Informe

UFF Rio das Ostras recebe primeira visita do Programa Reitoria nos Campi

No dia 09 de março, a gestão da UFF realizou o primeiro encontro do Programa Reitoria nos Campi. A ação aconteceu nos Institutos de Humanidades e Saúde, e Ciência e Tecnologia, em Rio das Ostras, e teve como objetivo integrar a comunidade acadêmica, ouvir as demandas e esclarecer dúvidas dos estudantes e servidores técnico-administrativos e docentes.

De acordo com o reitor da UFF, o primeiro encontro foi bastante animador e reavivou um espírito de união e luta coletiva entre os presentes. “Embora realizemos visitas e reuniões nas unidades com frequência, sentíamos falta de formalizar um evento mais direto com a comunidade fora da sede. Este primeiro encontro foi um sucesso e a proposta é que o programa seja permanente para que toda a UFF tenha contato periódico com a equipe de gestão, de forma democrática e transparente. Quando compartilhamos informações e nos unimos em busca de soluções, compartilhamos também as responsabilidades e aumentamos nossa força para realizar nossos objetivos”, afirma Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

Durante a ação, a equipe de gestão visitou as unidades, conversou com diretores e servidores para verificar a infraestrutura e entender as demandas específicas de cada setor. Além disso, a equipe também visitou a moradia estudantil, onde dialogou com os estudantes sobre suas necessidades e dificuldades.

Para Brunno Lessa, Diretor do Instituto Humanidades e Saúde, este foi um momento extremamente fundamental para a comunidade. “Sabemos que há uma diferença enorme entre os problemas e demandas que temos aqui em relação à sede, e muitas vezes sentimos falta dessa possibilidade, dessa oportunidade de discutir e debater isso in loco”. 

“É importante mostrarmos a nossa realidade, nossas demandas, tanto da comunidade docente, discente e técnica-administrativa, para tentar melhorar também o ambiente universitário. Isso ajuda a otimizar as nossas condições aqui no Instituto a cada ano”, completa Edwin Mitacc, Diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia.

Após as visitas aos espaços, a comunidade acadêmica dirigiu-se aos auditórios dos campi para um momento de diálogo e esclarecimentos. Na oportunidade, a estudante de psicologia Elisa Rolim ressaltou a relevância da gestão estar sempre presente e pontuou as demandas necessárias na Unidade: “É importante essa troca, mesmo com as dificuldades que temos no polo, continuamos lutando para a garantia dos nossos direitos. Estudamos aqui e temos direito à alimentação, transporte e segurança pública. Estamos empenhados em lutar para que isso aconteça. Sabemos que é difícil, mas estamos aqui para dialogar e resolver essas questões indispensáveis para a permanência estudantil e uma boa graduação.”

Tailana Batista, técnica administrativa da UFF de Rio das Ostras, acrescentou que “é muito importante que a reitoria abra o diálogo sempre com a comunidade acadêmica. Nós, técnicos, precisamos levar nossas demandas para eles, e essa visita é muito importante para nós”.

Nesta primeira visita, além do Reitor da UFF, estiveram presentes: o Vice-reitor, Fabio Passos, a Pró-reitora de Administração, Vera Cajazeiras, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Alessandra Barreto, o Pró-reitor de Planejamento, Júlio César Abreu, a Chefe de Gabinete, Laura Maciel, o Superintendente de Operações e Manutenção, Mário Augusto Ronconi, o Superintendente de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio, Júlio Rogério, o Procurador junto à UFF, Jonas Ribeiro, o representante do Superintendente da STI Helcio Rocha, o  Diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças,  Luis Felipe Santos, a Secretária Executiva, Daniela Carnavale e a Coordenadora de Patrimônio, Lydyanne Barbosa.

Pular para o conteúdo