utilização do mesmo, prevendo aproximadamente a frequência de utilização (não excluindo do pesquisador a necessidade de fazer os agendamentos necessários no livro de registros). Uma vez aprovado pelo comitê gestor, uma ficha de cadastro de usuário será entregue para que seja preenchida pelo professor responsável. Todos os usuários devem contribuir com verba para os custos de manutenção preventiva e corretiva do equipamento.
Operação do Citômetro:
A operação do Citômetro deverá ser realizada pelo técnico responsável (Bárbara Andrade). Os usuários devem agendar os horários de utilização. Podem operar também os usuários que receberam o treinamento específico oferecido pela empresa (BD) ou, pessoas treinadas por elas, desde que estejam habilitados a operar o equipamento e que obtenham a autorização do comitê gestor.
O usuário deverá anotar em um caderno, que ficará ao lado do citômetro, seu nome, a data, o tempo de uso e qualquer intercorrência que aconteça.
Haverá prioridade na marcação dos horários para os pesquisadores participantes do projeto, que poderão efetuar a marcação com um mês de antecedência. Outros pesquisadores interessados em utilizar o equipamento poderão marcar com uma semana de antecedência e a primeira solicitação deverá ser feita a um dos membros do comitê gestor.
Horários de utilização:
– Os usuários devem agendar os horários com o técnico responsável, através de uma agenda eletrônica com no mínimo 24 horas de antecedência .
– Os horários disponíveis são: segunda e terça-feira das 8h às 15h.
– Apenas 2 usuários poderão agendar a utilização do equipamento em um mesmo dia
– Os horários para as análises no computador também devem ser agendadas, e poderão ser marcados fora dos horários acima. A prioridade será dada para o experimento.
– Se o usuário não puder comparecer no dia marcado para a realização do experimento e/ou das análises, deverá avisar com antecedência. Caso esse aviso não aconteça, após 15 minutos do horário agendado, outro usuário poderá utilizar o equipamento.
Manutenção Preventiva: A empresa BD orientou a realização de uma limpeza mensal no citômetro e a troca do filtro a cada 3 meses de uso,ações que serão realizadas pelo técnico do equipamento. O custo da manutenção preventiva será dividido entre os usuários.
Consumíveis:
– Cada usuário deve trazer os consumíveis que serão utilizados durante o experimento. São eles: as beads de calibração e a salina. A empresa só recomenda o uso da salina – BD FACSFlowTM – Advia 70 – Hemoton SPEC; e as beads de calibração são: CS&T beads, BD Biosciences, cód.: 650621
– O técnico do Citômetro vai monitorar o nível de salina e avisar ao comitê gestor para que haja tempo hábil para avisar aos usuários da necessidade da reposição.
– A salina é utilizada durante e após o procedimento de aquisição e também para a limpeza mensal do equipamento.
Manutenção corretiva: Todos os usuários devem contribuir com os custos de uma possível manutenção corretiva.
OBS: Usuários não regulares autorizados pelo Comitê Gestor também devem contribuir com um valor a ser estipulado pelo Comitê Gestor para os custos de manutenção e reposição de solução salina. E devem trazer suas beads de calibração no momento do experimento. Os pesquisadores, neste caso, deverão submeter um plano de utilização do mesmo, prevendo quantos dias e horas serão necessários/ semana e por quantos meses (previsão máxima de três meses), não excluindo do pesquisador a necessidade de fazer os agendamentos necessários no livro de registros). O Comitê estipularão valor que o pesquisador deverá contribuir para aquisição de consumíveis e na manutenção do equipamento, calculado de forma proporcional à utilização do mesmo.
Agendamento dos equipamentos: Link para preencher o formulário de cadastro https://docs.google.com/forms/d/e/
Relação dos equipamentos multiusuários:
Citômetro de Fluxo
Endereço: Instituto Biomédico –Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de Eletroforese Capilar e Preparo de Amostras – LAMCEP
Composição do Comitê Gestor:
Profa. Dra. Flávia Ferreira de Carvalho Marques (Coordenadora)
Prof. Dr. Fernando Antonio Simas Vaz
Prof. Dr. Lucas Mattos Duarte
Prof. Dr. Marcos Martins Gouvêa
Regimento LAMCEP: Confira aqui
Normas de utilização:
Discentes e docentes necessitam ser treinados pelos responsáveis, para terem acesso aos equipamentos do Laboratório Multiusuário de Eletroforese Capilar e Preparo de Amostras – LAMCEP. Nenhum dos equipamentos deste laboratório é operado por técnico. Favor entrar em contato com os docentes responsáveis no menu EQUIPAMENTOS.
Os usuários deverão se cadastrar no Laboratório Multiusuário de Eletroforese Capilar e Preparo de Amostras – LAMCEP, preenchendo o formulário de cadastramento. Este formulário deverá ser assinado pelo orientador, no caso de alunos de Pós-graduação e Iniciação Científica, e entregue ao responsável pelo equipamento, quando do treinamento.
NORMAS DE FUNCIONAMENTO
Os usuários deverão:
a) Zelar pelo bom funcionamento do laboratório e seus equipamentos;
b) Relatar ao(s) responsável(eis) pelo(s) equipamento(s) qualquer problema ou anormalidade;
c) Fornecer, de forma precisa, todas as informações solicitadas previamente à utilização do(s) equipamento(s);
d) Adquirir todos os materiais de consumo necessários aos experimentos a serem realizados, conforme as especificações fornecidas;
e) Fazer o registro no livro de utilização ou formulário disponibilizado, do período de utilização do equipamento, bem como qualquer anormalidade ou problema encontrado;
f) Deixar o laboratório e suas instalações nas mesmas condições que encontrou ao iniciar suas atividades;
g) Caso haja dano ao(s) equipamento(s) causado(s) por imprudência do usuário, o mesmo, ou seu orientador (no caso de estudante de graduação ou pós-graduação) deverá arcar com as despesas de reparo;
h) Informar a publicação de resultados obtidos (TCCs, dissertações e teses defendidas, trabalhos em congressos e publicações em periódicos) nos instrumentos do LAMCEP para os responsáveis pelos equipamentos.
Ao utilizar a infraestrutura do LAMCEP, o usuário ou seu orientador se comprometem em contribuir para sua manutenção e a expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento por análise ou por hora de utilização do equipamento.
Agendamento dos equipamentos: Entrar em contato com o laboratório.
