A Faculdade de Turismo e Hotelaria, por meio do Laboratório de Políticas, Governança e Turismo (LabPGTUR) e do Núcleo de Projetos, lançará na próxima quinta-feira, 15 de junho, os cursos de especialização para “Guia de Turismo Regional em Atrativo Cultural” e “Guia de Turismo Regional em Atrativo Natural”. Trata-se de uma iniciativa em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) voltada aos quase 17 mil guias de turismo com Cadastur ativo e habilitados para atuação em um dos quatro estados da Região Sudeste do Brasil.
Os cursos terão como objetivo ampliar a formação dos guias regionais especializados em atrativos culturais e/ou naturais, permitindo sua atuação com base na sustentabilidade, hospitalidade, experiência, empreendedorismo, inovação, qualidade e inclusão social, situando esses profissionais como potenciais agentes transformadores do mercado local e produtores, divulgadores e comercializadores de roteiros e passeios especializados, aproveitando os recursos culturais ou naturais da região.
Segundo a chefe do Departamento de Turismo, Fábia Trentin, esta formação permitirá aos guias de turismo regionais atuarem de maneira diferenciada, “expandindo seu mercado de trabalho e contribuindo para melhorar os serviços turísticos prestados e a oferta turística dos principais destinos da macrorregião Sudeste”, explica.
Os cursos estão ancorados nas diretrizes do Plano Nacional de Turismo, que estabelece o fortalecimento da regionalização, a melhoria da qualidade e competitividade, o incentivo à inovação e a promoção da sustentabilidade. Além disso, o conteúdo será disponibilizado por meio da Educação a Distância em plataforma específica e contará com 200 horas, sendo 160 horas teóricas e 40 horas práticas.
O evento de lançamento ocorrerá no dia 15 de junho de 2023, das 19h às 21h, e as inscrições poderão ser realizadas através deste link. Também será realizada transmissão pelo canal do YouTube do LabPGTUR.