Vice-reitor reafirma necessidade do repasse do orçamento completo de 2017 para atendimento à comunidade e continuidade dos projetos
A mobilização e articulação da Universidade Federal Fluminense com as instituições federais de ensino foram importantes para a liberação de parte dos recursos, destinados às universidades e institutos federais, pelo Governo Federal. Os reitores e vice-reitores participaram de encontros em Brasília e no Rio de Janeiro e cobraram o repasse retido.
No último encontro, no Rio, o vice-reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega, reiterou a necessidade da liberação urgente do orçamento total deste ano, já que as universidades estão sob pressão orçamentária para suprir suas carências e demandas. “Estamos satisfeitos que a mobilização tenha produzido efeito imediato, com repasse financeiro de cerca de R$ 11 milhões para a UFF. Com esses recursos vamos ser capazes de pagar parte dos nossos compromissos, com prioridade para bolsas estudantis, funcionamento do bandejão e insumos para pesquisas, entre outros”, explicou o vice-reitor.
Segundo Antonio Claudio da Nóbrega, é importante também não ficar parado e trabalhar para a liberação do orçamento completo de 2017. “Ainda temos a expectativa de receber R$ 15 milhões do nosso orçamento, que já é um orçamento apertado e precisa que o Governo faça o descontingenciamento para a UFF”, afirmou.
De acordo ainda com o vice-reitor, já há um trabalho e luta por 2018, no caminho de articulação com o relator do orçamento, para que as instituições de ensino tenham, no mínimo, o orçamento de 2016 corrigido pela inflação. “Queremos com essas ações dar condições para que a comunidade da UFF possa desempenhar suas competências, como sempre foi capaz, e manter o seu trabalho em alto nível”, ressaltou o vice-reitor da UFF.