Relação dos equipamentos multiusuários:
Eletroforese Capilar
Extrator Acelerado por Solvente
Endereço: Prédio da antiga Física, campus Valonguinho-Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massas – LAMEM
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Mauricio Lanznaster (Coordenador)
Profa. Marcela Cristina de Moraes
Prof. David Rodrigues da Rocha
Prof. Lucas Silva Abreu
Normas de utilização:
Os usuários deverão:
- a) Zelar pelo bom funcionamento do Laboratório e seus equipamentos;
- b) Relatar ao(s) responsável(eis) pelo(s) equipamento(s) qualquer problema ou anormalidade;
- c) Fornecer, de forma precisa, todas as informações solicitadas previamente à utilização do(s) equipamento(s);
- d) Adquirir todos os materiais de consumo necessários aos experimentos a serem realizados, conforme as especificações fornecidas;
- e) Fazer o registro no livro de utilização ou formulário disponibilizado, do período de utilização do equipamento, bem como qualquer anormalidade ou problema encontrado;
- f) Deixar o Laboratório e suas instalações nas mesmas condições que encontrou ao iniciar suas atividades;
- g) Caso haja dano ao(s) equipamento(s) causado(s) por imprudência do usuário, o mesmo, ou seu orientador (no caso de estudante de graduação ou pós-graduação) deverá arcar com as despesas de reparo;
- h) Informar a publicação de resultados obtidos (TCCs, dissertações e teses defendidas, trabalhos em congressos e publicações em periódicos) nos instrumentos do LAMEM para os responsáveis pelos equipamentos.
Ao utilizar a infraestrutura do LAMEM, o usuário ou seu orientador se comprometem em contribuir para sua manutenção e a expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento por análise ou por hora de utilização do equipamento.
Agendamento dos equipamentos: Em breve estará disponível uma agenda eletrônica,enquanto isso, enviar email para coordenação ml@id.uff.br .
Relação dos equipamentos multiusuários:
Espectrômetro de Massas (Single-Quad/ESI/APCI)
Cromatógrafo Líquido de Alta Performance (HPLC-MS) Flexar SQ-300 MS da Perkin Elmer.
Endereço: Instituto de Química– Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de Espectroscopia – LAME
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Glaucio Braga Ferreira (Coordenador)
Prof. Fabio da Silva Miranda
Profa Isakelly Marques
Profa. Célia Machado Ronconi
Profa. Maria Domingues Vargas
Prof Mauricio Lanznaster
Prof. Wagner Felippe Pacheco
Normas de utilização:
Discentes e docentes necessitam ser treinados pelos responsáveis, para terem acesso aos equipamentos do LAME. Nenhum dos equipamentos deste laboratório é operado por técnico. Favor entrar em contato com os docentes responsáveis no menu EQUIPAMENTOS.
Os usuários deverão se cadastrar no LAME, preenchendo o formulário de cadastramento. Este formulário deverá ser assinado pelo orientador, no caso de alunos de Pós-graduação e Iniciação Científica, e entregue ao responsável pelo equipamento, quando do treinamento.
NORMAS DE FUNCIONAMENTO
Os usuários deverão:
- Zelar pelo bom funcionamento do Laboratório e seus equipamentos;
- Relatar ao(s) responsável(eis) pelo(s) equipamento(s) qualquer problema ou anormalidade;
- Fornecer, de forma precisa, todas as informações solicitadas previamente à utilização do(s) equipamento(s);
- Adquirir todos os materiais de consumo necessários aos experimentos a serem realizados, conforme as especificações fornecidas;
- Fazer o registro no livro de utilização ou formulário disponibilizado, do período de utilização do equipamento, bem como qualquer anormalidade ou problema encontrado;
- Deixar o Laboratório e suas instalações nas mesmas condições que encontrou ao iniciar suas atividades;
- Caso haja dano ao(s) equipamento(s) causado(s) por imprudência do usuário, o mesmo, ou seu orientador (no caso de estudante de graduação ou pós-graduação) deverá arcar com as despesas de reparo;
- Informar a publicação de resultados obtidos (TCCs, dissertações e teses defendidas, trabalhos em congressos e publicações em periódicos) nos instrumentos do LAME para os responsáveis pelos equipamentos.
Ao utilizar a infraestrutura do LAME, o usuário ou seu orientador se comprometem em contribuir para sua manutenção e a expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento por análise ou por hora de utilização do equipamento.
Agendamento dos equipamentos:
Entrar em contato com o cordenador do laboratório.
Relação dos equipamentos multiusuários:
Endereço: Instituto de Química– Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de Fisiologia e Farmacologia – LAMFFA
Composição do Comitê Gestor:
Profa. Natália Galito Rocha Ayres (Presidente do Comitê Gestor)
Prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega
Profa. Karen de Jesus Oliveira
Profa. Elizabeth Maróstica
Profa. Regina Célia Cussa Kubrusly
Prof. Dangelo Carlo Magliano
Regimento LAMFFA: Confira aqui
Normas de utilização:
O acesso ao LAMFFA é feito após cadastro do usuário e aprovação do Comitê Gestor. O cadastro é realizado pelo preenchimento do formulário, disponível em: https://forms.gle/egqtMb9SDfox5jxp9.
Dentre os 10 equipamentos cadastrados no LAMFFA, seis deles requerem agendamento eletrônico via Google Agenda com, no mínimo, 24 horas de antecedência. São eles:
- Analisador de Partículas;
- ChemiDoc MP;
- Microscópio Axio Observer A1;
- Leitora de microplacas;
- Centrífuga Eppendorf;
- Analisador de Óxido Nítrico.
Após aprovação do cadastro, o usuário receberá um e-mail contendo o link de acesso à agenda. Os quatro equipamentos descritos abaixo não requerem agendamento eletrônico, porém possuem regras específicas de utilização:
- O Freezer -80ºC está presente no LACE e pode ser aberto apenas nos seguintes horários: 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. É importante que seja feito o registro da abertura do freezer (nome e horário) na planilha de controle presente na porta do equipamento.
- O Sistema de Purificação Milli-Q Reference está disponível no horário de 8h às 17h. É necessário trazer água destilada no mesmo volume a ser adquirido. Posteriormente, deve ser feito o registro de uso no caderno localizado ao lado do equipamento, constando identificação do usuário e volume de água ultrapura adquirida.
- Para a utilização do Banho de órgãos isolado o agendamento pode ser feito no Laboratório de Farmacologia Experimental do Instituto Biomédico (sala 310 – Bloco E) ou entrando em contato com a professora responsável pelo equipamento, Fernanda Brito, pelo e-mail: brito_fernanda@id.uff.br.
- Já para os equipamentos alocados no biotério como o Rack Isolador Positivo, o agendamento é feito de forma manual (através de livro de registro presente no biotério) e o acesso deverá ser autorizado pelo bioterista Redinei Laurindo – redineiuff@gmail.com
ATENÇÃO: A chave do laboratório (sala 410 – Bloco E) se encontra no Laboratório de Ciências do Exercício (LACE), localizado na sala 110 do Bloco E no Instituto Biomédico. É necessário que o usuário, ao pegar a chave, registre no livro de acesso ao LAMFFA, também localizado na sala 110, colocando nome, horário e número de contato.
