Informe

UFF lança Editais PIBID e PIRP com oportunidades para professores da rede pública de ensino e estudantes de licenciatura

A UFF recebeu o maior número de bolsas no Estado do Rio de Janeiro e destinou 50% das vagas para os estudantes cotistas

A UFF divulgou hoje 04 Editais com processos seletivos para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e para a Residência Pedagógica (PIRP).
O Edital 05/2020 trata da Seleção Externa  de Professores Supervisores para o PIBID e destina-se a docentes da rede pública de ensino, lotados em escolas indicadas pelas secretarias de educação como participantes do Programa. São, ao todo, 18 vagas, distribuídas entre os municípios de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Miracema, Pirapetinga (MG), Angra dos Reis, Barra Mansa, Pinheiral e Volta Redonda.
Para participar desta seleção, os professores interessados deverão preencher os critérios descritos no Edital e realizar a sua inscrição até 29 de junho, em: https://forms.gle/HtqbhPviNGvgTpVU8.
Outra oportunidade é para a Seleção Externa de Professores Preceptores para o Programa de Residência Pedagógica, prevista no Edital 06/2020.
Serão selecionados professores das redes públicas que aderiram ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), lotados em escolas habilitadas pelas Secretarias de Educação como participantes do Programa. Para este Edital, são 30 vagas, distribuídas entre os municípios de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Aperibé, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes e São João da Barra. As inscrições também dependem do preenchimento de critérios estabelecidos em Edital e devem ser realizadas até 29 de junho, em: https://forms.gle/nnzgBtmSeTwgHHyr5.
O Edital 07/2020 traz oportunidades para estudantes de licenciatura da UFF para o PIBID.
Serão selecionados estudantes regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura  presentes no Projeto Institucional, a saber: em Angra dos Reis, Pedagogia; em Niterói, Educação Física, Física, História, Matemática; em Santo Antônio de Pádua, Física e Matemática e, em Volta Redonda, Química. São 144 vagas para residentes com bolsa e 36 vagas para residentes sem bolsa. É importante verificar no Edital os critérios de seleção. As inscrições podem ser feitas até 03 de julho, em: https://forms.gle/Fnqb5RxsDjtu9rsa9.
Por fim, o Edital 08/2020, apresenta o processo para Seleção Interna de Licenciandos para o Programa de Residência Pedagógica. Serão selecionados estudantes regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura da UFF presentes no Projeto Institucional, a saber: em Angra dos Reis, Geografia; em Campos dos Goytacazes, Ciências Sociais, Geografia e História; em Niterói, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, Letras (Português-Alemão, Português–Espanhol, Português-Francês, Português-Inglês, Português- Italiano, Português-Latim, Português-Literatura), Matemática, Pedagogia e Química; em Santo Antônio de Pádua, Pedagogia.
Tal como o Edital do PIBID, este requer também que o estudante interessado consulte a documentação necessária para saber sobre os critérios de concorrência. As inscrições vão até o dia 03 de julho e poderão ser feitas em https://forms.gle/25KddNNuuwShXPxb8.
A Divisão de Prática Discente, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD-UFF) é a responsável por coordenar todos os processos seletivos.
Em todos os Editais, 50% das vagas são destinadas a estudantes cotistas.

Relembrando

No final de maio foi divulgado o resultado final da seleção de Instituições de Ensino Superior para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e para o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), para o ano de 2020.
A UFF foi a universidade que recebeu o maior número de bolsas no Estado do Rio de Janeiro.
O PIBID foi contemplado com 144 bolsas, já o PIRP, recebeu 240 bolsas. Ao todos, os dois programas foram contemplados com 384 bolsas.
O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura plena, contribuindo para a formação de docentes para atuar na educação básica pública.
O PIRP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Acesse os Editais no anexo deste infome.

Dados do informe

26/06/2020

, ,

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Graduação

Pular para o conteúdo