Pular para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Informe

UFF transforma comunicação institucional com avanços em 2024

A comunicação institucional conecta a universidade à sociedade, transmitindo sua missão, valores e conquistas. Em 2024, a gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da Superintendência de Comunicação Social (SCS), reafirmou esse papel com inovações como o lançamento do novo site, fortalecimento das redes sociais e maior presença na mídia. Essas ações aproximaram a UFF da comunidade e tornaram o acesso à informação mais eficiente.

“Nossas ações priorizaram a transparência, o diálogo e a disseminação de informações de qualidade, fortalecendo o papel transformador da UFF como uma universidade pública de excelência. Buscamos integrar ainda mais a comunidade acadêmica à sociedade, promovendo acesso à informação confiável, nos fortalecendo como referência e criando conexões que geram impacto positivo no desenvolvimento social e educacional do país,” afirmou o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

Novo site da UFF: Uma experiência renovada para o público
Entre os destaques, está o lançamento do novo site institucional da UFF. Fruto de dois anos de trabalho colaborativo, o portal foi apresentado oficialmente no dia 9 de setembro, com melhorias que incluem um design mais moderno, funcionalidade aprimorada e alinhamento com as melhores práticas de acessibilidade digital. A iniciativa envolveu equipes multidisciplinares e uma integração com diversos setores da universidade, além de pesquisas baseadas em User Experience, para a implementação de melhorias no principal portal de comunicação da UFF, promovendo um canal mais intuitivo e dinâmico para a comunidade acadêmica e o público externo.

Presença Digital
A Universidade consolidou sua presença nas redes sociais com um crescimento expressivo em 2024. O Instagram alcançou 1,2 milhão de pessoas, acumulando mais de 113 mil seguidores, com destaque para vídeos criativos e campanhas institucionais, como o quadro “10 motivos para estudar na UFF”. O Twitter (X) e o LinkedIn atingiram cerca de 5 milhões de impressões cada, demonstrando impacto significativo na interação com o público. Já o Telegram, a rede mais jovem da universidade, já reúne mais de 2 mil seguidores, ampliando o alcance e a proximidade com a comunidade acadêmica e externa.

Comunicação interna eficiente e alcance ampliado
Os boletins informativos da UFF se destacaram como ferramentas essenciais de comunicação interna, com altas taxas de engajamento. O Comunica UFF registrou uma taxa de abertura de 45%, enquanto o Se Liga na UFF (Graduação) alcançou 29% e o Se Liga Pós 24%. O boletim Minuto Gestão de Pessoas, com 56 edições, alcançou uma taxa de abertura de 44%, reforçando a conexão entre a universidade e sua comunidade acadêmica.

Fortalecimento da comunicação institucional
A UFF atendeu mais de mil solicitações diretas da imprensa e registrou cerca de 8.700 menções na mídia, com crescimento expressivo em relação ao ano anterior. O projeto “Conheça a UFF” também aproximou a universidade das escolas, envolvendo 2.400 alunos do ensino médio em atividades que conectam o ambiente acadêmico à educação básica.

Produção audiovisual em destaque
A Unitevê, TV universitária da UFF, manteve uma produção audiovisual robusta com mais de 136 vídeos e 53 transmissões ao vivo, alcançando 1.7 milhões de pessoas através do YouTube da Unitevê e do UFF Oficial. Entre os conteúdos produzidos, destacam-se os Boletins Informativos, campanhas institucionais, projetos como o documentário premiado “Caminhos por Onde Andei” e as séries como “Pé na Estreia” e “De Lá Pra Cá. A obtenção junto ao Ministério das Comunicações e da EBC das concessões do primeiro canal educativo de TV digital gratuito que terá o sinal aberto para a população de Niterói e parte do Rio de Janeiro, além de uma frequência de rádio, marcou um avanço significativo, expandindo o alcance da UFF no setor de comunicação. Além disso, a Unitevê foi contemplada no edital “Brasil Digital” do Governo Federal, que irá financiar a compra dos equipamentos dos sistemas de transmissão de TV e Rádio para Niterói e destinar verbas para mais sete campi da UFF se tornarem repetidoras do sinal em suas respectivas regiões.

“Estamos comprometidos em levar a UFF cada vez mais longe, unindo inovação e diálogo para conectar nossa missão à sociedade. A comunicação institucional, enquanto pilar estratégico da gestão, continuará sendo ampliada para fortalecer a presença da universidade no cenário local, nacional e internacional e enfrentar grandes desafios como a desinformação através da divulgação científica,” destacou Thaiane Oliveira, superintendente de Comunicação Social da UFF.

 

Dados do informe

27/01/2025


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.