Para maiores informações, entre em contato com nossa equipe via e-mail: lamffauff@gmail.com
Agendamento dos equipamentos: O acesso ao LAMFFA é feito após cadastro do usuário e aprovação do Comitê Gestor. O cadastro é realizado pelo preenchimento do formulário, disponível em: https://forms.gle/egqtMb9SDfox5jxp9.
Relação dos equipamentos multiusuários:
Banho de Órgãos Isolado |
Rack Isolador Positivo |
Centrífuga 5430R Eppendorf |
Centrífuga Refrigerada Sorvall ST16-R Thermo Scientific |
Contador de partículas Z2 (Contador de Células) – Beckman Coulter |
Ultra Freezer CL374-80V – ColdLab |
Leitora de microplacas Synergy H1 Hybrid Reader – Biotek |
Milli-Q Reference – Merck Millipore |
Microscópio Axio Observer A1 – Carl Zeiss |
Analisador de Óxido Nítrico Sievers 280i |
ChemiDoc MP, Bio-Rad |
Coagulômetro |
Agregômetro |
Endereço: Instituto Biomédico –Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de Fisiologia Integrativa – LAMFI
Composição do Comitê Gestor:
Prof.º Dr. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega
Prof.ª Dra. Natália Galito Rocha Ayres
Prof.º Dr. Pedro Paulo Soares da Silva
Prof.ª Dra. Christianne Bretas Vieira Scaramello
Normas de utilização:
Para terem acesso ao LAMFI, os usuários devem seguir as seguintes orientações:
- Conhecer e respeitar o regimento do LAMFI e suas regras de funcionamento, assim como as orientações dos responsáveis pelos equipamentos;
- Zelar pelo bom funcionamento do LAMFI e seus equipamentos;
- Não permitir a saída de materiais ou equipamentos sem a permissão do Comitê Gestor;
- Agendar previamente a utilização dos equipamentos, com antecedência mínima de um dia;
- Relatar qualquer problema ou anormalidade aos responsáveis pelos equipamentos;
- Fornecer informações precisas antes de utilizar os equipamentos;
- Adquirir os materiais de consumo necessários aos experimentos conforme as especificações fornecidas;
- Registrar no livro ou formulário a utilização do equipamento, incluindo o período, o responsável e quaisquer problemas encontrados;
- Deixar as instalações do LAMFI nas mesmas condições em que foram encontradas;
- Caso ocorra dano aos equipamentos devido à imprudência do usuário, o responsável ou orientador deverá arcar com as despesas de reparo;
- Incluir um agradecimento ao LAMFI nas publicações que utilizarem os dados obtidos através dos equipamentos, e assinar um termo de compromisso.
Os usuários que desrespeitarem este regimento ou as orientações recebidas poderão ter seu acesso suspenso pelo Coordenador.
Agendamento dos equipamentos: Fale conosco através desse link:https://lamfi.uff.br/fale-conosco/
Relação dos equipamentos multiusuários:
Aparelhos de Ultrassonografia e Doppler |
BIOPAC Systems |
Cicloergômetro Sportop |
Dual Bio Amp |
Eletrocardiógrafo 12 canais |
Eletrocardiógrafo Wincardio |
NIRS Oxiplex |
NIRS Oximon |
Esteira Imbramed |
Power lab 8/35 |
Finometer |
Nerve traffic analysis system |
Hokanson |
Stimulus Isolator |
Vo2000 |
Endereço: Instituto Biomédico –Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de Microscopia Eletrônica – LMME
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Gláucio Soares da Fonseca – Coordenador Técnico
Prof. Ladário da Silva
Profa. Fabiane Roberta Freitas da Silva
Profa. Nadja Valéria Vasconcellos de Avila
Prof. Luiz Carlos da Silva Nunes
Normas de utilização:
Do Uso
Artigo 6º – O LMME é o resultado da associação de Programas de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (de Niterói), Metalúrgica, de Telecomunicações e Física da UFF, na forma de uma rede de pesquisa.
Parágrafo Primeiro – Constituem-se em potenciais usuários do LMME qualquer Pesquisador da UFF, alunos de Pós-Graduação, Iniciantes Científicos e formandos em fase de Trabalho Final de Curso da UFF, vinculados ou não à rede de Pesquisa.
Parágrafo Segundo – Todos os usuários do LMME deverão submeter-se a esse Regimento Interno e suas normas de utilização.
Parágrafo Terceiro – Usuários externos à UFF serão autorizados a partir de proposta de utilização a ser aprovada pela Coordenação Técnica do LMME.
Agendamento dos equipamentos:
Enviar email para o laboratório: ppgem.vpm.vei@id.uff.br
Relação dos equipamentos multiusuários:
Microscópio eletrônico de varredura – MEV EVO MA 10
Endereço: Instituto Biomédico –Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de Microscopia e Fotodocumentação – LAMFO
Composição do Comitê Gestor:
Profª. Aline Araujo dos Santos Rabelo
Profª. Elizabeth Giestal de Araujo
Profª. Karin da Costa Calaza
Normas de utilização:
I- Cadastro dos usuários
- Os pesquisadores (orientadores) interessados em utilizar fotodocumentador L-Pix deverão fazer a solicitação ao comitê gestor e apresentar um resumo do seu projeto e um plano de utilização do equipamento, predizendo a freqüência de utilização (não excluindo do pesquisador a necessidade de fazer os agendamentos necessários no livro de registros). Devem também indicar os alunos que utilizarão o equipamento.
- Uma vez aprovado pelo comitê gestor, uma ficha de cadastro de usuário será entregue para que seja preenchida pelo professor responsável.
- Os usuários cadastrados só poderão operar o equipamento após receber o treinamento específico por pessoa indicada pelo comitê gestor, vide item II.
II- Gestão do equipamento: Operação do microscópio Leica DMI3000 B
- A operação do microscópio Leica DM2500 pode ser realizada pelos alunos e professores que receberem o treinamento específico oferecido pela empresa ou por pessoas previamente treinadas e indicadas pelo comitê gestor. Após o treinamento, os usuários habilitados a operar o equipamento obterão a autorização do comitê gestor, visto que não dispomos de técnico responsável pelo equipamento.
- Os usuários devem agendar os horários de utilização e anotar no caderno de registros, que ficará ao lado do microscópio Leica DM2500, seu nome, a data, o tempo de uso e qualquer intercorrência que aconteça.
- Haverá prioridade na marcação dos horários para os pesquisadores participantes do projeto.
- As imagens obtidas no computador deverão ser salvas através de CD ou DVD.
