A gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da Pró-Reitoria Administrativa (PROAD), realizou importantes avanços em 2024, implementando práticas modernas e transparentes para a administração pública. Com foco na eficiência, inovação e sustentabilidade, as entregas deste ano reforçaram a capacidade da universidade de atender às demandas da comunidade acadêmica e otimizar recursos.
“A modernização administrativa que alcançamos em 2024 evidencia nossa gestão responsável e eficiente, que, apesar dos desafios orçamentários, tem avançado para promover o desenvolvimento institucional, garantindo mais eficiência e um melhor atendimento à nossa comunidade acadêmica e à sociedade como um todo. Transparência e agilidade são principios do aperfeiçoamento constante da nossa gestão, ” destacou o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
Transparência e inovação em processos administrativos
A Universidade implementou novas ferramentas e políticas para aprimorar a gestão administrativa. O Protocolo GovBR foi disponibilizado como um canal digital para o atendimento interno e externo, permitindo o acompanhamento das demandas de forma mais ágil e eficiente. A introdução da Escrituração Fiscal Digital (EFD-REINF) e de uma Política de Contratações fortaleceu a governança institucional. Além disso, fluxos e modelos administrativos foram atualizados para adequação à Nova Lei de Licitações.
Capacitação e disseminação de conhecimento
Investir nas equipes foi uma prioridade em 2024. Diversos cursos foram oferecidos aos servidores, como capacitação em gestão orçamentária, formação de pregoeiros e gerenciamento de contratos. A PROAD também promoveu o Seminário de Compras e Contratações, disseminando informações sobre licitações, contratos e uso de ferramentas como o SIACompras e o Almoxarifado Virtual, que impactam diretamente a rotina administrativa da UFF.
Avanços que beneficiam a comunidade acadêmica
Entre os destaques de 2024, todos os alunos da UFF, de graduação e pós-graduação, passaram a contar com seguro de vida para atividades acadêmicas. A regularização de permissionários, como lanchonetes e restaurantes, trouxe maior organização e transparência. Já na área de manutenção predial, novos contratos ampliaram o fornecimento de itens essenciais, fortalecendo a infraestrutura universitária.
Licitações para obras estratégicas do “Novo PAC”
Outro avanço importante, foi o encaminhamento das importantes licitações do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Entre elas, destacam-se a construção da Quadra Poliesportiva nos campi de Campos Goytacazes e Santo Antônio de Pádua, as obras de urbanização das Unidades de Rio das Ostras e o projeto da Moradia estudantil em Volta Redonda.
Resultados expressivos em números
Dispensas de licitação: 123 processos eletrônicos realizados.
Execução financeira de contratos: mais de R$ 105 milhões investidos em mão de obra, serviços de TI, manutenção e obras de engenharia.
Gestão de contratos: 104 contratos ativos e 1.700 terceiros contratados.
Processos administrativos: 7.089 processos eletrônicos tramitados via SEI, com 411 conversões de processos físicos para eletrônicos.
“A atuação da Pró-Reitoria Administrativa reflete o compromisso da gestão da UFF em aprimorar continuamente os processos, oferecendo uma infraestrutura cada vez mais moderna e funcional para atender às demandas da comunidade acadêmica,” destacou a pró-reitora administrativa, Vera Cajazeiras
Perspectivas para 2025
A Proad já projeta novos desafios para o próximo ano, incluindo a criação de um Plano de Contratações de Obras e Serviços em parceria com outras pró-reitorias e superintendências. Com foco na inovação e na sustentabilidade, a gestão da UFF segue promovendo transformações que impactam diretamente a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.