O projeto de extensão Caminhos para o Bem Viver Bajo el Radar Político tem por objetivo colocar em diálogo a Universidade Federal Fluminense e o grupo comunitário Teia de Solidariedade da Zona Oeste com o objetivo de fortalecer as lutas em curso a partir da produção de memória das atividades realizadas pelo movimento, do registro de História Oral de suas articuladoras e do apoio técnico para diversas demandas que vão surgindo no contexto dessa relação. Dentre as ações previstas, está uma visita técnica mensal na Feira da Roça Agroecologia e Cultura/FRAC, local de convergência de diversas articuladoras comunitárias da Teia ZO, dos agricultores e agricultoras tradicionais e quilombolas do maciço da Pedra Branca e dos quintais produtivos, além dos vários projetos que se encontram em execução.
Nossa equipe extensionista testemunhou e contribuiu na execução do evento “Arraiá da Juventude em Ação: A transformação está em nossas mãos”, conheceu a experiência da Feira Solidária e o uso da moeda social para compra de alimentos frescos agroecológicos por famílias das comunidades do entorno, visitou a sede da Associação de Moradores/AMAVAG e realizou uma primeira visita na Comunidade de Santa Luzia.
A visita ao território de Vargens para acompanhar todos esses processos foi muito importante para conhecer as dinâmicas locais. O trabalho de campo é essencial e imprescindível para que nós, pesquisadores e pesquisadoras, possamos nos aproximar de uma realidade social, sem idealizações e exageros. Deste modo, poderemos, a partir dos problemas e demandas apresentados, nos colocar à disposição para somar em suas lutas.
Equipe de estudantes extensionistas: Mariana Teixeira (bolsista proex), Beatriz Freitas, Rebecka Dantas, André Travaglini e Barbara Massot
Coordenação Mariana Bruce (IHT/GHT)