- Se o usuário não puder comparecer no dia marcado para a realização do experimento, deverá avisar com antecedência. Caso esse aviso não aconteça, após 15 minutos do horário agendado, outro usuário poderá utilizar o equipamento.
- Cada usuário deve trazer os consumíveis que serão utilizados durante o experimento. São eles: óleo de imersão, lenços pra limpeza da objetiva.
II- Gestão do equipamento: Operação do microscópio Leica DMI3000 B
-
A operação do microscópio Leica DMI3000 B pode ser realizada pelos alunos e professores que receberem o treinamento específico oferecido pela empresa ou por pessoas previamente treinadas e indicadas pelo comitê gestor. Após o treinamento, os usuários habilitados a operar o equipamento obterão a autorização do comitê gestor, visto que não dispomos de técnico responsável pelo equipamento.
-
Os usuários devem agendar os horários de utilização e anotar no caderno de registros, que ficará ao lado do microscópio Leica DMI3000 B, seu nome, a data, o tempo de uso da lâmpada de fluorescência e qualquer intercorrência que aconteça.
-
As imagens obtidas no computador deverão ser salvas através de cd, dvd ou pendrive (Com verificação prévia de possíveis vírus presentes no mesmo para evitar problemas no software).
-
Se o usuário não puder comparecer no dia marcado para a realização do experimento, deverá avisar com antecedência. Caso esse aviso não aconteça, após 15 minutos do horário agendado, outro usuário poderá utilizar o equipamento.
-
Cada usuário deve trazer os consumíveis que serão utilizados durante o experimento. São eles: óleo de imersão, lenços pra limpeza da objetiva e lâminas.
II- Gestão do equipamento: Operação do microscópio Leica DMI3000 B
-
A operação do microscópio Leica DM2500 pode ser realizada pelos alunos e professores que receberem o treinamento específico oferecido pela empresa ou por pessoas previamente treinadas e indicadas pelo comitê gestor. Após o treinamento, os usuários habilitados a operar o equipamento obterão a autorização do comitê gestor, visto que não dispomos de técnico responsável pelo equipamento.
-
Os usuários devem agendar os horários de utilização e anotar no caderno de registros, que ficará ao lado do microscópio Leica DM2500, seu nome, a data, o tempo de uso e qualquer intercorrência que aconteça.
-
Haverá prioridade na marcação dos horários para os pesquisadores participantes do projeto.
-
As imagens obtidas no computador deverão ser salvas através de CD ou DVD.
-
Se o usuário não puder comparecer no dia marcado para a realização do experimento, deverá avisar com antecedência. Caso esse aviso não aconteça, após 15 minutos do horário agendado, outro usuário poderá utilizar o equipamento.
-
Cada usuário deve trazer os consumíveis que serão utilizados durante o experimento. São eles: óleo de imersão, lenços pra limpeza da objetiva.
III- Manutenção do equipamento:
-
Todos os usuários devem contribuir com os custos de uma possível manutenção preventiva e/ou corretiva.
-
Os usuários devem zelar pela limpeza e integridade dos equipamentos.
OBS: Usuários não regulares deverão submeter um plano de utilização do mesmo, prevendo quantos dias e horas serão necessários/ semana e por quantos meses, não excluindo do pesquisador a necessidade de fazer os agendamentos necessários no livro de registros.
Agendamento dos equipamentos: Para a utilização do laboratório, indicamos que preencha o formulário anexado abaixo referente ao equipamento de interesse e envie para o email lamfouff@gmail.com. A responsável técnica irá entrar em contato informando a resposta do comitê gestor, data e horário agendados para a utilização.
Relação dos equipamentos multiusuários:
Fotodocumentador L-Pix Chemi Molecular Imaging
Microscópio invertido Leica DMI3000 B
Microscópio Leica DM2500
Endereço: Instituto Biomédico –Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de Pesquisa Biomédica – LMPB
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Vinicius Davila Bitencourt Pascoal
Profa. Caroline Fernandes dos Santos
Profa. Rebeca de Souza Azevedo
Prof. Leonardo de Souza Mendonça
Prof. Fabio Aguiar Alves
Prof. Marcos de Oliveira Barceleiro
Normas de utilização:
Normas de Utilização dos Equipamentos
Formulários serão enviados por cada responsável pelo equipamento por e-mail
- Eco Real Time PCR enviar e-mail para: viniciuspascoal@id.uff.br
- Biofreezer enviar e-mail para: leonardomendonca@id.uff.br
- Microscopio Eletronico de Varredura enviar e-mail para: marcosbarceleiro@gmail.com
Agendamento dos equipamentos: Entrar em contato com o coordenador do laboratório.
Relação dos equipamentos multiusuários:
Microscópio Eletrônico de Varredura |
Biofreezer (-86 graus célsius) |
Eco Real Time PCR (Illumina) |
Centrifugas refrigeradas de Falcon e Eppendorf |
Leitor de Elisa e Termocicladora |
Purificador de Agua Ultra Pura Miliq |
Fluxo Laminar e Estufa de CO2 para cultura celular |
Equipamentos Preparação Amostras MEV |
Leitor de Elisa – Epoch |
Contador Automático de Células – Countess II FL |
Criostato de Chão CM2850 |
Módulo Microdissecção a Laser (PALM MicroBeam ZEISS) |
Endereço: Campus da Praia Vermelha-Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuário de RMN da UFF – LaReMN
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Fernando de Carvalho da Silva
Profa. Luana da Silva Magalhães Forezi
Profa. Maria Cecília Bastos Vieira de Souza
Prof. Michael Anderson Pereira Marques
Prof. Rodrigo Bagueira de V. Azeredo
Prof. Vinícius Rangel Campos
Prof. Vitor Francisco Ferreira
Regimento LaReMN: Confira aqui
Normas de utilização:
1- Apresentação
O espectrômetro de RMN de 500MHz foi adquirido com o propósito de equipar o Laboratório Multiusuário de RMN da Universidade Federal Fluminense (LaReMNUFF), integrante do Núcleo de Caracterização de Materiais da UFF (CTINFRA/FINEP, chamada 5-2004). O espectrômetro solicitado irá juntar-se ao atual, de 300 MHz, instalado em 1995, hoje com capacidade técnica restrita por sua defasagem face à evolução da técnica de RMN, e cujas limitações representam uma barreira ao desenvolvimento das linhas de pesquisa que dependem dessa técnica.
2- Descrição do sistema
- Magneto: 11,75 Tesla (500 MHz para a frequência do 1H) com cavidade de 54 mm, ultra blindado, dotado de sistema anti-vibração e medição automática de hélio e nitrogênio, autonomia de 120 dias para a recarga de Hélio.
