Foram realizadas, nos meses de abril e maio, três avaliações in loco virtuais de cursos de graduação na UFF pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Neste ciclo, foram avaliados os cursos de Bacharelado em Estatística, Ciência Ambiental e Sociologia – todos oferecidos em Niterói –, que obtiveram conceitos muito satisfatórios. A avaliação externa de cursos de graduação é procedimento regular, previsto no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
O Curso de Bacharelado em Estatística recebeu a avaliação de 12 a 14 de abril, enquanto os Bacharelados em Ciência Ambiental e em Sociologia foram avaliados de 8 a 10 de maio. Quanto aos conceitos atribuídos pelas Comissões de Avaliação, o curso de Sociologia obteve a nota máxima, conceito 5, enquanto os cursos de Ciência Ambiental e Estatística obtiveram um importante conceito 4. Estas avaliações, realizadas na modalidade avaliação in loco virtual, vêm somar-se ao conceito 5 obtido pelo curso de Bacharelado em Jornalismo, em avaliação realizada em 2021. Nelas, teve grande destaque o envolvimento das Coordenadoras e dos Coordenadores de Curso, bem como da comunidade local.
A avaliação virtual foi uma inovação do INEP no âmbito da pandemia de covid-19 e que foi assimilada pelas normativas de avaliação em caráter permanente, e se aplica a todos os cursos, exceto Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Nessa modalidade de avaliação, os avaliadores não comparecem presencialmente às instituições, evitando deslocamentos em território nacional. A visita é feita através de aplicações de tecnologia de informação e comunicação, com sistema de georreferenciamento para garantia da localização, entre outras ferramentas, para possibilitar a transmissão remota de visitas às instalações, realização de reuniões remotas com dirigentes, comissões, docentes, estudantes e técnicos-administrativos.
Há expectativa de avaliação de mais 12 cursos de graduação da UFF no âmbito de processos regulatórios de reconhecimento ou renovação de reconhecimento. Destes, 5 cursos estão com data de avaliação marcada, sendo três para o mês de junho: Bacharelado em Políticas Públicas (Angra dos Reis), de 12 a 14; Bacharelado em Engenharia de Materiais (Volta Redonda), de 14 a 16; e Bacharelado em Administração Pública (Niterói), de 19 a 21. Outros 2 cursos estão com avaliações agendadas para o período de recesso escolar – os Bacharelados em Arquivologia e em Antropologia (Niterói) -, para as quais já foram submetidas solicitações de cancelamento ao INEP, como o ato regular. Além disso, 2 cursos estão com agenda de avaliação para o meses de agosto e setembro: Licenciatura em Letras – Grego (Niterói) e Bacharelado em Produção Cultural (Rio das Ostras). Outros 5 cursos ainda não têm data marcada.
A Pró-Reitoria de Graduação, por meio da atuação da Divisão de Avaliação da Coordenação de Apoio ao Ensino de Graduação, envida esforços, como rotina regular, para a preparação e orientação das Coordenações de Curso para a recepção das comissões. Além de disponibilizar materiais específicos para a gestão do curso e para os respectivos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), a Divisão realiza reuniões que contam com a presença das Coordenações de Curso, das respectivas bibliotecas que atendem aos cursos, da Comissão Própria de Avaliação (CPA), etc. Após a realização das avaliações e divulgação dos resultados, também são realizados encontros com as Coordenações dos cursos avaliados, com o objetivo de refletir e discutir sobre as experiências, analisar os relatórios, bem como a possibilidade de contestação do resultado, através de recurso, mediante interesse fundamentado das Coordenações.
O envolvimento de toda a comunidade acadêmica dos cursos avaliados é fundamental para que a avaliação seja satisfatória e bem sucedida. A PROGRAD está atenta aos desafios colocados pelo novo formato de avaliação, e está prestando todo o apoio às Coordenações de Curso e NDEs, de modo que a qualidade e excelência dos cursos de graduação da UFF se reflitam nos conceitos atribuídos pelas comissões de avaliação do INEP.