Universidade reservou 10% do total para pessoas com deficiência. Inscrições para o SISU estão abertas até a próxima quinta (01/06)
Mais 4.191 alunos estarão cursando o ensino superior na Universidade Federal Fluminense (UFF), que tem uma das maiores ofertas de vagas em instituições públicas do Brasil. Deste total, 476 vagas (10%) estão destinadas a estudantes com deficiência. É a primeira vez que a instituição reserva vagas específicas para esse público, a exemplo de outras universidades. Atualmente, a UFF tem 149 alunos com deficiência.
Além disso, no Sisu 2017.2 há vagas destinadas a estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e com renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita, de acordo com a Lei 12711/2012 e a Lei 13.409/2016. As inscrições para o Sisu estão abertas até a próxima quinta (01/06).
Os cursos com maior oferta de vagas são Medicina (90) e Pedagogia (80), em Niterói, e Física e Matemática (71 cada), em Volta Redonda. Existem mais de 100 opções de curso nas unidades da UFF na sede e nos campi do interior.
Com unidades em nove municípios, a UFF apresentou um grande crescimento na última década, como uma das universidades que mais contribuem para a inclusão, evolução e democratização do ensino superior. Segundo o reitor Sidney Mello, “nos últimos anos o crescimento da UFF é notável. Ampliou sua área construída, mais que dobrou a oferta de vagas e teve uma grande expansão acadêmica. É também uma universidade acolhedora, inovadora, com destaque na formação de estudantes com alta empregabilidade no mercado, a partir do nível científico do corpo docente muito elevado nacionalmente”.
Entre os benefícios oferecidos pela universidade a seus alunos, destacam-se a assistência à moradia, auxílio creche, bolsa atleta e apoio aos estudantes com deficiência. Além desses, um projeto inovador da gestão universitária é Carteirinha Inteligente, que disponibiliza vários serviços, como acesso ao restaurante, transporte público (barcas e ônibus) e bibliotecas.