- Console: Três canais de radiofrequência (um canal de banda estreita capaz de excitar os núcleos 1H e 19F, e os demais de banda larga), unidade de gradiente 60-65 Gauss/cm, unidade de controle de temperatura (-150 até +250°C), amplificadores de 100 Watts e 300 Watts nos canais de banda larga.
- Sondas:
- Sólidos: 4 mm, três canais 1H-19F{15N-13C/13C-31P} e rotação no ângulo mágico (MAS – Magical Angle Spinning) de 18KHz.
- Líquidos:
- Detecção direta 5 mm, dois canais 1H-19F/15N-31P e gradiente (PFG – Pulsed Field Gradients).
- Detecção indireta 4mm, dois canais 1H{15N-31P}, PFG e MAS.
- Detecção inversa 5mm, três canais 1H{13C/X} e PFG.
3- Funcionamento dos serviços
O acesso ao equipamento poderá ser feito de três formas:
- Requisição de análises: As análises de rotina em solução poderão ser solicitadas mediante o preenchimento de uma ficha de requisição própria assinada pelo professor orientador. As amostras deverão ser entregues preparadas dentro de horário pré-estabelecido e segundo as instruções em anexo. As análises de amostras sólidas e semi-sólidas não estão contempladas nessa modalidade.
- Operação própria: O equipamento poderá ser operado por pesquisadores, técnicos ou alunos devidamente treinados e credenciados pela coordenação do LaReMN-UFF. Nesse caso, os interessados deverão utilizar o equipamento dentro do horário reservado para sua Instituição nos horários previamente agendados junto ao Comitê Gestor. Nessa modalidade, todos os recursos do equipamento poderão ser acessados, salvo a troca da sonda que será efetuada pelos técnicos do laboratório.
- Colaboração: Nos casos especiais não previstos nos itens acima, a coordenação do LaReMN-UFF poderá ser consultada sobre colaborações científicas para realizações de experimentos mais específicos ou de difícil implementação rotineira.
4 – Treinamento dos usuários
O LaReMN-UFF promoverá treinamentos básicos para credenciamento de usuários (técnico, pesquisador ou aluno) que poderão utilizar o equipamento. O treinamento será ministrado para grupos de até quatro pessoas. Em face da demanda por análises se concentrar nas pequenas moléculas orgânicas em solução, o laboratório vai oferecer rotineiramente os seguintes cursos:
- Básico de operação 1D: 1H, PRESAT, NOE-diff, 13C e DEPT.
- Básico de operação 2D: COSY, NOESY, HSQC e HMBC.
Os treinamentos nas demais potencialidades do equipamento deverão ser solicitados à coordenação (ex.: RMN heteronuclear, tripla ressonância, HR-MAS, estado sólido, etc.).
Operadores com experiência prévia na operação do sistema também serão credenciados mediante comprovação de proficiência.
5 – Armazenamento de dados
Os arquivos contendo os dados das análises de RMN serão disponibilizados para serem copiados via internet pelos usuários, para processamento em suas Instituições. Quando isto não for possível, os espectros editados em papel serão remetidos aos usuários pelo LaReMN-UFF. Cabe única e exclusivamente ao usuário a responsabilidade de efetuar o backup dos arquivos dos seus experimentos. O LaReMN-UFF manterá uma cópia dos arquivos por até um mês, contados a partir da data da disponibilização dos resultados.
6 – Gerais
O uso do sistema de 500MHz é particularmente recomendado nos seguintes casos:
- Quantidades muito pequenas ou amostras de baixa solubilidade.
- Moléculas grandes ou sistemas complexos (ex.: 2ª ordem difíceis de modelar).
- Experimentos especiais (ex.: difusão molecular, tripla ressonância).
- Amostras sólidas ou semi-sólidas.
Antes de solicitar uma análise no 500MHz, certifique-se de que o de 300MHz não é capaz de resolver o seu problema. O espectrômetro de RMN de 500MHz é uma ferramenta sofisticada e de custo de manutenção elevado. A coordenação do LaReMN-UFF tem o dever de zelar pela sua utilização consciente.
Agendamento dos equipamentos: Confira aqui
Relação dos equipamentos multiusuários:
Varian VNMRS 500MHz
Bruker Ascend 500MHz
Console Bruker AvanceNeo
Endereço: Instituto de Química– Campus Valonguinho– Centro – Niterói – RJ
Laboratório Multiusuários de Microbiologia e Parasitologia – LMMP
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Felipe Piedade Gonçalves Neves (Coordenador)
Prof. Bruno de Araújo Penna
Profa. Andréa Regina de Souza Baptista
Profa. Adriana Pittella Sudré
Prof. Rafael Brandão Varella
Profa.Jéssica Ribeiro de Lima
Prof. Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira
Prof. Allan Jeferson Guimarães
Profa. Tatiana Xavier de Castro
Normas de utilização:
O agendamento deverá ser realizado, preferencialmente, com o mínimo de 48 horas de antecedência, sob o risco de não haver disponibilidade de acesso ao laboratório no dia pretendido.
A solicitação de uso da plataforma de sequenciamento, por meio do equipamento ABI 3130 Genetic Analysis, deve ser realizada diretamente via o e-mail lmmp.mip.cmb@id.uff.br.
Para os demais equipamentos, a orientação sobre o agendamento segue abaixo:
Passo 1 – Primeiramente o usuário deve estar vinculado a uma conta IDUFF e, em seu primeiro acesso, solicitar junto ao administrador, por meio do endereço lmmp.mip.cmb@id.uff.br, o compartilhamento da AGENDA do equipamento de interesse. Na solicitação devem constar o endereço de e-mail IDUFF, o NOME e o SETOR/LABORATÓRIO com o qual o usuário possui vínculo.
Passo 2: Uma vez que o usuário tenha confirmado o compartilhamento da AGENDA do equipamento de interesse, deve acessar um dos links abaixo a fim de verificar a disponibilidade do equipamento na data e horário pretendidos:
Real-time PCR 7500 fast
Termociclador Escohealthcare 527512
Termociclador Veriti 510913
Passo 3 – Após a verificação da disponibilidade, o usuário deve acessar o formulário de agendamento por meio do link abaixo:
https://forms.gle/xk6kSx9TMVhKLVPK8
Em seguida, preenche-lo devidamente, encaminhando-o ao administrador do LMMP. Após estes passos o agendamento estará confirmado.
CANCELAMENTO DE RESERVA: Se houver a impossibilidade do usuário utilizar o equipamento no período agendado, o cancelamento da reserva DEVE, necessariamente e com a antecedência devida, ser solicitado diretamente ao técnico responsável ou por meio do e-mail lmmp.mip.cmb@id.uff.br.
