A Universidade Federal Fluminense suspendeu por tempo indeterminado os calendários acadêmico e administrativo de 2020 até que a Autoridade Sanitária autorize a retomada das atividades presenciais. A decisão foi aprovada por unanimidade em reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) por videoconferência. Os calendários serão revisados assim que as atividades presenciais possam ser retomadas. A medida está respaldada no Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 e nas determinações da Autoridade Sanitária.
Em fala durante a abertura da reunião, o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, enfatizou o papel de destaque das universidades federais em compreender o impacto do momento em que vivemos na sociedade e suas consequências. “Temos maturidade institucional suficiente para desenvolver nossa missão nesse novo mundo que se molda. A rede de universidades federais terá um papel fundamental para pensar e promover o país que seremos no futuro. Todas as áreas do conhecimento vão contribuir na construção da nova sociedade que emergirá a partir desse cenário desafiador”, afirmou o reitor.
A UFF continua ativa, produzindo ciência, tecnologia e inovando nas ações de enfrentamento à Covid-19. As atividades administrativas também continuam pelo trabalho remoto por meio de videoconferências.