Informe

UFF lança Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola

A Universidade Federal Fluminense lançou, no dia 20 de novembro, o Curso de extensão “Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola: perspectivas antirracistas e práticas emancipatórias em territórios da região dos lagos e norte fluminense” no Quilombo Machadinha em Quissamã (RJ). A iniciativa é parte das comemorações do Dia da Consciência Negra e contou com a participação de diretores da escola do Quilombo Machadinha (entre eles Janaína Pessanha, diretora quilombola recém-nomeada), da Coordenadora de Políticas de Igualdade Racial, Jovana Azevedo (também quilombola), além das secretárias de Educação e de Cultura e da Prefeita de Quissamã.

Na oportunidade, foi reforçado o compromisso com parceria para a efetivação do curso, coordenado pela Prof.ª Maria Raimunda Penha Soares e por professores da unidade da UFF em Rio das Ostras, do IFF Campus Quissamã, da UFRJ/Campus Macaé, bem como de estudantes da UFF, professores da rede municipal, pessoas da comunidade, além de outros participantes da região.

O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola visa contribuir com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e a formação e aperfeiçoamento de professores, gestores, coordenadores e lideranças quilombolas das escolas e comunidades quilombolas da Região dos Lagos e Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Nestas regiões foram identificadas comunidades quilombolas que se deparam com conflitos territoriais diversos e ausência de políticas públicas. O curso busca contribuir para o fortalecimento regional das comunidades que se encontram atualmente em situações de conflitos territoriais que ameaçam seus modos de vida, suas práticas produtivas e culturais. A proposta é atender de modo direto professores das escolas do Quilombo da Machadinha, Quilombo da Rasa e Quilombo Maria Joaquina, bem como os gestores em educação dos municípios de Quissamã, Armação dos Búzios e Cabo Frio e lideranças Quilombolas da Região dos Lagos e Norte Fluminense. As aulas terão início em fevereiro de 2024.

O curso é fruto de importante parceria para a ação formativa que será desenvolvida em regime de colaboração entre a UFF e a Coordenação Geral de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola (CGERQ), da Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola (DIPERQ), da SECADI/MEC, dando cumprimento nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar de Quilombola (DCNEEQ). A proposta conta ainda com as parcerias das secretarias municipais de Educação de Cabo Frio, Búzios e Quissamã, da Coordenadoria Municipal de Políticas para a Igualdade Racial de Quissamã, da UFRJ Campus Macaé e do IFF Campus Quissamã.

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Extensão

Pular para o conteúdo