INDISPONIBILIDADE DO EQUIPAMENTO: Qualquer alteração quanto à disponibilidade do equipamento será informada ao usuário com antecedência, quando assim for possível, por meio do e-mail indicado pelo mesmo no formulário de reserva.
Em caso de dúvidas ou sugestões favor entrar em contato com o endereço lmmp.mip.cmb@id.uff.br.
Agendamento dos equipamentos: Confira aqui
Relação dos equipamentos multiusuários:
Sequenciador capilar automático |
Real Time PCR |
Termociclador com gradiente |
Espectrofotômetro NanoDrop |
Sistema de Eletroforese em Campo Pulsado (PFGE) |
Extrator de DNA automatizado |
Freezer -80 graus |
Centrífuga refrigerada |
Sistema de foto-documentação digital de géis |
Lavadora e leitora de ELISA |
Sistema de ultra-purificação de Água |
Endereço: Nova Friburgo-RJ
Laboratório Unidade de Pesquisa Experimental em Caprinos e Ovidos – UNIPECO
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Felipe Zandonadi Brandão
Prof. Dr. Mário Felipe Alvarez Balaro
Prof. Dr. Carlos Otávio de Paula Vasconcelos
Profa. Nathalie Cunha
Profa. Joanna Maria Gonçalves de Souza-Fabjan
Regimento UNIPECO: Confira aqui
Normas de utilização:
Para terem acesso a UniPECO, os usuários deverão seguir as seguintes orientações:
– conhecer e respeitar o regimento da UniPECO e suas regras de funcionamento, assim como seguir as orientações fornecidas pelo responsável;
– ter conhecimento dos procedimentos operacionais padrão (POP) disponíveis;
– zelar pelo bom funcionamento do Laboratório e seus equipamentos;
– seguir agenda de uso das instalações e equipamentos;
– adquirir os animais e custear as despesas de manutenção dos mesmos;
– adquirir todos os materiais de consumo necessários aos experimentos a serem realizados, conforme as especificações fornecidas ou ressarcir as despesas com o material utilizado;;
– seguir as orientações quanto a armazenagem das amostras, bem como da sua identificação e organização;
– enviar formulários solicitados (termo de consentimento);
– seguir as orientação do Médico Veterinário quanto ao bem-estar dos animais e também
– enviar projeto aprovado pelo o Colegiado de Unidade da Faculdade de Veterinária, bem como certificado do CEUA;
– fazer o registro no livro de utilização ou formulário disponibilizado, do período de utilização do equipamento, bem como qualquer anormalidade ou problema encontrado;
– deixar o Laboratório nas mesmas condições que encontrou ao iniciar suas atividades;
– caso haja dano ao(s) equipamento(s) causado(s) por imprudência do usuário deverá arcar com as despesas de reparo;
– não utilizar os funcionários do Laboratório para rotina de experimentação;
– seguir orientações do Médico Veterinário responsável pela saúde dos animais e emprego das boas práticas do Laboratório;
– experimentos que envolverem a necessidade de procedimentos cirúrgicos haverá a necessidade de um médico veterinário para a realização do procedimento e também responsável pelos os procedimentos anestesiológicos;
– informar ao coordenador do laboratório as publicações geradas em decorrência da utilização do Laboratório;
– Na seção de metodologia deverá ter a informação do local de realização do estudo;
– ao utilizar a infraestrutura da UniPECO, o usuário se compromete em contribuir para sua manutenção e a expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento de serviços prestados de manutenção de animais experimentais e uso das instalações. Poderão ser realizadas parcerias científicas entre os pesquisadores para a realização de experimentos nos quais não serão gerados custos;
Agendamento dos equipamentos: Entrar em contato com o professsor Felipe Zandonadi Brandão.
Relação dos equipamentos multiusuários:
Autoclave |
Estação Meteorológica |
Picadeira |
Bloco Térmico KACIL |
Termômetro Digital |
Microscópio Zeiss óptico |
Microscópio Zeiss contraste de fase |
Banho Maria |
Centrifuga centrifuga fanem baby I |
balança Marca Marte AS2000C |
fluxo laminar horizontal Pachane Modelo PA22A |
Centrifuga centrifuga fanem excelsa ii 206 bl |
Vortex FANEM |
Estufa bacteriológica |
Descongelador de Sémen WTA |
Incubadora NAPCO |
Microscópio Estereoscópico Olimpus |
Microscópio JENA |
Microscópio CASA |
PC DELL CASA |
Monitor Dell CASA |
Botijão de Nitrogênio MVR – 33 l |
Botijão de Nitrogênio IMV – 20 l |
Mesa Aquecedora WTA |
balança Urano 15/5 |
mesa aquecedora Master Digital SA300 |
Maquina de Congelar Sêmen e Embriões |
Destilador |
Seladora |
Carrinho de anestesia |
Ultrasom SIUI |
Fonte de Luz Stryker para laparoscópio |
Camera para laparoscopico |
Monitor Phillips |
Estufa |
Eletroejaculador |
DL 1000 Multiparâmetro Touch Screen |
DL 400 Foco Cirúrgico – pedestal |
Estufa de secagem |
Ultrasom Aquila |
Aparelho de Ultrassonografia Doppler SonoScape modelo S6 |
Condicionador de Ar SAMSUMG |
Centrifuga Oleman |
Transdutor linear endoretal 6/8 |
Transdutor 5/7,5 R-10 |
Endereço: Faculdade de Farmácia- Niterói – RJ
Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual – LUPA
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Rafael de Luna Freire (Coordenador)
Prof. Fabián Núñez
Prof. Fernando Morais da Costa
Profa. Hadija Chalupe
Prof. João Luiz Vieira
Profa. Marina Tedesco
Prof. Reinaldo Cardenuto
Normas de utilização: A definir
Agendamento dos equipamentos: Para agendamento https://lupa.uff.br/fale-conosco/
Relação dos equipamentos multiusuários:
Ilha de edição para operação do scanner |
Mesa enroladeira |
Network Attached Storage |
Scanner para filmes cinematográficos |
Endereço: Escola de Engenharia–Campus Praia Vermelha– Niterói – RJ
Laboratórios de Preparo e Produção in vitro de Embriões – LPMPIVE
Composição do Comitê Gestor:
Profª Drª. Joanna Maria Gonçalves de Souza Fabjan
Prof. Dr. Felipe Zandonadi Brandão
Prof. Dr. André Luis Rios Rodrigues
Prof. Dr. José Antonio Silva Ribas
Prof. Dr. Jeferson Ferreira da Fonseca
Prof. Dr. D’Angelo Carlo Magliano
Dr. Ribrio Ivan Tavares Pereira Batista
Regimento LPMPIVE: Confira aqui
Normas de utilização:
Para terem acesso ao serviço do LPMPIVE, os usuários deverão seguir as seguintes orientações:
1. Conhecer e respeitar o regimento do LPMPIVE e suas regras de funcionamento, assim como seguir as orientações fornecidas pelo responsável;
2. Zelar pelo bom funcionamento do Laboratório e seus equipamentos;
3. Adquirir todos os materiais de consumo necessários aos experimentos a serem realizados, conforme as especificações fornecidas;
4. Fazer o registro no livro de utilização ou formulário disponibilizado, do período de utilização do equipamento, bem como qualquer anormalidade ou problema encontrado;
5. Deixar o Laboratório e suas instalações nas mesmas condições que encontrou ao iniciar suas atividades;
6. Caso haja dano ao(s) equipamento(s) causado(s) por imprudência do usuário deverá arcar com as despesas de reparo;
7. Informar ao coordenador do LPMPIVE as publicações geradas em decorrência da utilização do laboratório;
8. Na seção de agradecimentos do artigo o qual em sua metodologia utilizou os equipamentos do LPMPIVE deverá conter um destaque ao LPMPIVE;
9. Ao utilizar a infraestrutura do LPMPIVE, o usuário se compromete em contribuir para sua manutenção e a expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento por hora de utilização do equipamento. Poderão ser realizadas parcerias científicas entre os pesquisadores para a utilização dos equipamentos, os quais não serão gerados custos;
10. Preencher o Termo de Compromisso e enviá-lo em formato .pdf para o e-mail lpmpive.uff@gmail.com. O campo de “Assunto” do e-mail deve conter: [PROGEM – Termo de Compromisso].
