Os zumbis se espalharam como um vírus para fora do cinema e infectaram quadrinhos, literatura, séries de televisão e jogos digitais. Agora eles também chegam à Eduff com o mais recente lançamento “Breve história do zumbi e de seus avessos”, de Louise Carvalho. No livro, o monstro é apresentado como uma vítima fatal do erro tecnocientífico e da maldade humana.
Se na modernidade o zumbi era uma metáfora para o trabalhador incansável, na contemporaneidade ele se tornou uma pessoa doente, infectada e, sobretudo, perigosa. Hoje, observam-se mais características humanas contidas nessas criaturas do que traços monstruosos, sendo mais compreendidas como vítimas do que como a causa de toda a catástrofe apocalíptica.
Para além da invasão dos zumbis nos meios de comunicação, em “Breve história do zumbi e de seus avessos”, Louise Carvalho expõe os deslocamentos e as transformações de sentido sobre esse monstro ao longo do tempo.
Sobre a autora
Louise Ferreira Carvalho é graduada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atualmente cursa o doutorado.