Neste primeiro semestre de 2022, o Curso de Licenciatura em Matemática está oferecendo pela primeira vez a disciplina “A história de mulheres matemáticas para a formação de professores”, que será ministrada pela professora Cecília de Souza Fernandez, titular do Instituto de Matemática e Estatística (IME).
A proposta da disciplina surgiu a partir das idas a escolas realizadas através do projeto de extensão Mulheres na Matemática. “A partir da nossa experiência nas escolas, percebemos que havia dificuldade para agendar um horário com os professores, que já têm um extenso conteúdo de Matemática para dar conta. Além disso, nos demos conta de que nosso trabalho de divulgação ainda era muito restrito. Então, pensamos que ao passarmos o conteúdo para os professores em formação, esses poderiam em suas aulas falar de mulheres na matemática, vendo o melhor momento das aulas para fazer isso”, explica Cecilia.
O Mulheres na Matemática é um projeto de extensão do Departamento de Análise do IME/UFF que tem como objetivo incentivar o interesse de mulheres por estudos de Matemática, além de outras áreas científicas e técnicas. O projeto, coordenado pela professora Cecilia e com vice-coordenação da docente Ana Maria Luz Fassarella do Amaral, conta com a participação de outras mulheres que compõem o quadro discente da graduação e do mestrado em Matemática na UFF.
A oferta da disciplina “A história de mulheres matemáticas para a formação de professores” coloca a UFF como uma das universidades pioneiras no tema. “Agradecemos o apoio de nosso diretor, o professor Sérgio Mendonça, e da coordenadora da Licenciatura em Matemática, a professora Lhayllla Crissaf. Tal apoio foi fundamental e coloca o Instituto de Matemática e Estatística da UFF como o primeiro centro de ensino e pesquisa em Matemática no país a ter uma disciplina de formação dos futuros professores sobre a questão de gênero na área”, conclui a docente.