A UFF, por meio da Divisão de Prática Discente, da Pró-Reitoria de Graduação, divulgou hoje, 14 de junho, o Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UFF) 01/2024, que selecionará docentes coordenadores/as de área para compor o projeto institucional da UFF.
Poderão se inscrever docentes ativos do quadro permanente que atuem em cursos de licenciatura da UFF, a saber: Cinema e Audiovisual, Biologia, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Computação, Interdisciplinar em Educação do Campo, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês e Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química.
Conforme o Edital CAPES 10/2024, Anexo III, as demais habilitações do curso de Letras (Francês, Grego, Latim, Português-Literaturas, Italiano e Alemão) deverão compor o Subprojeto de Letras Português.
Nesta versão, o Edital apresenta bonificação de pontos para:
I – Docente admitido/a na reserva de vagas às pessoas negras em concurso público da UFF para o magistério superior;
II – Docente admitido/a na reserva de vagas às pessoas com deficiência em concurso público da UFF para o magistério superior (PcD);
III- Docente jovem admitido/a em concurso público, na UFF, nos últimos 5 anos;
IV- Docente que esteve em licença maternidade nos últimos 5 anos.
As inscrições já estão abertas e vão até 20 de junho de 2024. O Edital, bem como a Minuta do Subprojeto e a Tabela de Autopontuação de Qualificação Docente estão disponíveis em https://dpdlicenciaturas.uff.br/pibid/
Vale lembrar que, para a elaboração do Subprojeto, sejam observadas as regras da linguagem inclusiva (https://www.gov.br/gestao/pt-), do Ministério da Inovação e da Gestão em Serviços Públicos.
O resultado final do Processo Seletivo está previsto para ser divulgado a partir de 28 de junho de 2024, no site da Divisão de Prática Discente.
O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura plena, contribuindo para a formação de docentes para atuar na educação básica pública.