Informe

Vento Solar – Uma proposta de capacitação para o mercado

Aconteceu no dia 29 de março de 2018, nas instalações do Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael em Jurujuba, a formatura de mais uma turma do Curso de Capacitação para Atuação no Mercado de Energias Renováveis, com foco em energia fotovoltaica. Na mesma ocasião, novo grupo teve início.  

O curso de extensão, coordenado pelo Prof. Marcos Teixeira, da Graduação em Engenharia Agrícola da UFF, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael, representado por Thiago Marques e Raphael Avellar, diretor operacional da ERSol, empresa de energias renováveis e sustentabilidade. O apoio ao evento, bem como os certificados aos concluintes, coube à PROEX.

Segundo a aluna de engenharia agrícola Lorena L. Ramos, a primeira turma do curso teve início no segundo semestre de 2017. Na ocasião, 44 alunos se formaram com direito à certificação. A carga horária foi de 11 aulas com duração de 3 horas cada, totalizando 33h de curso. No primeiro semestre de 2018, 119 candidatos foram inscritos e 60 vagas foram disponibilizadas. A carga horária deste novo grupo, que se iniciou no dia 29 de março, será de 17 aulas, com duração de 4 horas cada, totalizando 68h de curso. O público-alvo são alunos na faixa etária entre 16 e 29 anos. 

“Nosso objetivo é capacitá-los para esse crescente mercado, oferecendo um curso de alta qualidade. Tanto com a parceria do Instituto Rumo Náutico, da UFF, quanto da empresa ERSol (que possui larga experiência em atuar no mercado fotovoltaico). A tendência é aumentar a procura e, posteriormente, a abertura de novas turmas e, novos públicos-alvos”, diz a estudante.

Raphael Avellar, que também atua no curso como tutor, destacou a importância da capacitação para atuar no segmento de energias renováveis no mercado brasileiro: “Ampliar as oportunidades de formação dos participantes, contribuindo para a cidadania. É de suma importância, a parceria de uma ONG, uma empresa privada e uma instituição federal do porte da UFF (que apoia e participa na integridade desse projeto) ajudando a sociedade como um todo”.

Pular para o conteúdo