Informe

UFF integra a Rede dARK

A UFF a partir do segundo semestre de 2024 integra a Rede dARK, um novo identificador persistente gratuito que está sendo desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas da América Latina (LA Referencia).

A integração foi realizada através do Repositório Institucional da UFF (RiUFF) pela equipe da Coordenação de Gestão e Difusão da Informação (CGDI) da Superintendência de Documentação (SDC) em diálogo com o IBICT.

O identificador persistente dARK é acrônimo para Decentralized Archival Resource Key, baseado no padrão ARK e implementado em uma rede blockchain e representa uma iniciativa inovadora para superar os desafios da adoção de identificadores persistentes na América Latina. Ao oferecer um identificador persistente gratuito, descentralizado e fácil de usar, o dARK tem o potencial de transformar a forma como a produção científica da região é identificada, acessada e avaliada. Cabe ressaltar que a adoção ao dARK não invalida a existência de outros identificadores persistentes como ISBN,ISSN,DOI, entre outros.

Dentre os benefícios ao integrar esta rede, destacam-se:
● Impacto: O dARK pode aumentar significativamente a visibilidade da produção científica latino-americana.
● Inovação: A utilização de uma rede blockchain para a gestão do identificador persistente é uma solução inovadora e promissora.
● Colaboração: O modelo de gestão descentralizado e colaborativo incentiva a participação de diversas instituições.
● Potencial: O sucesso do dARK no Brasil pode inspirar a adoção de soluções semelhantes em outros países da América Latina.

A integração da UFF à Rede dARK marca um passo significativo para o fortalecimento da produção científica e da colaboração acadêmica na América Latina. Ao adotar o dARK, a UFF se une a uma iniciativa
inovadora que oferece um identificador persistente gratuito e descentralizado, destacando-se pela sua capacidade de aumentar a visibilidade e acessibilidade da produção científica da região. Este envolvimento não só potencializa a presença da UFF no cenário científico global, mas também reflete um compromisso com a inovação e com a promoção de soluções colaborativas que podem servir de modelo para outras instituições latino-americanas.

Além de ampliar a capacidade de identificação e avaliação de trabalhos acadêmicos, a participação da UFF na Rede dARK simboliza uma oportunidade para contribuir com a evolução das práticas de gestão documental e científica, promovendo um ambiente de maior colaboração e eficiência. À medida que o dARK se consolida e demonstra seu valor, a experiência e o engajamento da UFF irão certamente influenciar positivamente o desenvolvimento e a adoção de novas soluções na região, reafirmando a posição da universidade como uma líder em inovação e cooperação científica.

O Repositório Institucional (RiUFF) é uma plataforma que visa reunir, preservar, disseminar, promover e possibilitar acesso à produção intelectual da UFF em diferentes formatos digitais, de forma livre e gratuita.
Acesse https://app.uff.br/riuff/ e acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram @riuff.uff