Informe

UFF se destaca com projetos de Tecnologia da Informação

A UFF é uma universidade dinâmica, que busca sempre manter uma infraestrutura tecnológica atualizada e confiável. Sua participação no último Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) é uma prova disso. Com três artigos aprovados, a UFF foi destaque entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) com o trabalho “Desenvolvimento e implantação da Carteirinha Digital UFF”, que ficou entre os cinco melhores, segundo o comitê científico do evento.

O WTICIFES é um evento anual promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação (CGTIC) das Ifes, onde as mais de cem instituições de ensino superior do Brasil se encontram, relatam suas experiências e discutem estratégias de tecnologia da informação e inovações, alinhamento estratégico institucional, planos de transformação digital, entre outros assuntos relevantes.

O trabalho “Desenvolvimento e implantação da Carteirinha Digital UFF” abordou todo o processo de transformação da identificação acadêmica física (smartcard) para a digital (aplicativo móvel), a integração com o PagTesouro (componente de processamento de pagamentos digitais para órgãos públicos) para recarga de créditos do restaurante universitário por meio pagamentos utilizando PIX e cartão de crédito, as funcionalidades fornecidas pela solução e seus benefícios. Os resultados alcançados até agora com o projeto colocam a UFF numa posição de destaque em relação ao uso de documentos digitais para identificação e pagamento de refeições universitárias entre as Ifes.

Já o segundo artigo aprovado se intitula “PASUFF – Uma plataforma de pagamentos moderna para facilitar e ampliar a prestação de serviços pela Universidade” e descreveu a ideação, desenvolvimento e resultados preliminares do projeto de criação de uma plataforma institucional para a UFF, que é integrada ao PagTesouro, com o objetivo de facilitar o pagamento, através de PIX e cartão de crédito, de diversos tipos de serviços tomados pela comunidade acadêmica e o público em geral, além de ampliar a prestação de serviços e propiciar condições para a expansão da arrecadação universitária.

Como destaca o Diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF-Proplan), Luiz Felipe dos Santos, “o PASUFF, que está em funcionamento desde maio de 2022, levou a UFF ao futuro, possibilitando a automatização da venda de créditos da Carteirinha Digital e permitindo muito mais comodidade à comunidade acadêmica, que antes necessitava ir até uma agência do Banco do Brasil para fazer um simples pagamento direcionado à universidade. Vale ressaltar que essa inovação colocou a UFF em evidência, tendo em vista que foi a 1ª universidade federal a fazer o uso do PagTesouro. Dentre as funcionalidades, destaca-se a possibilidade de recebimento de pagamentos via PIX, simplificando demandas da comunidade acadêmica, como por exemplo o acesso dos estudantes ao Restaurante Universitário, ou até mesmo o pagamento para a realização de cirurgias veterinárias completas no Hospital Veterinário (Huvet). É inegável o legado que o PASUFF deixa para a instituição e muita coisa boa ainda está por vir”.

Por fim, o artigo “Métricas de projetos de TI: processo e ferramentas” apresentou uma melhoria no processo de geração de métricas de projetos, baseadas no plano de medição da STI. Para otimizar a geração de métricas e  facilitar o acesso às informações de projetos foi desenvolvido um modelo de Data Warehouse/Business Intelligence e a criação de um dashboard de projetos. Núbia, gerente do escritório de gestão de projetos da STI destaca que “como resultado, podemos citar a otimização na geração de métricas, a facilidade de acesso às informações, a análise das métricas pela área de projetos, a transparência e a geração de relatórios”, explica.

Para o superintendente de Tecnologia da Informação, Ricardo Carrano, esses resultados “demonstram a capacidade de trabalho e inovação dos servidores da UFF e o potencial das parcerias da STI com os demais setores da Administração”. Sobre o evento, ele comenta que “ficaram evidentes as dificuldades enfrentadas por todas as Ifes por conta das restrições orçamentárias e da evasão de servidores para um mercado de tecnologia onde há um déficit de mão de obra qualificada. A solução passa por uma profunda revisão dos modelos até hoje empregados para atender à crescente demanda por sistemas e infraestrutura de TI nas universidades e reforça a necessidade de reestruturação da carreira de TI no poder executivo”.

O artigo “Desenvolvimento e implantação da Carteirinha Digital UFF” tem autoria dos servidores Thiago Nazareth de Oliveira, Leandro Ribeiro de Cicco, Alexandre Lucas Gomes e Luan Moura do Nascimento. Já o “PASUFF – Uma plataforma de pagamentos moderna para facilitar e ampliar a prestação de serviços pela Universidade” foi feito por Leandro Ribeiro de Cicco, Thiago Nazareth de Oliveira, Daniel Pinheiro da Silva Junior, Luis Felipe da Costa Santos e Diego Jorge Machado Franco. Por fim, o artigo “Métricas de projetos de TI: processo e ferramentas” é de autoria dos servidores Núbia dos Santos Rosa e Bruno Villela Amigo.

Pular para o conteúdo