Informe

UFF terá o primeiro mestrado em Turismo do Rio de Janeiro

Pioneira entre as instituições públicas do Rio de Janeiro desde a criação da graduação em 2002, a Universidade Federal Fluminense lança agora o primeiro mestrado em Turismo do estado. Com previsão para publicação do edital em maio deste ano, a turma inicial deverá ter início já no segundo semestre, com oferta de 20 vagas para graduados em qualquer área do conhecimento. 

De acordo com o diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, Marcello Tomé, o novo mestrado pretende auxiliar na construção de competências e habilidades para os profissionais que desejam atuar no ensino ou na pesquisa. O curso também visa à capacitação para atuação na iniciativa privada ou no poder público, com foco no planejamento e na gestão do turismo. 

O surgimento do mestrado em Turismo da UFF não poderia acontecer em um momento melhor, em que a cidade do Rio vive a perspectiva de crescimento turístico por ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A criação de novos atrativos culturais, além da “refuncionalização” urbana de regiões como a Zona Portuária, o Centro e a Praça XV, segundo Tomé, demandam cada vez mais um aprofundamento das questões voltadas à atividade turística. “O Rio vivencia uma série de mudanças que precisam ser mais bem compreendidas e investigadas, e o mestrado é o caminho mais interessante hoje, no Rio de Janeiro, para esse efeito”, afirmou. 

Criada oficialmente em 2013, a Faculdade de Turismo e Hotelaria oferece, desde 2009, o MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos e os cursos de bacharelado em Turismo e de tecnólogo em Hotelaria. 

Processo seletivo para 2015 

O processo seletivo para a primeira turma deste ano será composto pela apresentação do anteprojeto, prova escrita de conteúdo, prova de proficiência em língua estrangeira (inglês e espanhol), entrevista e análise do currículo Lattes. 

O novo mestrado terá como área de concentração “Turismo e Sociedade” e duas linhas de pesquisa. A primeira delas, “Turismo, Cultura e Ambiente”, irá analisar o turismo como um fenômeno de caráter socioespacial; já “Planejamento e Gestão do Turismo” vai focá-lo como atividade econômica planejada por municípios, estados e países. 

As aulas serão ministradas na Faculdade de Turismo e Hotelaria, Campus do Gragoatá, Bloco H, 3º andar, São Domingos, Niterói. A coordenação é do professor Aguinaldo César Fratucci. 

Dados do informe

16/04/2015


Pular para o conteúdo