Informe

UFF realiza nova edição do Sabadão do Leão no próximo sábado

A coordenação do curso de MBA em Tributação e Contabilidade, da Faculdade de Ciências Contábeis da UFF, promoverá o Sabadão do Leão. Dirigido às pessoas que desejam fazer a declaração sem erros e aos contribuintes em geral, o evento é gratuito e irá acontecer neste sábado, dia 8, de 9h às 15h, no laboratório de informática da faculdade, localizado à Rua São Paulo, 30, 7º andar, Campus do Valonguinho, Centro, Niterói.

Os interessados deverão levar a última declaração de imposto de renda e toda a documentação disponível, relativa ao ano-calendário de 2016. Depois de aprender a fazer a declaração e tirar todas as dúvidas, o contribuinte recebe uma cópia em papel após o enviar o documento à Receita Federal.

O projeto existe há mais de uma década e já atendeu milhares de contribuintes. Para isso, centenas de alunos foram capacitados nos procedimentos de orientação, preenchimento e transmissão de Declarações de Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (Dirf), aliando o conteúdo teórico da legislação tributária à experiência prática fiscal. Segundo o coordenador da atividade, professor José Geraldo Abunahman, ao assumirem um compromisso social relevante, os alunos mostram à sociedade seu nível de formação.

Segundo Abunahman, a propaganda é feita boca a boca no âmbito da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, buscando atingir não só os alunos como também seus familiares e toda a comunidade. Os contribuintes, principalmente os mais velhos, que já utilizaram os serviços de orientação retornam a cada ano. Já os alunos voluntários, que prestam esclarecimentos ao público, são os que estão inscritos na disciplina de Contabilidade Tributária. Portanto, há uma renovação anual dos estudantes. Com isso, comenta o professor, a cadeia de conhecimento do assunto se amplia com novos alunos orientadores e novos beneficiários dos serviços. “Tudo a custo zero para todos”, enfatiza.

Solução de problemas

Segundo o coordenador, a UFF, ao direcionar recursos humanos e materiais de forma eficiente na busca de saídas técnicas, contribui para a solução de problemas complexos enfrentados pelos contribuintes que, na maioria dos casos, não possuem recursos tecnológicos e financeiros adequados para lidar com questões tributárias dessa natureza.

Abunahman destaca ainda que a cidade de Niterói, a maior beneficiada com os serviços prestados pela universidade, amplia sua parceria com o Poder Público e a sociedade. A relação de confiança, estabelecida entre a comunidade e a UFF estimula a produção acadêmica, ampliando ainda mais o desenvolvimento de técnicos, alunos e professores, enfatizou.

Dados do informe

04/04/2017

,
Pular para o conteúdo