A Universidade Federal Fluminense (UFF) por meio da Coordenação de Gestão e Difusão da Informação da Superintendência de Documentação (CGDI/SDC) alcançou um marco significativo ao integrar o Repositório Institucional (RiUFF) ao Acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Essa iniciativa reforça o compromisso da UFF com o Acesso Aberto, em consonância com a necessidade de se estabelecer políticas e diretrizes eficazes na área de Gestão da Informação da Universidade. Comprometidos com uma ciência acessível, a UFF defende que o conhecimento gerado por uma instituição pública deve estar disponível para toda a sociedade. Dessa forma, o RiUFF, que é uma plataforma digital baseada no software Dspace®, tem como objetivo reunir, armazenar, preservar, divulgar e garantir o acesso à produção acadêmica e científica da UFF.
A integração está em sintonia com o Movimento do Acesso Aberto à produção científica e às ações da Ciência Aberta. O RiUFF, como parte desse compromisso, passa a fazer parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES, reconhecido como um dos maiores acervos científicos virtuais do país, oferecendo acesso às produções científicas para instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil.
Veja alguns dos benefícios decorrentes dessa integração significativos para a comunidade acadêmica e a sociedade civil:
- Ampliação da disseminação e acesso à informação: os conteúdos disponíveis no RiUFF agora podem ser acessados também pelo Portal de Periódicos, seguindo os princípios do Acesso Aberto, sem nenhum custo para os leitores.
- Centralização e agregação de conteúdos:essa união facilita o acesso a diversas fontes e bases de dados, reunindo os resultados de busca em um único local. Isso otimiza a pesquisa e economiza tempo para os pesquisadores.
A UFF reafirma seu compromisso com a promoção de uma ciência aberta e acessível, contribuindo assim para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade.