A Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou, em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN), uma grande mobilização nesta sexta-feira (29), para combater o mosquito Aedes Aegipty. A ação faz parte do plano de combate ao mosquito da universidade, que vem sendo efetuado desde o dia 12 de janeiro (já tendo atendido aos campi Valonguinho, Gragoatá, Praia Vermelha, Faculdade de Veterniária e Faculdade de Farmácia), e fez parte da ação nacional promovida pelo Ministério da Educação.
As ações dessa sexta foram realizadas no HUAP – Hospital Universitário Antônio Pedro, nas obras do prédio da Faculdade de Medicina, na Faculdade de Direito (que ocupa o antigo prédio da Faculdade de Economia) e no IACS (Instituto de Artes e Comunicação Social) e contaram com a passagem do carro do Fumace, panfletagem, identificação de possíveis focos do mosquito, aplicação de inseticidas e raticidas e com o recolhimento de todos os utensílios onde os mosquitos poderiam vir a se recuperar. Os trabalhos foram realizados pela PREUNI, SAEN e Departamento de Vigilância Sanitária e controle de Zoonoses da PMN.
A parceria entre UFF e Prefeitura tem permitido, desde o começo do ano, a realização de ações que incluem além da eliminação dos possíveis focos de acúmulo de água parada, a aplicação de larvicidas em forma de pastilhas com efeito prolongado e a realização do combate dos mosquitos adultos através da aspersão de inseticidas (Fumace).
A Universidade reitera seu compromisso com o bem-estar e a saúde de toda a comunidade acadêmica e Niteroiense e, para tal, reafirma seu compromisso no combate ao Aedes Aegypti em todas as suas dependências, bem como manterá um trabalho permanente de conscientização da população sobre tão importante tema.