11. Os usuários que desrespeitarem este regimento, as regras e as orientações recebidas, poderão ter seu acesso ao Laboratório suspenso pelo Coordenador.
Agendamento dos equipamentos:
Para utilização do microscópio eletrônico de transmissão enviar e-mail para lpmpive.uff@gmail.com
Relação dos equipamentos multiusuários:
5. Sistema de água bi-destilada – MilliQ (MilliPore) |
7. Incubadora de três gases da empresa (Thermo Scientific) |
8. Estereoscópico (Lambda) |
9. Estereoscópico (Nikon) |
10. Microscópio invertido (OLIMPUS IX70) |
13. Transportador de oócitos (WTA) |
14. Transportador de embriões (WTA) |
15. Estereoscópico SMZ 800 (Nikon) |
16. Microcentrífuga (DataMed) |
17. qPCR – Quantstudio 3 (ThermoFisher) |
18. Nanodrop lite (ThermoFisher) |
Endereço: Instituto de Arte e Comunicação Social-Niterói – RJ
Plataforma de Microscopia Eletrônica do Instituto de Biologia – MEIB
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Saulo Cabral Bourguignon
Profa. Carolina Nascimento Spigel
Prof. Gutemberg Gomes Alves
Profa. Suelen Adriani Marques
Profa. Maria Denise Feder
Profa. Carla Eponina
Normas de utilização:
Normas de Utilização do MET e do Ultramicrótomo
1. Autorização e Compromisso do Usuário
Os candidatos a usuários devem submeter um breve resumo do projeto de pesquisa ao Comitê Gestor para autorização do uso do equipamento. Além disso, devem preencher um termo de compromisso comprometendo-se a citar a Plataforma de Microscopia Eletrônica – Instituto de Biologia/UFF nos agradecimentos de artigos, teses e dissertações, bem como conferir créditos a esta junto às agências de fomento do projeto.
Modelo de Termo de Compromisso
Eu, (Nome do Pesquisador), lotado no departamento (Nome do Departamento) do (Instituto, Faculdade, Escola) da Universidade (Nome da Universidade), comprometo-me a incluir o devido agradecimento em artigos, teses, dissertações e projetos cujos resultados tenham sido obtidos por meio do uso do microscópio eletrônico de transmissão JEM 1011 do Instituto de Biologia da UFF. Caso a devida citação não ocorra, o usuário perderá o direito de utilizar o microscópio.
Modelo Padrão de Agradecimento
Agradecemos ao Instituto de Biologia da UFF por nos permitir utilizar o Microscópio Eletrônico de Transmissão JEM 1011 e pelo suporte técnico do Biólogo Rômulo Custódio dos Santos para operação e captura de imagens.
Observação: No caso de utilização do JEM 1011 para estudo de casos clínicos ou investigações diagnósticas, o microscópio deverá ser citado nos relatórios, projetos e agradecimentos.
2. Procedimento para Agendamento
2.1 – O agendamento do equipamento será feito exclusivamente pelo site da plataforma de microscopia (www.meib.uff.br) com antecedência mínima de uma semana da data pretendida.
2.2 – O usuário receberá um e-mail de confirmação do agendamento. Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, deve entrar em contato com o técnico responsável.
2.3 – O agendamento poderá ser feito nos seguintes períodos:
- Manhã: 9h às 12h
- Tarde: 13h às 16h (dependendo da disponibilidade do técnico)
- Se houver alta demanda, o uso poderá ser restringido a no máximo duas vezes por semana, com intervalo mínimo de três dias entre as sessões.
2.4 – O cancelamento do horário deverá ser feito por e-mail com pelo menos 48 horas de antecedência. O não comparecimento sem notificação prévia poderá resultar em penalização e restrição do acesso ao equipamento.
3. Procedimento para Uso do MET
3.1 – O usuário deve comparecer ao laboratório com, no mínimo, 10 minutos de antecedência para receber orientações técnicas. Atrasos superiores a 30 minutos sem aviso prévio resultarão na perda do horário agendado, sem possibilidade de compensação.
3.2 – Recomenda-se, no máximo, três usuários por sessão, salvo exceções para demonstrações a alunos.
3.3 – O equipamento só poderá ser manuseado na presença do técnico responsável, cabendo ao usuário apenas a análise do material.
3.4 – O técnico responsável orientará o usuário sobre comandos básicos (manuseio, foco e aquisição de imagem), mas o usuário não poderá:
- Ajustar a coluna do equipamento;
- Realizar ajustes finos e alinhamentos;
- Manusear o porta-grade.
Observação: Professores da RPCV, após treinamento, poderão solicitar autorização do Comitê Gestor para operar o MET sem a presença do técnico.
3.5 – O material deve estar adequadamente processado e pronto para análise. Recomenda-se que as grades tenham sido contrastadas com pelo menos 24 horas de antecedência para evitar umidade na coluna e possíveis danos ao equipamento.
3.6 – É terminantemente proibido o uso de pendrives no computador acoplado ao MET. O descumprimento desta regra resultará no cancelamento do acesso ao equipamento.
