Em comemoração do Dia Nacional da Mulher, celebrado em 30 de abril, o programa de extensão UFF Mulher irá realizar o 3º Seminário de Relações de Gênero e Violência Doméstica na Prática Institucional, nos dias 28 e 29 de abril. Com o tema “Interfaces do Judiciário e Redes de Atendimento”, o evento, realizado em parceria com o Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Niterói, ocorre das 17h às 21h, na Faculdade de Economia, Campus do Gragoatá, Bloco F, São Domingos, Niterói.
Primeira promotora no Brasil a aplicar a Lei Maria da Penha, Lindinalva Rodrigues, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, abre o seminário com a conferência “Violência Doméstica: Vulnerabilidades e Desafios na Intervenção Criminal e multidisciplinar”, no dia 28 de abril, às 17h. Em seguida, a partir das 18h, terá início a mesa-redonda “Rede de Proteção e Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica: Ações e Enfrentamento”, que traz nomes de diferentes áreas para discutir a temática proposta.
No dia 29 de abril, a professora da UnB e ex-secretária de Políticas para Mulheres Lourdes Maria Bandeira irá apresentar a conferência “Relações de Gênero e Violência Doméstica contra a Mulher”, a partir das 17h. Fechando a programação, a mesa “A Aplicação da Lei 11.340 nos Casos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: da Teoria à Prática” discutirá, dentre outros temas, a aplicação da Lei Maria da Penha nos casos de relacionamentos homoafetivos, com a participação da transexual Bianca Figueira, membro da Comissão de Direito Homoafetivo da Ordem dos Advogados do Brasil.
Outras informações pelos telefones 2629-5192 e 2629-5193 ou pelo e-mail uffmulher@gmail.com.