Informe

UFF realiza exposição voltada para valorização do parto normal

A Universidade Federal Fluminense, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Escola de Enfermagem da UFF, do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) e do Programa de Extensão UFF Mulher, em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói, promove entre os dias 01 e 30 de agosto a Exposição Sentidos do Nascer, no Caminho Niemeyer, centro de Niterói.

A Exposição, uma ação financiada pelo CNPq, pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Bill & Mellinda Gates, tem por objetivo problematizar e discutir a valorização do parto normal frente ao excessivo aumento da prática da cesariana desnecessária, resultado da mercantilização e hipermedicalização do parto, no intuito de promover o protagonismo da mulher na experiência do nascimento.

O número máximo de cesarianas recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 15%, muito abaixo dos 56,7% registrados no Brasil em 2013. Esse número torna o país o campeão das cesáreas desnecessárias do mundo, uma prática indicada somente para os casos em que o parto normal não é uma possibilidade, uma vez que pode acarretar riscos decorrentes da programação, que desrespeita o desenvolvimento pleno do bebê. A cesariana é um procedimento cirúrgico, normalmente agressivo e invasivo, com consequências para a mãe e para a criança, que pode vir a desenvolver problemas na vida adulta, como a obesidade, o diabetes, a hipertensão, doenças imunológicas e outros problemas resultantes da interrupção prematura do vínculo com a mãe. A Exposição Sentidos do Nascer busca contribuir para a mudança desse cenário, incetivando a valorização do parto normal em detrimento da prática desnecessária da cesariana.

A Exposição tem entrada gratuita e acontece entre os dias 01 e 30 de agosto, de segunda a sábado, das 9h às 17h, no Caminho Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho, s/nº, atrás do Terminal Rodoviário João Goulart).
Mais informações, acesse http://www.sentidosdonascer.org

Dados do informe

31/07/2015
,

Pular para o conteúdo