3.7 – Após o uso, o técnico salvará as imagens em mídia digital previamente checada e aprovada. O usuário deverá fornecer um DVD/CD virgem para a cópia das imagens.
4. Procedimento para Utilização do Ultramicrótomo
A utilização do ultramicrótomo seguirá as mesmas normas estabelecidas para o MET até o item 3.2. Além disso, os seguintes procedimentos devem ser observados:
4.1 – O equipamento só poderá ser manuseado pelo técnico responsável ou por usuários previamente treinados e autorizados pelo Comitê Gestor.
4.2 – Usuários externos ao Instituto de Biologia deverão fornecer sua própria faca de diamante ou navalha de vidro para corte do material.
5. Observações Gerais
5.1 – Professores e pesquisadores de outras universidades e centros de pesquisa poderão utilizar a plataforma, desde que sigam estas normas e mediante colaboração ou pagamento por hora de uso.
5.2 – Quaisquer situações omissas neste documento serão resolvidas pelo Comitê Gestor.
Estas normas visam garantir o uso eficiente, seguro e responsável dos equipamentos da Plataforma de Microscopia Eletrônica do Instituto de Biologia/UFF.
Agendamento dos equipamentos: Para utilização do microscópio eletrônico de transmissão enviar e-mail para: meib@proppi.uff.br
Relação dos equipamentos multiusuários:
Metalizador DENTON VACUUM DESK V |
RMC KNIFEMAKER GKM-2 GLASS |
RMC Ultramicrótomo PT-X |
RMC Ultramicrotomo PT-X |
RMC Micrótomo MT-990 |
JEOL TEM JEM 1011 |
Endereço: Faculdade de Veterinária– Niterói – RJ
Plataforma Multiusuário de Micro Tomografia Computadorizada – Micro CT
Composição do Comitê Gestor:
Prof. André Maués Brabo Pereira
Profa. Carla Semiramis
Profa. Janine Vieira
Prof. Ricardo Leiderman
Prof. Rodrigo Bagueira
Prof. Rodrigo Menezes Raposo de Almeida
Regimento Micro CT: Confira aqui
Normas de utilização:
Procedimento para utilização dos equipamentos:
1. Cadastre-se como Usuário
2. Verifique um horário disponível na Agenda do laboratório: AGENDA-Tomografo e AGENDA-Avizo
Agendamento dos equipamentos:
Procedimento para utilização dos equipamentos:
1. Cadastre-se como Usuário
2. Verifique um horário disponível na Agenda do laboratório: AGENDA-Tomografo e AGENDA-Avizo
Relação dos equipamentos multiusuários:
Avizo
Micro CT Scanner
Endereço: Fazenda Escola-Cachoeiras de Macacu
Unidade Multiusuário em Geoquímica de Gases, Águas e Sedimentos da Universidade Federal Fluminense – GAS-UFF
Composição do Comitê Gestor:
Prof. Humberto Marotta Ribeiro.
Prof. Carlos Augusto Ramos e Silva.
Profa. Luciane Silva Moreira.
Prof. Renato Campello Cordeiro.
Prof. Wilson Thadeu Valle Machado
Prof. Sorele Batista Fiaux
Regimento GAS – UFF: Confira aqui
Normas de utilização:
DA UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS
Art. 16º – Os equipamentos multiusuários serão disponibilizados para pesquisadores de instituições públicas ou privadas, conforme as seguintes regras:
- 1º- A utilização será facultada aos pesquisadores e instituições públicas ou privadas com projetos aprovados pelo Comitê Gestor da GAS-UFF, sendo o agendamento das atividades feito por meio do sítio eletrônico da unidade (www.gasuff.sites.uff.br).
- 2º- Os equipamentos multiusuários serão operados por técnicos, alunos e/ou pesquisadores, os quais apresentem comprovadamente conhecimento e domínio dos procedimentos analíticos e aprovação pelo coordenador da GAS-UFF.
- 3º Os equipamentos multiusuários do NAB/UFF e IGEO/UFF serão disponíveis aos usuários de segunda a sexta-feira, das 9:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Horários alternativos dependerão de autorização específica da Coordenação do NAB/UFF ou IGEO/UFF, dependendo do espaço físico de utilização;
- 4º O uso dos equipamentos obedecerá a normas específicas aprovadas pelo Comitê Gestor da GAS-UFF.
- 5º Solicitação de análises deverão ser aprovadas pelo Coordenador da GAS-UFF, enquanto aqueles rejeitados poderão ser encaminhados ao Comitê Gestor para reconsideração com a devida justificativa e fundamentação de viabilidade técnica, o qual deliberará em última instância sobre sua aprovação.
- 6º Os projetos de pesquisa que utilizarem materiais biológicos deverão apresentar as devidas aprovações prévias do respectivo Comitê de Ética quando necessário.
- 7º Não há a obrigatoriedade de se incluir coautoria nas publicações para o Coordenador e/ou quaisquer membros do Comitê Gestor, salvo se houver contribuição decisiva no planejamento experimental, análise e/ou discussão dos resultados, o que deve ser necessariamente combinado previamente entre os participantes.
- 8º As publicações geradas incluindo artigos, teses e dissertações pelos grupos de pesquisa que utilizaram a GAS-UFF deverão fazer menção do seu uso nas seções de Agradecimentos.
§ 9º Casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor da GAS-UFF.
Agendamento dos equipamentos:
Antes de agendar sua análise, solicitamos que consulte os nossos Procedimentos de Operação Padrão (POP) e orientações para o preparo das amostras na guia Análises.
O agendamento do Cromatógrafo Gasoso (Agilent Technologies 7890B, detectores TCD e FID) para determinação de alta precisão das concentrações de dióxido de carbono e metano em amostras gasosas é estabelecido pelo critério de utilização e agendamento da Unidade Multiusuária de Gases de Efeito Estufa e Combustíveis Voláteis (GAS-UFF).
Os agendamentos acontecem pelo site da GAS-UFF (http://gasuff.uff.br/agendamento/). Os critérios para leitura de amostra são:
- Prazo de entrega dos resultados: a combinar dependendo da fila de amostras, mas comumente é de até 30 dias;
- Composição da amostra (trabalhamos com a quantificação de CH4 e CO2);
- Concentração entre 0,50 e 1999,00 µmol/mol de metano (CH4 ) e 106 e 5000 µmol/mol de dióxido de carbono (CO2);
- Tempo de degradação da amostra (Validade máxima até 30 dias após a coleta).
Relação dos equipamentos multiusuários:
Câmara de Atmosfera Controlada |
Analisador de Razão Isotópica |
Banho Termostático |
Cromatógrafo Gasoso |
Analisador de Carbono de Sedimentos e Solos |
Endereço: Instituto de Geociências– Campus Praia Vermelha– Niterói – RJ